Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Confira as melhores dicas para fazer sua decoração de Natal para varanda

  • 31 de outubro de 2022
  • Equipe Riva
  • 14 minutos de leitura
Confira as melhores dicas para fazer sua decoração de Natal para varanda Riva Incorporadora

Uma boa decoração de Natal para varanda deixa o seu lar no espírito das festas, além de deixar o ambiente mais bonito. Saiba mais!

Provavelmente você já passou por ruas na época do Natal e viu casas com uma decoração de Natal na varanda bastante chamativa.

Não apenas casas, mas lojas, shoppings e vários outros espaços também investem bastante nos adornos natalinos para chamar a atenção de quem passa. 

Inclusive, esse é um jeito de alegrar tanto o ambiente interno quanto o externo! Assim, os moradores, amigos, familiares e vizinhos podem desfrutar da decoração.

No entanto, esse é um problema para quem acabou de comprar um apartamento e tem vontade de fazer algo mais elaborado, pois há uma maior restrição na hora de adornar a varanda.

Então, que tal algumas ideias simples para a decoração de Natal para a varanda do apartamento? A seguir, vamos apresentar algumas. Fiquei conosco e boa leitura!

A importância da decoração de Natal

Talvez você pense que a decoração de uma varanda para o Natal se trata de algo banal ou até mesmo dispensável, mas a verdade é que ela faz a diferença no bem-estar dos moradores.

Inclusive, um ambiente bem decorado influencia positivamente no nível de felicidade das pessoas, e um dos objetivos da vida é viver feliz com todos ao seu redor.

Esse momento da decoração também pode servir como um período para se aproximar dos seus familiares, escolhendo e montando os itens em conjunto.

Além disso, a decoração de Natal na varanda ajuda a trazer um brilho especial para esse espaço, criando uma atmosfera mágica para a casa como um todo.

Também há um aspecto prático: a economia de energia, visto que as luzinhas nas varandas iluminam sua casa e também a rua. 

E se você não fica em casa durante as comemorações natalinas? Não há problema!

Normalmente, os brasileiros colocam os adornos com bastante antecedência. Assim, você pode dar esse toque diferente ao seu lar, ainda que não fique em casa no dia de Natal.

Varanda iluminada com pisca pisca. Imagem ilustrativa para texto decoração de natal para varanda.

8 dicas imperdíveis para a decoração de Natal da sua varanda!

Antes de tudo, é muito importante que você meça o espaço disponível e pense com antecedência nos artigos decorativos que deseja destacar no ambiente.

Você possui um espaço bastante amplo ou se trata de uma varanda gourmet pequena? Esses elementos influenciam diretamente na escolha dos itens de decoração.

A dica de ouro consiste em se concentrar em apenas 1 ou 2 elementos decorativos. 

Por exemplo, você pode decorar a sacada com luzes e colocar uma árvore nesse espaço, mas acrescentar um terceiro elemento pode criar uma poluição visual e passar uma impressão de desorganização.

Portanto, pense cuidadosamente antes de montar o seu cantinho. Para te ajudar, selecionamos 8 dicas que vão tornar a decoração de Natal da sua varanda imperdível. 

Confira!

1. Varanda iluminada

Quando pensamos no Natal, a primeira coisa que vem à mente são as luzes natalinas, afinal elas fazem toda a diferença e ainda criam um “clima” especial para o espaço. 

De modo geral, na decoração de Natal para a varanda, é muito comum usar os pisca-piscas na sacada, um dos tipos de iluminação mais comuns. 

No entanto, também existem vários modelos que fogem das luzinhas originais, como tubos de luzes neon, varal de lâmpadas de LED, entre outros.

Portanto, a sua decoração de Natal para a varanda pode fugir do tradicional, mas mantendo o aspecto festivo da data.

Outra ideia é contornar toda a varanda com os fios iluminados. 

Para isso, você pode adotar um estilo mais básico e tradicional, usando as linhas retas da própria estrutura do prédio como referência. 

Então, você também pode utilizar os móveis e plantas de sua varanda para espalhar as luzes de Natal, integrando os elementos do ambiente na sua decoração.

No entanto, nada impede que você crie outros desenhos com as luzes, inclusive pensando em explorar a temática natalina com laços, sinos, guirlandas, e assim por diante. 

2. Porta decorada

Falando em guirlandas, essa é uma peça que não pode faltar, pois ela é um dos símbolos natalinos mais icônicos. 

A variedade de guirlandas é impressionante. Você vai encontrar opções grandes e pequenas, simples e sofisticadas, de cores diversas e até comestíveis.

Para quem mora em prédios grandes e altos, a dica é não economizar muito no tamanho se quiser que a decoração fique bem visível.

A maioria das pessoas colocam na porta de entrada da casa ou do apartamento, mas você pode usar a varanda e deixar sua porta para a “área externa” ainda mais bonita. 

Outra alternativa é fixar no guarda-corpo, que geralmente é de alvenaria, grade ou vidro. Dessa maneira, você utiliza o espaço ao seu favor.

É possível também produzir a sua própria peça artesanalmente. Procure tutoriais na internet e escolha o seu favorito, o que pode ser um ótimo passatempo neste fim de ano!

Guirlanda de Natal. Imagem ilustrativa para texto decoração de natal para varanda.

3. O bom velhinho presente

O Papai Noel é um dos símbolos máximos do Natal, certo? Para muita gente, ele não pode faltar na decoração de jeito nenhum. Se você também pensa assim, aposte no bom velhinho para enfeitar a sua varanda. 

Uma ideia usada por muitos donos de apartamento consiste em colocar o boneco como se estivesse pendurado no prédio ou escalando a varanda. Certamente, você vai encontrar essa opção nas lojas de artigos natalinos.

Nossa dica é pensar em um lugar estratégico e considerar isso na hora de escolher o boneco por conta de amarrações, vento, chuva, entre outros.

Você também pode optar por uma imagem apenas com o rosto ou itens decorativos mais discretos com a silhueta do Papai Noel. Dessa forma, ele fica apenas como um detalhe e não ocupa tanto espaço.

Lembre-se que não vale a pena encher o ambiente com vários elementos. Portanto, julgue quais você deseja colocar em destaque na hora de fazer a decoração de Natal de sua varanda.

4. A tradição da árvore

Em geral, as árvores costumam ficar na sala e em um local privilegiado, não é verdade? 

Aliás, isso ocorre especialmente nas casas de quem opta por árvores de Natal grandes e cheias de presentes da família embaixo.

No entanto, essa é uma tradição norte-americana e nem sempre acontece com frequência no Brasil. Na verdade, alguns brasileiros preferem árvores menores e mais discretas. Por isso, não há problema em ter esse artigo decorativo na varanda.

Inclusive, ela não precisa ser a árvore principal da decoração do seu apartamento, mas é uma boa sugestão usar esse símbolo para enfeitar o ambiente.

Dá para fazer uma árvore na parte externa com folhagens, flores, luzes, bolas, galhos, dentre outros materiais. Portanto, use a imaginação e lembre da felicidade de avistar uma bela árvore de Natal!

Árvores de Natal enfeitadas.

5. Paredes enfeitadas

Como já falamos ao longo do artigo, uma possível limitação que muitas pessoas encontram em seus apartamentos é que elas acham a varanda muito pequena para ser decorada no Natal. 

Por mais que a metragem seja reduzida, enfeitar as paredes já garante um visual bem legal, desde que o espaço seja bem aproveitado.

Logo, não pense apenas na área do chão ou em aproveitar o guarda-corpo. Considere o seu espaço vertical disponível e pregue as coisas na parede.

Assim como os decoradores sugerem para montar um conjunto de quadros com harmonia, pense primeiro no projeto antes de sair furando ou pregando seus enfeites na parede.

Coloque tudo em um espaço livre, seja em cima da cama ou do chão da sala, e imagine qual a melhor disposição para ter um resultado bonito.

Além disso, utilize fitas que não causem problemas na pintura e no acabamento de suas paredes. Afinal, a decoração de Natal da varanda não ficará para sempre e não vale a pena causar danos permanentes ao ambiente.

Uma saída é colar um papel de parede referente às festas natalinas. Por ter fácil aplicação e remoção, você pode celebrar a data e depois não ter dor de cabeça para voltar ao aspecto original da varanda.

6. Neve no Brasil

Como se sabe, não temos neve no Brasil, principalmente na época do Natal, que acontece no verão. 

Entretanto, isso não é motivo para deixar de usar itens decorativos que remetem ao clima frio do hemisfério Norte.

Assim, é bem fácil encontrar enfeites como árvores e guirlandas nevadas, além de máquinas que fazem neve artificial na tentativa de entrar nessa magia natalina.

Você também pode raspar isopor com um garfo para simular os flocos de neve. Apenas use de forma pontual, pois eles costumam flutuar com facilidade, dando mais trabalho na hora de fazer a limpeza doméstica.

De modo geral, essa pode ser uma ótima ideia de diversão e a varanda é o melhor espaço para isso. Evite a bagunça dentro de casa e não desperdice a chance de se divertir!

7. Adesivos na vidraçaria

A ideia de fechar as sacadas com vidros faz bastante sucesso. Além de privacidade, essa é uma opção para ganhar mais espaço, proteger o ambiente interno e ainda isolar um pouco do barulho.

Nesse caso, a sugestão de decoração para varanda é colar adesivos com a temática do Natal, o que não deixa de ser um jeito de enfeitar a fachada do seu apartamento. 

Apenas tenha cuidado na hora de colar os adesivos, visto que os resíduos deles podem criar manchas permanentes ou de difícil remoção.

Além disso, isso não será possível se a sua sacada for revestida com telas de proteção. Por outro lado, essas telas facilitam o trabalho na hora de pendurar ou amarrar alguns enfeites.

8. Plantas estilizadas

As varandas geralmente são lugares onde colocamos vasos e plantas para deixar o ambiente mais agradável. 

Então, nada melhor do que aproveitar essas plantas naturais e deixá-las estilizadas nessa época do ano, com simples toques que fazem toda a diferença.

Se você não tem uma árvore de Natal em casa, enfeite os seus vasos com bolas, luzes e adornos. 

Pode ser um pinheiro para ficar ainda mais dentro do tema ou qualquer outro tipo de planta. O que importa é decorar de um jeito especial!

Outra dica é pegar alguns ramos e espalhá-los na tela de proteção e outras superfícies. Isso cria um aspecto natural que, junto com as luzes natalinas, conferem um charme especial ao ambiente. 

Planta enfeitada para Natal.

Faça a sua decoração de Natal em um empreendimento Riva!

E aí, gostou das nossas dicas de decoração de Natal para a varanda? 

Não deixe passar em branco esse momento especial e enfeite a sua casa para que ela fique ainda mais aconchegante.

Aliás, você certamente já pensou em ter o apartamento dos sonhos, mas ainda não viu condições para realizar esse desejo. Então, saiba que pode contar com a Riva Incorporadora.

A Riva Incorporadora tem a marca da Direcional. Isso significa que temos o compromisso com uma moradia popular, acessível e de altíssima qualidade.

Com empreendimentos modernos e funcionais, prezamos pela segurança de nossos clientes. Além disso, você conta com oportunidades de financiamento que cabem no seu bolso.

Portanto, entre em contato conosco e confira os benefícios de ter um imóvel da Riva Incorporadora!

Aproveite as nossas dicas e não deixe passar em branco esse momento! Compartilhe este post nas suas redes sociais para dividir as ideias com os amigos que também moram em apartamentos. 

E não esqueça de acessar o Blog da Riva Incorporadora para ter mais dicas sobre decoração. Até logo!


Post Anterior
Entenda como aproveitar o revestimento 3D na decoração do seu lar
Próximo post
Entenda como é o processo de avaliação de imóveis