Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Guia: como economizar energia em 10 passos

  • 1 de dezembro de 2021
  • Equipe Riva
  • 5 minutos de leitura
Guia: como economizar energia em 10 passos Riva Incorporadora

O local da geladeira conta, assim como pequenas outras mudanças. Entenda!

Nos últimos meses, tivemos aumentos expressivos na conta de luz e isso nos obriga a pensar em formas de aprender como economizar energia elétrica para aliviar o bolso, começando por hábitos simples.

Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir.

E não dá mais para adiar a mudança de costumes para tentar minimizar os impactos da escassez hídrica e da fatura da conta de luz. Então, que tal ficar com a gente e acompanhar algumas dicas que podem ajudar a poupar mais?

Como economizar luz?

Veja, a seguir, 10 passos que valem a nossa atenção. São pequenas atitudes que podem contribuir muito com uma conta de energia mais “leve”, enquanto você reduz as chances de apagões.

1. Mantenha a geladeira em local fresco

Você sabia que a geladeira consome o correspondente a 30% de toda a energia de uma casa comum? Sendo assim, um bom truque para reduzir esse impacto é mantê-la em um local fresco, de preferência, com ventilação. Isso ajuda a diminuir o gasto de energia para manter o aparelho refrigerado.

2. Mantenha a geladeira limpa

Além de um lugar mais arejado, outra dica é sempre manter a geladeira limpa e sem itens desnecessários em seu interior.

Por isso, lembre-se de deixar as grades livres, sem forros, já que essas coisas dificultam a circulação do ar, o que consome mais energia. E, quando você precisar se ausentar por bastante tempo, o ideal é esvaziar o eletrodoméstico e mantê-lo desligado.

3. Evite banhos longos

O tempo recomendado para um banho é de, no máximo, 5 minutos. Mais do que isso, é desperdício de água e energia, especialmente durante o inverno. Procure priorizar, também, o modo morno ou mesmo frio, no verão, em dias muito quentes.

4. Atente ao carregador de celular

Outra dica é tirar o carregador de celular da tomada quando não estiver sendo usado ou depois que o aparelho estiver suficientemente carregado. É uma forma de economizar mais energia e evitar acidentes.

5. Controle o uso do ferro elétrico

O ferro elétrico também é um vilão poderoso, que responde por cerca de 7% do consumo de energia elétrica. Uma única hora do aparelho ligado consome em torno de 30 kW/h na conta.

Portanto, o mais indicado é deixar acumular uma quantidade razoável de roupas e passá-las de uma vez só. Além disso, procure usar a graduação adequada para cada tipo de tecido. Isso ajuda a diminuir o consumo.

6. Desfrute da luz natural

A luz natural é a mais confortável para os olhos. Além disso, é um santo remédio para diminuir o desperdício de energia. Assim, você pode deixar de ligar lâmpadas em ambientes naturalmente iluminados. Então, o ideal é permanecer em locais com paredes claras e janelas amplas.

7. Opte por lâmpadas LED

As lâmpadas LED consomem até 80% menos que as convencionais e duram muito mais. Então, são excelentes substitutas para os outros modelos.

8. Fique de olho no stand-by

O modo stand-by de alguns aparelhos domésticos passam a impressão de que eles não estão consumindo nada. Mas, só o fato de ter uma luz ligada, mesmo que insignificante, já é um indicativo de gasto de energia. Portanto, para economizar ainda mais, desligue os eletrônicos da tomada.

9. Escolha aparelhos elétricos mais eficientes

Os eletrodomésticos antigos são sempre mais ineficientes e gastam mais energia. Portanto, toda vez que tiver a chance, substitua por modelos mais atualizados, com o selo PROCEL de eficiência energética.

10. Atente ao uso da máquina de lavar roupa

Para as máquinas de lavar roupa, o ideal é aproveitar seu uso nos níveis máximos, com grandes quantidades de roupa. É importante, ainda, dosar o sabão para enxaguar menos vezes. Limpar o filtro da máquina com frequência também ajuda a poupar energia.

Saber como diminuir a conta de luz pode ser mais fácil se você começar com os afazeres mais costumeiros. Com o tempo, essas práticas se tornam hábitos quase imperceptíveis e são incorporados no dia a dia, normalmente.

Se você achou essas dicas práticas, compartilhe com seus contatos nas redes sociais e incentive mais pessoas a economizar energia!

CTA da Riva

Post Anterior
Apartamentos compactos: por que vêm se tornando tendência?
Próximo post
Como escolher um bairro para morar?