Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

10 dicas para um projeto de iluminação residencial incrível

  • 8 de janeiro de 2022
  • Equipe Riva
  • 15 minutos de leitura
10 dicas para um projeto de iluminação residencial incrível Riva Incorporadora

Para montar um bom projeto de iluminação para sala de estar, você deve observar alguns aspectos essenciais. Juntos, eles serão decisivos para alcançar os resultados desejados.

Você sabe qual a importância de um projeto de iluminação residencial?

O projeto de iluminação é fundamental para todo modelo de residência. Sendo assim, é importante você saber que para montar um bom projeto de iluminação residencial é necessário observar alguns aspectos essenciais.

Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir.

Com conhecimento necessário, é possível transformar seu lar em um ambiente mais bonito e aconchegante. Entretanto, isso requer atenção máxima aos fatores que possuem relação com a iluminação residencial.

Diante de tantas possibilidades, muita gente acaba se perdendo com os detalhes. Em alguns casos, tem pessoas que não sabem por onde começar. 

Ciente dessa dificuldade, preparamos esse artigo completo na Riva Incorporadora, para você ter todas as informações necessárias sobre projeto de iluminação residencial. Continue sua leitura e confira. Vamos lá!

Afinal, o que é um projeto de iluminação residencial?

Primeiramente, você precisa entender que o projeto de iluminação residencial utiliza a iluminação artificial para melhorar o ambiente de um imóvel. Com a iluminação bem feita é possível decorar melhor a arquitetura e destacar detalhes da decoração do ambiente.

É importante saber que o projeto de iluminação adequado vai garantir beleza e aconchego para o seu lar. Entretanto, esse trabalho deve ser feito por um profissional com especialização correta para criar o projeto de iluminação ideal para sua residência. 

Além disso, vale lembrar que você pode acompanhar ou se inspirar em outros projetos, porém, é preciso saber que cada projeto possui detalhes específicos. 

projeto de iluminação

Importância de um projeto luminotécnico

Como falamos acima, para conquistar um imóvel com um ambiente belo e confortável é preciso ter um projeto de iluminação bem feito na residência.

Então, é necessário ficar atento a alguns fatores essenciais como por exemplo temperatura de cor, escolha de lâmpada, modelo de iluminação e intensidade da luz.

Quando falamos em lar ideal, começamos a pensar em temas que possuem relação à arquitetura interna dos ambientes de uma residência, ao formato, às cores da mobília e ao estilo da decoração.

No entanto, até aí tudo bem, pois você precisa entender que todos esses elementos são importantes na composição dos ambientes do seu imóvel.

É importante compreender que para brilhar, todos os componentes da sua casa ou apartamento precisam receber a iluminação adequada. Dessa forma, você consegue destacar todo o projeto de iluminação da sua casa.

Afinal, com uma casa com a iluminação residencial bem feita, é possível ter uma decoração mais bela e aconchegante para receber a visita como amigos e familiares.

Entretanto, além de todos esses detalhes, você deve lembrar que o projeto de iluminação deve considerar as melhores opções para cada ambiente do seu imóvel.

Vantagens de apostar em um projeto de iluminação

Quando você escolhe um projeto de iluminação, é possível proporcionar uma série de vantagens para sua residência, para você e toda sua família. E isso vale tanto para um lar com muitos móveis ou que prefere uma decoração minimalista.

Com essa escolha você poderá ter benefícios como por exemplo decoração mais atrativa, clima mais agradável e funcionalidade.

Além disso, você terá sensação de bem estar e uma das melhores vantagens que é a economia de energia

Afinal, quem não quer reduzir os custos mensais? Logo, é importante você começar a sua análise para realizar o seu projeto de iluminação residencial.

projeto de iluminação

O que considerar ao iniciar um projeto de iluminação residencial

Como falamos acima, mesmo que você se inspire em outros projetos, é importante levar em conta uma série de fatores, afinal, cada projeto possui características específicas. Confira algumas etapas que separamos para você abaixo.

Tipos de luzes

Inicialmente, você deve avaliar quais são as  melhores formas de projetar a luz nos cômodos da sua residência

Você terá diversas alternativas. Por isso, é  importante você manter o foco nos materiais e detalhes que escolheu para o seu projeto, dessa forma, vai alcançar o resultado que espera.

Lustres

O lustre é um dos itens mais elegantes de uma residência. Eles são feitos para dar aquele toque de charme no ambiente do seu imóvel.

São itens especialmente usados para realçar a beleza arquitetônica ou locais estratégicos da decoração do seu apartamento ou da sua casa.

Atualmente, você encontra lustres dos mais diversificados formatos e composição material. Talvez o mais conhecido seja o de cristal, que esbanja sofisticação e brilho.

No entanto, você deve saber que essa está longe de ser a única alternativa para proporcionar luxo para seu imóvel. Se você quiser algo no teto que não seja tão reluzente, você tem à disposição os lustres de ferro forjado, muito presentes na decoração estilo industrial.

Além disso, sem perder a elegância, os lustres de madeira também são muito bem-vindos para trazer luz para os ambientes do seu lar.
Por sinal, esse tipo de material parece que nunca sai de moda. Ainda possuem a vantagem de ser talhado sob medida para harmonizar com o restante do espaço. Dessa forma, eles aparecem como uma espécie de meio-termo entre o cristal e o metálico.

projeto de iluminação

Spots

Normalmente, os spots caem bem no ambiente se você acompanhar com lustres. São sempre uma bela maneira de iluminar alguns ambientes da residência, como por exemplo as salas de estar, devido à capacidade de proporcionar um tom intimista e agradável.

Você pode escolher spots de trilho, que são direcionáveis conforme o projeto ou sua preferência no momento da decoração do ambiente.

Em outras palavras, eles podem ficar em uma posição para evidenciar detalhes do cômodo ou de algum importante elemento decorativo, como por exemplo um quadro. Dessa forma, você vai garantir um efeito incrível para o cômodo.

Sancas

Aqui, o grande objetivo consiste em proporcionar uma iluminação mais discreta para o ambiente residencial.
É importante você saber que normalmente, as pessoas buscam esse tipo de luz com a intenção de ganhar um pouco mais de amplitude em algum cômodo da casa. Entretanto, isso vai depender das linhas arquitetônicas e da mobília do ambiente.
Por isso, na hora que fechar o projeto de iluminação, você pode conversar com o especialista para  saber se vai valer a pena.

Cores no ambiente em um projeto de iluminação residencial

Como falamos acima, as nuances luminosas da sua sala de estar mudam de acordo com a preferência por lustres, spots dentre outros itens que você escolher. 

Sendo assim, é fundamental você considerar as cores que serão predominantes nos ambientes da casa, pois elas podem pender para o claro ou escuro. Em qualquer um dos casos, é interessante buscar o equilíbrio.
É importante ter atenção com essas escolhas porque vai influenciar diretamente no resultado final do projeto de iluminação residencial. Se o conjunto de detalhes do ambiente (paredes, tetos, dentre outros) estiverem com tonalidades escuras, é preciso ter o cuidado de optar por tonalidades de cores aptas para iluminá-la da forma que você espera.
Você deve saber que as cores quentes, geralmente amareladas, fazem muito sucesso em alguns cômodos do imóvel. Entretanto, é necessário atenção a esse ponto também, pois tudo depende das próprias cores das paredes. Isso porque elas podem perder o tom devido ao uso de uma incidência de luz inadequada.

Modelos de lâmpadas

As Lâmpadas são itens totalmente atrelados ao tópico anterior, a definição dos modelos das lâmpadas também é parte imprescindível do seu projeto. Basicamente, você deve saber que as opções modernas são as fluorescentes e as LEDs.

Na prática, ambas as opções ajudam na economia de energia, ao mesmo tempo em que exibem ótima vida útil. Dessa forma, com base nos diferentes tons disponíveis no mercado, você pode até combinar dois tipos distintos para obter uma cor em particular.

projeto de iluminação

Diferentes ambientes e iluminação

É fundamental você saber que no projeto de iluminação residencial é preciso ter atenção específica com cada ambiente da sua casa, para que a decoração fique da forma que você deseja.

Cozinha

A iluminação da cozinha deve ser bem iluminada porque é o local que você vai manusear utensílios e alimentos. É importante que seja um local com a bancada e outras superfícies com bastante luz.

E outro detalhe importante que você não pode esquecer é que a cozinha é um local que deve se usar luz fria.

Sala de estar

Na iluminação da sala de estar você deve usar uma luz difusa para espalhar e gerar uma sensação mais suave por todo o cômodo. É uma iluminação mais agradável e crucial para cômodos que recebem pessoas frequentemente.

Sendo assim, você também pode usar a luz quente na sala de estar também, pois ela proporciona uma sensação agradável.

Sala de jantar

Na sala de jantar é ideal você incluir no projeto de iluminação o uso de uma luminária no centro da sua mesa. O ambiente deve ser confortável porque é o cômodo que recebe as refeições.

Além disso, analise as peças para decorar o ambiente, como por exemplo luminárias, cores das mesas dentre outros itens.

Banheiro

No banheiro você pode utilizar uma iluminação difusa. É um cômodo que possui um clima mais relaxante. 

Dessa forma, é importante você interligar alguns itens, como uma luminária acima do espelho e bancada.

Quartos com projeto de iluminação

Neste cômodo você pode utilizar luz quente porque é uma parte da casa que precisa de uma sensação de acolhimento. 

Entretanto, você pode pensar em mais alguns itens para dar um destaque na decoração, como por exemplo abajures e spots. Lembre-se que o quarto deve ser um ambiente que transmite sensação de conforto.

Equilíbrio entre iluminação natural e artificial

É importante saber que o equilíbrio entre a iluminação natural e artificial, pois a luz natural pode influenciar positivamente em uma série de benefícios para você, como por exemplo economia de energia elétrica.

A iluminação natural oferece várias condições favoráveis para o nosso organismo, como melhoria na qualidade de sono, no estado de humor, dentre outras vantagens. Além disso, através da iluminação natural, é possível manter a casa com um ambiente mais arejado.

Atenção à temperatura das lâmpadas

Esse é um dos detalhes que também são importantes no projeto de iluminação é a escolha das lâmpadas. No momento que você escolher sua lâmpada, não pode esquecer de analisar a tonalidade da iluminação.

Por isso, você deve observar qual será o melhor tom de lâmpada para utilizar em cada cômodo do seu imóvel. É possível escolher tom mais amarelo (luz quente) ou mais claro (luz fria)

Pontos de reflexão

O especialista que realizar o projeto de iluminação na sua residência também deve ter atenção com os pontos de reflexão.

Em alguns momentos, a luz pode bater na superfície reflexiva em algum local do ambiente e refletir direto nos seus olhos. Esse fato pode incomodar sua visão e atrapalhar seu momento de descanso.

Portanto, é bom evitar pontos de luz perto de alguns itens como por exemplo espelho, monitores, mesa de vidro, dentre outros.

Benefícios da iluminação planejada

Assim como acontece em outras ocasiões da vida, tudo o que você consegue planejar tende a gerar ótimos resultados, com grandes chances de superar as expectativas iniciais. 

Assim sendo, ao pensar na iluminação da sua sala de estar em partes, você consegue se organizar melhor. Além disso, você ainda consegue diminuir o risco de se equivocar na escolha dos itens.

Entretanto, a partir de um projeto bem feito, fica fácil providenciar uma luz que seja funcional, além de melhorar a amplitude do ambiente e deixá-lo realmente confortável aos olhos. Por sinal, esse conforto visual é o primeiro passo para garantir uma casa feliz.

Aprendeu a importância de um projeto de iluminação? Veja outras dicas de decoração para seu lar

Como apresentamos durante todo o conteúdo, o projeto de iluminação é essencial para ter uma residência com um ambiente belo e aconchegante.

Como você viu, essa alternativa é bastante vantajosa para quem deseja ter um lar confortável e pronto para receber visitas.

Você pôde reparar durante a leitura que terá uma série de possibilidades para escolher para a sua residência. Nosso objetivo é apresentar a importância de levar em conta os mínimos detalhes.

Por último, não se esqueça de se orientar em seu projeto de iluminação para não gerar conflito com as texturas e cores das paredes da sua residência.

E para saber mais sobre o assunto, continue no  Blog da Riva Incorporadora. Você terá acesso a conteúdos exclusivos de uma organização com mais de 40 anos de experiência, qualidade e eficiência. Esperamos por você!  

projeto de iluminação

Post Anterior
Sair da casa dos pais: 7 dicas para você realizar esse sonho
Próximo post
O que é felicidade?