Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Como avaliar a posição do sol para adquirir um imóvel: entenda agora!

  • 2 de janeiro de 2023
  • Equipe Riva
  • 7 minutos de leitura
Como avaliar a posição do sol para adquirir um imóvel: entenda agora! Riva Incorporadora

A posição do sol em relação a um imóvel costuma indicar muito mais do que o conforto da residência ou a possibilidade de manter o espaço aquecido. 

Isso porque, de acordo com a preferência de cada pessoa, a luz solar pode contribuir para a economia de energia e também valorizar o espaço.

Ou seja, se você tem em seus planos a vontade de comprar um apartamento ou casa, precisa considerar de que forma o sol incide nele e as possíveis alterações que podem acontecer em cada estação do ano.

Afinal, seja para morar com a sua família ou construir um patrimônio, cada detalhe é importante para que um momento tão especial fique ainda mais incrível.

Confira a seguir o artigo exclusivo que a Riva Incorporadora preparou e saiba como avaliar a posição do sol antes de adquirir o seu imóvel. Boa leitura!

O que é a posição solar de um imóvel?

Conforme o próprio nome indica, a posição do sol se refere à maneira como os raios do dia e da tarde irão chegar até um determinado ponto.

Dentro do mercado imobiliário, geralmente, a questão se relaciona com a fachada do imóvel. Ou seja, se a informação diz que o apartamento possui posição solar norte, significa que sua frente está virada para essa direção.

Contudo, avaliar essa questão é algo complexo, uma vez que a posição do sol pode ser mais necessária em algum cômodo específico, de acordo com cada pessoa. Por exemplo, há aqueles que preferem a luz natural nos quartos, ou ainda, no ambiente de trabalho.

Uma dica para saber sobre a posição do sol que incide sobre um imóvel que você pretende comprar é usar um aplicativo de bússola, disponível gratuitamente em todos os smartphones atuais.

sala de estar com incidência da luz do sol. Imagem ilustrativa para texto posição do sol.

Por que avaliar a posição solar do imóvel?

Entre os principais motivos de se avaliar a posição do sol em um imóvel estão o conforto térmico e a luminosidade. Isso porque, ao compreender a incidência dos raios, é possível se certificar que será menor a chance de mofo ou umidade no local.

Além disso, a tendência é que ambientes com iluminação natural permitam uma economia significativa com energia elétrica ou sistemas de aquecimento e ar-condicionado

Isso se faz ainda mais necessário em cidades onde o inverno costuma ser mais intenso.

Por último, há a questão fisiológica, uma vez que a maior incidência de luz solar pode evitar problemas de saúde e contribui também para a melhora do humor, redução da pressão arterial e até mesmo no fortalecimento do sistema imunológico.

E se você ainda não se convenceu da importância da posição do sol em um imóvel, saiba que ela influencia até mesmo em seu valor.

De acordo com especialistas do ramo imobiliário, apartamentos voltados para o Norte podem ser até 5% mais caros. Em outras palavras, o posicionamento solar traz maior lucro se sua intenção é ter um imóvel como fonte de renda ou aumento de patrimônio.

Posição do sol: quais detalhes avaliar

Mas se a posição do sol é tão importante, qual a melhor forma de escolher um imóvel a partir desse critério? É sobre isso que iremos explicar a seguir. Continue a leitura com a gente.

A posição solar por cômodos 

Os diversos ambientes da casa podem exigir iluminação natural de formas diferentes. Por isso, ao avaliar a posição do sol na residência que pretende comprar, considere cada cômodo de forma individual.

Para quartos e salas, o ideal é que haja boa iluminação durante todo o dia, mas sem excessos. Por isso, opte por posicioná-los nas faces norte ou leste, e caso seja necessário, utilize cortinas para bloquear o sol em dias mais quentes.

Por sua vez, banheiros e lavanderias são mais funcionais e podem receber iluminação solar o dia todo. No caso das cozinhas, a regra é a mesma, porém, é preciso certificar que a posição do sol não contribua para prejudicar a conservação de alimentos perecíveis.

Posição de janelas

Durante uma parcela do dia, qualquer imóvel precisa ter a incidência de raios solares. Portanto, confira se as janelas da residência recebem iluminação natural adequada.

Além disso, caso você opte por decoração com plantas, a melhor alternativa é escolher espécies que se adaptam ao tipo de ambiente que cada cômodo irá oferecer. Ou seja, se o ambiente for bem iluminado, escolha flores que gostam de sol.

Considere o clima da região

Conforme citamos anteriormente, os diferentes climas em cada região do Brasil impactam diretamente na escolha pela melhor posição do sol em um imóvel. 

Por isso, a dica é dar preferência à face norte em cidades mais frias e optar pela face sul em localidades muito quentes.

arte com informações sobre a posição do sol em relação aos pontos cardeais.

Aproveite as dicas na hora de comprar seu imóvel! 

Após compreender a importância de avaliar a posição do sol, não se esqueça de que todas as dicas que trouxemos precisam, é claro, estarem de acordo com as suas expectativas e preferências, não é mesmo?

Isso porque, mesmo que os diferentes posicionamentos solares se mostrem mais ou menos interessantes, a melhor avaliação da luz ideal precisa considerar o que você gosta. Ou seja,   é possível que aquele sol mais intenso te cause maior prazer do que as temperaturas mais amenas.

E seja qual for a sua escolha, não deixe de conferir as opções da Riva Incorporadora e encontre o apartamento dos seus sonhos.

Se gostou deste conteúdo, não deixe de conferir outros artigos no Blog da Riva Incorporadora!

CTA Riva

Post Anterior
Juros de Obra: o que é, como acessar a tabela e de que forma calcular
Próximo post
Os 7 bairros mais nobres de São Paulo: conheça melhor cada um deles