Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Apartamentos compactos: por que vêm se tornando tendência?

  • 19 de novembro de 2021
  • Equipe Riva
  • 8 minutos de leitura
Apartamentos compactos: por que vêm se tornando tendência? Riva Incorporadora

É possível encontrar conforto e felicidade num apartamento menor. Entenda!

Talvez morar em uma casa grande seja o sonho de muitas pessoas, mas estamos aqui para provar que é possível ser feliz em um apartamento compacto e que esse tipo de imóvel tem as suas vantagens.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir.

Inclusive, essa é uma das tendências do mercado imobiliário, principalmente nas cidades grandes. Aproveite para saber mais sobre a oportunidade de viver em um local compacto ou até fazer esse investimento como um negócio rentável. Acompanhe a leitura a seguir!

O que é um apartamento compacto?

O dicionário da língua portuguesa diz que a palavra “compacto” está relacionado com reduzido, simplificado e conciso. Então, um apartamento compacto nada mais é do que um espaço para moradia em uma área pequena, com metragem reduzida.

Não existe um limite definido para isso. Em geral, esses apartamentos têm uma média de 45 metros quadrados, podendo apresentar um pouco mais ou menos do que isso de área útil.

A grande questão não é exatamente o tamanho. Apesar de essa ser a característica principal desse estilo de imóvel, nem sempre isso significa falta de espaço. Pode ser que a primeira imagem que venha à mente quando falamos de apartamentos compactos seja um ambiente extremamente apertado e entulhado, e o que queremos mostrar é que isso não é uma verdade.

Um apartamento compacto pode ser uma ótima escolha! Tudo depende do perfil do(s) morador(es) e da disposição em organizar tudo da melhor forma possível para atender suas necessidades no dia a dia. Com uma boa decoração e móveis planejados para otimizar o espaço, o resultado final pode ser surpreendente.

Vantagens de um apartamento compacto

Um apartamento compacto tem muito a oferecer e é preciso olhar além da limitação de espaço. Saiba agora que tipos de benefícios você pode aproveitar ao escolher um imóvel como esse!

Valor atrativo

Não há como negar que a metragem influencia no valor de aluguel ou compra de um imóvel, ainda que esse não seja o único fator que determina o preço. Apartamentos grandes costumam ser mais caros, o que representa uma oportunidade para quem não quer gastar muito e escolhe o modelo compacto.

Inclusive, esse é um investimento realizado por muitas pessoas que não vão morar no local, mas pretendem alugar para terceiros. O fato de ser pequeno facilita na hora de encontrar moradores, já que a demanda nas grandes cidades por esse formato é alta.

Menor custo de manutenção

Além do valor do imóvel, as despesas de manutenção também são reduzidas no caso do apartamento compacto — a começar pelo IPTU. Com uma área pequena, a probabilidade de ter muitos gastos é menor, já que não há tantos cômodos, parte externa etc.

Até a rotina de limpeza é facilitada, já pensou nisso? Você não vai gastar tanto tempo para limpar o seu “apê” ou não precisa desembolsar muito dinheiro se for contratar alguém para isso. Caso não saiba, diaristas podem cobrar mais quando o apartamento é grande, já que o esforço é maior.

Em relação ao custo do condomínio, isso vai depender do que cada prédio oferece, mas a divisão por vários apartamentos menores também deve ajudar na divisão das contas.

Economia na hora de mobiliar

Outra oportunidade de economizar optando por um apartamento compacto é quando chegar o momento de mobiliar e decorar todo o espaço. Afinal, quanto maior o número de cômodos e o tamanho dos ambientes, maiores são os gastos — a não ser que você queira deixar tudo vazio, o que não tem muita lógica.

“Encher” um imóvel menor fica mais barato e você ainda pode seguir uma decoração minimalista, que é uma tendência interessante. É possível integrar ambientes e multiplicar as possibilidades, como montar um home office em uma mesa com dupla função ou fazer sua sala de estar como quarto de hóspedes com pequenas adaptações.

Localização e infraestrutura

Imagine o custo de morar em uma região bem localizada e em um prédio com boa infraestrutura se não existissem apartamentos compactos. Nem todo mundo pode pagar por isso, além de não ser uma prioridade no orçamento de muitas pessoas.

Lembra que falamos do perfil de cada morador? Quem passa o dia todo na rua trabalhando ou estudando, quem tem o costume de viajar muito, quem tem uma segunda moradia, quem está começando a vida adulta e tantos outros perfis se encaixam na realidade do apartamento compacto.

Então, essa é a alternativa ideal para morar em um bom lugar sem ter que desembolsar uma grande quantia de dinheiro por essa infraestrutura. É por essa razão que tantas pessoas conseguem morar perto da faculdade, do trabalho ou em locais que têm uma ótima oferta de serviços ao redor (comércio, transporte etc).

Valorização do imóvel

Ao escolher um apartamento compacto em um bairro valorizado ou com boas perspectivas de crescimento, a valorização do imóvel é mais uma vantagem ao longo do tempo. A longo, médio ou até curto prazo, você pode ver o seu apartamento valer muito mais do que o valor pago.

Por que essa é uma tendência?

Na realidade, essa tendência já existia em outros países e cidades do mundo. Em Nova York ou Tóquio, que são grandes metrópoles mundiais, os apartamentos compactos são muito comuns. Milhares de pessoas preferem esse formato ou acabam escolhendo essa opção durante uma fase da vida.

Aqui no Brasil, a tradição dos grandes apartamentos predominava, tanto que na maioria dos prédios mais antigos encontramos apartamentos super espaçosos. Mas será que isso é sempre necessário? Já vimos que existem benefícios de ter um espaço menor, principalmente quando não há necessidade do contrário.

Uma das razões dessa tendência é poder aproveitar a localização estratégica nessas cidades para morar perto do trabalho, por exemplo, reduzindo o tempo de deslocamento diário e ganhando qualidade de vida.

A cidade pode ser o ponto de expansão, não necessariamente o apartamento! E a verdade é que muita gente não fica em casa boa parte do tempo, então nem faz sentido ter um imóvel tão grande.

Agora que você já sabe o que é um apartamento compacto e suas maiores vantagens, não deixe de considerar essa possibilidade. Como investimento ou moradia, esse realmente pode ser um ótimo negócio para sua vida.

Se você tem interesse, entre em contato conosco para conhecer os apartamentos Riva e saber todos os detalhes!


Post Anterior
Qual é o apartamento studio ideal para mim?
Próximo post
Guia: como economizar energia em 10 passos