Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Como montar home office em apartamento pequeno? Confira nossas dicas!

  • 9 de janeiro de 2023
  • Equipe Riva
  • 18 minutos de leitura
Como montar home office em apartamento pequeno? Confira nossas dicas! Riva Incorporadora

Veja o que é preciso para ter um home office em apartamento pequeno que seja agradável, aconchegante e funcional.

Nos últimos anos, muitas pessoas têm se perguntado qual é a melhor maneira de montar um home office em apartamento pequeno.

Afinal, várias empresas têm permitido que os funcionários atuem de forma remota. Algo que impacta positivamente a saúde, o bem-estar psicológico e a qualidade de vida das pessoas.

Porém, quem nunca teve uma experiência como essa em outros empregos costuma ter dúvidas sobre como adaptar o próprio lar para trabalhar, não só de forma confortável e organizada, mas sem contratempos e procrastinação.

Pensando nisso, elaboramos este post com dicas que vão ajudar você a se planejar para essa nova etapa na sua rotina. Boa leitura!

O que considerar na hora de montar um home office em apartamento pequeno?

Para iniciar, vamos apresentar alguns pontos que você precisa ter em mente ao montar um escritório no lar. 

Eles são essenciais para que não surjam distrações que tirem o seu foco do trabalho, estimulem a preguiça, o levem a perder prazos, provoquem estresse e ansiedade, e o pior: causem problemas físicos à sua saúde. 

Portanto, fique atento a cada um deles!

A iluminação pode melhorar a sua produtividade

Você sabia que as luzes têm grande influência na sua produtividade e em diversas sensações no corpo humano?

Isso porque existe uma característica chamada “temperatura da cor”, que não está relacionada às medidas de calor (ºC), mas às grandezas em Kelvin (K).

Sendo assim, seguindo esse conceito, podemos classificar as luzes da seguinte maneira:

  • Quentes: mais amareladas, entre 2700 e 3000K;
  • Neutras: entre 3000 e 6500K;
  • Frias: mais azuladas, a partir dos 6500K.

Então, considera-se que quanto mais fria for a luz, maior será a nossa sensação de alerta e foco. Consequentemente, nos tornamos mais produtivos para a maioria das atividades, incluindo trabalho e estudos.

Contudo, quando for planejar seu home office em apartamento pequeno, não se esqueça da luz natural. Portanto, tente montar a sua área de trabalho próxima à janela, para receber a luz do dia com facilidade.

home office em apartamento pequeno próximo de janela bem iluminada.

Preze pelo seu conforto

O seu conforto e bem-estar também devem ser considerados aqui. Por isso, verifique como é a ventilação no espaço e a vedação contra sons externos. 

Afinal, um lugar quente ou barulhento vai tirar a sua concentração, deixá-lo irritado e transformar a rotina em algo desgastante.

Além disso, ao planejar um home office em apartamento pequeno, muitas vezes nos encantamos com referências de móveis com designs inovadores e chamativos. 

No entanto, você sempre deve ter em mente que passará muitas horas nesse ambiente, sentado em uma mesma cadeira e utilizando a mesma mesa. Por isso, nunca abra mão do conforto e de itens ergonômicos e ajustáveis.

Mantenha bons níveis de organização

Uma das melhores maneiras de manter a sua produtividade alta é não deixar que o ambiente fique muito desorganizado, especialmente em um home office em apartamento pequeno.

Isso porque grandes quantidades de papel, fios, canetas e outros objetos podem tirar a sua concentração e trazer mais lentidão ao seu dia a dia. Afinal, você gastará mais tempo procurando documentos e outros itens necessários para o seu trabalho.

A vantagem é que existem várias formas de se organizar. Portanto, você pode optar por caixas organizadoras, pastas sanfonadas e até mesmo investir na instalação de armários.

Além disso, procure ajeitar fios e cabos e, se tiver espaço abaixo da sua mesa ou bancada, instale gaveteiros com organizadores.

Também é importante lembrar que o seu apartamento se tornará metade trabalho e metade lar. Então, sempre que o expediente acabar, você vai querer um ambiente organizado para descansar e se preparar para o dia seguinte.

Cuidado para não se distrair com animais de estimação

A maioria das pessoas que têm animais de estimação adora passar o tempo ao lado deles — o que é super compreensível. Porém, enquanto você estiver trabalhando, tome cuidado para não se distrair com eles.

Afinal, além de demandar a sua atenção, eles podem derrubar os seus materiais de trabalho, subir na mesa em que estão as coisas do escritório, morder a fiação da internet ou do computador e por aí vai.

Contudo, se você tiver um animal de estimação e estiver montando um home office em apartamento pequeno, crie um espaço específico para o bichinho. Lá será o local para ele fazer as necessidades e acumular os brinquedos. 

Também é importante organizar uma rotina de horários para colocar as comidas e a água, de forma que não atrapalhe o seu rendimento profissional.

Providencie uma boa conexão à internet

Com certeza, trabalhar de casa possui diversas vantagens, mas existem alguns detalhes diferentes de quem trabalha sempre no modelo presencial.

Um deles é que você será o responsável por garantir tudo o que for necessário para que o trabalho aconteça sem interrupções, incluindo o acesso estável à internet. 

Portanto, quando você está no escritório da empresa e a internet cai, ou há alguma falha na energia, você simplesmente espera que tudo seja resolvido. Por outro lado, quando você está em um home office, é seu o dever de restabelecer a ordem.

Então, a sua internet deve ser regular e ter uma boa velocidade para download e upload de arquivos. 

Afinal, se ela ficar instável e lenta nos momentos mais inapropriados possíveis, isso vai se tornar uma fonte de estresse, atrapalhar o andamento do seu trabalho e ainda dificultar que você consiga participar de reuniões e conferências por vídeo.

Além disso, ao montar um home office em apartamento pequeno, pode ser que você precise mudar de provedor. 

Se esse for o caso, faça isso com antecedência e programe a troca de modens e roteadores e a instalação de repetidores de sinal Wi-Fi em cômodos do apartamento em que o sinal costuma ser mais fraco.

Crie uma decoração adequada

Por último, avalie a decoração do espaço no qual você vai montar o seu escritório. É sempre bom montar um ambiente com a nossa cara, com fotografias e lembranças de viagens e quadros de enfeite.

Contudo tome cuidado para que isso não se torne um ponto negativo. Isso porque itens chamativos demais podem tirar a sua atenção e prejudicar a sua concentração.

Mas, não se preocupe, vamos dar várias dicas de decoração para um home office em apartamento pequeno ao longo deste conteúdo!

mesa de trabalho, com computador e sala ao fundo. Imagem ilustrativa para texto home office em apartamento pequeno.

Como montar o seu home office em apartamento pequeno?

Agora você já conhece alguns pontos importantes para considerar antes de começar a montar o seu ambiente de trabalho em casa. 

Por isso, neste tópico focaremos em algumas soluções de móveis e aproveitamento de espaços que você pode adotar se não tiver um cômodo extra para fazer um escritório. 

Sendo assim, é preciso otimizar o espaço de algum outro ambiente (como o quarto ou a sala) para não comprometer a metragem disponível ou a área de circulação do local. Confira!

Mesa dobrável

A primeira sugestão é a mesa dobrável. Ela é ideal para cômodos muito pequenos, pois, ao terminar de trabalhar, você pode desmontá-la e guardá-la em algum canto reservado ou mesmo atrás de um móvel, deixando, assim, o ambiente livre.

Mesa com dupla função

A segunda opção para um home office em apartamento pequeno é uma mesa com dupla função. 

Ela recebe esse nome porque tem uma parte interna que serve como gaveteiro ou seções organizadoras para você guardar suas coisas de escritório ao fim do expediente e deixar a superfície desocupada. 

Além disso, ela dispensa a necessidade de você ter prateleiras ou nichos para armazenar suas coisas.

Bancada suspensa

Para aproveitar ainda mais os espaços no seu home office em apartamento pequeno, você pode investir nas bancadas suspensas na parede. 

Elas são ótimas alternativas para a sala, por exemplo, porque podem ser convertidas em locais de estudo ou trabalho, decoram o ambiente e também cumprem o papel de uma mesa de jantar.

Armário funcional

Armários funcionais também são uma boa ideia para home office em apartamento pequeno. Isso porque há modelos com superfícies extensíveis que podem se transformar em uma mesa de trabalho e serem guardadas após o uso.

Guarda-roupa com escrivaninha

Outra boa opção são os guarda-roupas que têm um layout diferente e já contam com uma escrivaninha embutida. 

Essa é uma forma de economizar espaço nos quartos e, ao mesmo tempo, manter a decoração completa do ambiente sem precisar comprar itens separados, recorrer a reformas ou montar e desmontar móveis.

Ressignifique os cantos

Muitas pessoas se incomodam com o espaço que fica sem sentido embaixo de uma escada ou sob um teto inclinado. Contudo, o que elas não percebem é que elas podem ressignificar esses cantos e criar uma solução muito criativa.

Sendo assim, uma das melhores ideias para aproveitar esses espaços é utilizá-los para montar uma área de trabalho.

Para isso, instale uma bancada principal para realizar as suas atividades e mais algumas prateleiras personalizadas para receber as caixas organizadoras e outras soluções de armazenamento.

Estantes divisórias

Embora seja o mais comum, as estantes não têm que ser colocadas contra a parede. Esse é apenas um hábito presente na maioria dos lares brasileiros.

Sendo assim, as estantes podem servir como paredes divisórias. Dessa forma, você pode utilizá-las para separar ambientes sem a necessidade de fazer grandes reformas.

Por isso, essa é uma ótima opção para um home office em apartamento pequeno, pois, organizará o ambiente de uma forma inovadora e ainda criará mais espaço para armazenar itens como livros e objetos decorativos.

Cloffice

Esta talvez seja a ideia mais original que você verá neste conteúdo sobre como montar um home office em apartamento pequeno. Isso porque o cloffice é uma solução que consiste em um escritório dentro de um armário.

Bem diferente, não é mesmo? Contudo, a ideia é muito mais funcional do que parece, mas funciona melhor com armários planejados e não com a adaptação de um móvel que já existe.

Sendo assim, essa é uma maneira de economizar muito espaço e manter a unidade visual de um ambiente. Afinal, quando o seu expediente acabar, é só fechar as portas e a sua casa estará totalmente organizada para que você possa descansar.

E se você achou essa ideia um pouco claustrofóbica, é possível planejar o seu cloffice com portas deslizantes e mesas dobráveis.

Decoração de home office em apartamento pequeno

Como você viu, existem diversas soluções criativas para você aproveitar melhor o espaço em um home office sem que toda a sua casa se torne um grande escritório.

Portanto, para finalizar o seu projeto da melhor maneira possível, o último passo é investir em uma decoração original. Afinal, não é porque você trabalha de casa que o seu lar não pode continuar bonito e aconchegante, não é mesmo?

Então, confira algumas dicas de decoração para um home office em apartamento pequeno para você se inspirar!

mesa de trabalho com cadeira adequada e plantas. Imagem ilustrativa para texto home office em apartamento pequeno.

Hi-Tech

Um dos estilos que você pode seguir é baseado na tendência Hi-Tech, com elementos do design industrial, minimalista e com uma ideia futurista.

Portanto, você pode optar por instalar um sistema de luzes de LED com comando remoto para mudar sempre os estímulos visuais do ambiente. 

Além disso, aposte em cores vibrantes, como o vermelho, contrastando com tons mais fechados, como o preto ou o cinza.

Outro ponto interessante é o uso de móveis com acabamento fosco, que dão uma sensação de modernidade e sofisticação.

Ambiente profissional

Nem todos os trabalhos realizados de casa envolvem grandes demandas criativas e são beneficiados por estímulos visuais fortes. Algumas profissões, inclusive, nem combinam com essa estética, como advocacia e contabilidade.

Portanto, para esses casos, o ideal é criar um ambiente mais sóbrio e profissional. Afinal, mesmo em uma chamada de vídeo com um cliente ou com a própria empresa, é melhor passar uma imagem mais discreta.

Sendo assim, dê preferência para tons mais fechados, como o cinza e o preto. Se quiser gerar um contraste e trazer mais leveza ao ambiente, adicione alguns itens em madeira, como prateleiras e estantes.

Além disso, algumas plantas são sempre bem-vindas e ajudam a aliviar o estresse do dia a dia.

Design atemporal

Se você é do tipo de pessoa que não vive em função do trabalho e não quer abrir mão da essência do seu lar, mesmo montando um home office em um apartamento pequeno, deve optar por um design atemporal.

Isso quer dizer que você utilizará elementos que nunca saem de moda e que não remetem exclusivamente ao seu serviço, ao mesmo tempo que se misturam ao restante do ambiente.

Portanto, uma boa ideia é utilizar mesas e cadeiras de trabalho de madeira, ou seguindo o mesmo estilo do cômodo que você utilizar para trabalhar.

Além disso, selecione itens de escritório discretos, como luminárias pretas e básicas. 

Outra boa dica é utilizar muitas plantas próximas à área do seu home office e espalhá-las também pelo resto da casa. Assim, você não delimita um espaço específico para o trabalho e traz mais uniformidade e integração aos espaços.

Minimalista

O estilo minimalista é muito indicado para um home office em apartamento pequeno, pois o conceito é baseado na simplicidade e uso do mínimo de elementos possíveis.

Sendo assim, torna-se uma maneira barata e que economiza bastante espaço na hora de montar um espaço para se trabalhar em casa.

Então, para construir a sua decoração minimalista, opte por cores neutras, como preto, cinza, branco e tons claros de madeira. Isso porque esses tons trazem mais leveza, libertam a mente e estimulam a criatividade de forma diferente.

Além disso, a ideia de evitar itens desnecessários facilita a organização do espaço e contribuirá para uma rotina menos corrida e atribulada.

Urban Jungle

Você já ouviu falar do estilo urban jungle? Traduzindo para o português, o termo significa “selva urbana” e é uma forma de adicionar mais elementos naturais aos ambientes internos dos centros urbanos.

É possível obter esse efeito com a utilização de materiais como madeira e palha e o principal: as plantas.

Portanto, como as jornadas de trabalho costumam ocupar a maior parte dos nossos dias, preencher o seu espaço de trabalho com várias plantas diferentes fará você se sentir mais conectado com o mundo exterior.

Além disso, o verde das plantas naturais causa uma sensação de relaxamento necessária para aliviar o estresse. Afinal, mesmo trabalhando de casa, os dias ruins e as situações difíceis não desaparecerão.

Neste caso, as opções são muito extensas, incluindo grandes espécies em vasos no chão, alguns tipos pendentes posicionados em cima de prateleiras e móveis e vasos menores para as mesas e estantes.

home office com decoração branca e plantas.

Agora ficou fácil montar o home office do seu jeito!

Deu para ver que montar um home office em apartamento pequeno fica mais fácil quando você aproveita de forma inteligente o espaço disponível e considera os fatores externos que podem se tornar distrações no dia a dia, não é verdade? 

Portanto, mesmo se você estiver pensando em comprar um apartamento pequeno, não há com o que se preocupar. Basta seguir as sugestões deste conteúdo e adaptar o seu lar com conforto e eficiência.

E se você quiser ainda mais dicas de decoração e organização do seu imóvel, continue no Blog da Riva Incorporadora!

CTA da Riva

Post Anterior
10 motivos para comprar um apartamento na planta e fazer um grande negócio
Próximo post
Averbação de imóvel: compreenda a importância e como fazer a sua