Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Tendências do mercado imobiliário em 2024

  • 27 de março de 2024
  • Equipe Riva
  • 8 minutos de leitura
Tendências do mercado imobiliário em 2024 Riva Incorporadora

Para alugar ou comprar um imóvel, é importante conhecer as tendências do mercado imobiliário. Confira neste artigo o que está em alta em 2024!

Acompanhar as tendências do mercado imobiliário é fundamental para quem quer investir em empreendimentos que se valorizam ao longo do tempo e para quem pretende alugar. Afinal, o setor de imóveis é um dos mais importantes do Brasil e em 2024 há previsões otimistas após o aquecimento no ano passado.

Continue conosco na leitura deste artigo para conhecer as tendências do mercado imobiliário para 2024 e se prepare para aproveitar esse contexto positivo!

Como estará o mercado de aluguel de imóvel em 2024?

Nos últimos anos, o aluguel tem se tornado, cada vez mais, a realidade dos brasileiros, não apenas por questões financeiras, mas por ser uma alternativa flexível de moradia, que se adapta melhor ao contexto atual de muitas pessoas que estão em constante mudança.

Para 2024, a previsão é de estabilização nos valores dos contratos de aluguel de todos os tipos de moradia, após alguns anos inconstantes e juros mais altos motivados, principalmente, pela crise econômica decorrente da pandemia de covid-19.

Entretanto, os valores ainda são considerados altos em comparação ao período pré-pandemia, e, em muitos casos, pode ser mais interessante investir em um contrato de financiamento para comprar um imóvel, seja para moradia ou investimento, aproveitando as sucessivas quedas nas taxas de juros.

A Selic, por exemplo, que é a taxa de juros básica no Brasil, passou de 13,75% no início de 2023 para 10,75% no início de março de 2024, e a tendência é de fechar o ano em 9%, segundo economistas da ANBIMA.

2024 é a hora certa para comprar um imóvel?

Considerando a progressiva redução nas taxas de juros, 2024 se apresenta como um ano excelente para planejar e dar entrada na compra de um imóvel. Afinal, a queda da Selic influencia a economia como um todo, tornando o mercado imobiliário uma das opções mais promissoras de investimento.

Esse contexto incentiva as incorporadoras a investirem ainda mais em novos empreendimentos, especialmente os que estão em alta, como condomínios com maior estrutura, áreas de lazer e tecnologias sustentáveis, estimulando ainda mais o mercado e os compradores, com ótimas evidências de valorização dos imóveis

Assim, 2024 pode ser um dos melhores anos dos últimos tempos para comprar um imóvel, seja para sair do aluguel ou para investimento, lembrando que é importante fazer um bom planejamento financeiro para dar este passo com maior tranquilidade.

Qual a melhor forma de comprar imóvel em 2024?

Se você analisou seu orçamento e decidiu que este é o melhor momento para adquirir seu imóvel próprio, vale a pena pensar sobre suas possibilidades para essa compra. A aquisição à vista é bastante vantajosa, devido à inexistência de juros e de uma dívida longa. Porém, tem como ponto negativo a exigência de uma quantia alta de dinheiro de uma única vez.

Já o financiamento imobiliário, apesar de representar um comprometimento de anos com o pagamento das parcelas, tem como principal atrativo a aplicação financeira menor no primeiro momento — é preciso dar uma entrada à vista, porém, atualmente há diversas linhas de crédito com quotas de financiamento de até 90%.

Programas do governo federal, como o Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e o Habite Seguro (programa para servidores da segurança pública), por exemplo, oferecem condições facilitadas, incluindo taxas de juros bem abaixo do mercado. Além disso, em 2023 o teto do MCMV aumentou de R$ 264 mil para R$ 350 mil.

Uma ótima possibilidade é financiar um imóvel na planta. Aqui, você terá que esperar um tempo para ter as chaves na mão , porém, a grande vantagem é que geralmente é possível parcelar a entrada durante o período das obras. 

Além do valor da entrada, para fazer um financiamento com tranquilidade e segurança, é importante se atentar a todos os valores pagos ao longo do parcelamento, bem como conhecer todas as taxas e índices que são aplicados nos contratos imobiliários, como o INCC e o IGP-M. 

O que esperar do mercado imobiliário para 2024?

Com a progressiva estabilização econômica, os brasileiros estão novamente se engajando em seus planos de futuro, incluindo a busca pela conquista de um imóvel. Assim, tanto a compra para moradia própria, quanto para investir com o objetivo de alugar ou vender após a valorização, têm crescido gradualmente.

Entretanto, é importante estar atento às tendências do mercado imobiliário, para saber quais tipos de empreendimentos estão em alta e prometem melhores possibilidades de valorização futuras. Conheça, a seguir, as tendências para 2024.

Apartamentos com maior infraestrutura e áreas de lazer

Os brasileiros têm ficado mais tempo em casa após o aumento nos índices de atividades de trabalho que passaram a ser exercidas em home office. Com isso, a necessidade de pensar na distribuição dos cômodos e até na decoração de forma mais funcional se tornou uma demanda importante.

Assim, estão em alta os empreendimentos que tenham uma preocupação maior com a funcionalidade dos apartamentos e espaços comuns a todos os moradores. Nesse sentido, as plantas inteligentes, com um aproveitamento estratégico de espaço, são as mais valorizadas. 

Os condomínios fechados com áreas de lazer completas também são os mais buscados — neles é possível ter acesso à academia de ginástica, espaço pet, espaços de coworking, piscinas, espaços gourmet e até ciclovias em áreas arborizadas, oferecendo ambientes seguros, tranquilos e acessíveis aos condôminos.

Investimento em tecnologia e menos burocracia

Outra tendência crescente nos empreendimentos é a digitalização de serviços, tornando processos menos burocráticos. Atualmente, é possível fazer a visita aos apartamentos decorados por meio de tour virtual com imagens 360° que permitem aos compradores visualizarem exatamente como é a disposição dos cômodos.

Outra facilidade é a assinatura digital de documentos, otimizando o tempo dos compradores e das incorporadoras, trazendo mais agilidade e segurança nos processos de compra e venda de imóveis. 

Prioridade aos empreendimentos sustentáveis

Por fim, a sustentabilidade é um assunto cada vez mais em alta no meio imobiliário. Isso porque os problemas ambientais e o aumento da conscientização social acerca da necessidade de preservação dos recursos naturais levam a uma maior demanda por ações sustentáveis por parte de incorporadoras e construtoras.

Assim, os empreendimentos com mais iniciativas desse tipo tendem a ser mais valorizados: reúso de água, lâmpadas com acionamento automático, áreas verdes, uso de materiais recicláveis e redução do desperdício durante as obras são alguns exemplos. 

Conte com a Riva para conquistar seu imóvel em 2024!

Como você viu, com o aquecimento do setor imobiliário e a baixa nos juros, 2024 é um ano excelente para investir na conquista do seu imóvel, seja para morar, alugar ou vender. Para isso, vale investir em empreendimentos que ofereçam boa infraestrutura, tecnologia e sustentabilidade.

Se você está se planejando, também vale ficar atento às tendências do mercado imobiliário para os próximos anos, acompanhando sempre o blog da Riva. Aproveite para ler também o nosso artigo sobre como avaliar o valor de um imóvel para a compra.


Post Anterior
Declaração do Imposto de Renda pode te ajudar a comprar um imóvel
Próximo post
Salão de festas em condomínio: dicas para aproveitar ao máximo!