Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Apartamento na planta ou em construção? Saiba como escolher

  • 21 de setembro de 2023
  • Equipe Riva
  • 7 minutos de leitura
Apartamento na planta ou em construção? Saiba como escolher Riva Incorporadora

Conheça as características do apartamento na planta ou em construção e o que considerar na hora de fazer a sua escolha

Quando buscamos um novo lar, surgem várias opções e decisões a serem tomadas. Uma das primeiras escolhas que os compradores de imóveis enfrentam é se devem optar por um apartamento na planta ou em construção. 

Essa decisão pode parecer desafiadora, mas entender as diferenças entre essas duas alternativas é essencial para que você consiga definir qual delas melhor atende às suas necessidades.

Pensando nisso, vamos apresentar mais detalhes sobre cada opção e o que é preciso considerar na hora de decidir. Acompanhe conosco e saiba como fazer a melhor escolha. Boa leitura!

Quais são as diferenças entre um apartamento na planta ouem construção?

Antes de tomar a decisão de investir em um novo imóvel, é fundamental entender as particularidades entre as duas alternativas: apartamentos na planta e em construção. Afinal, ambas têm suas próprias vantagens e considerações a serem pesadas, o que influencia significativamente na escolha final. 

Apartamento na planta

Essa possibilidade trata-se de um projeto vendido antes de ser efetivamente construído. Isso significa que você está adquirindo um espaço com base em plantas arquitetônicas, visualizações em 3D e descrições detalhadas do que será o empreendimento quando finalizado. 

A grande atração aqui é a oportunidade de personalização, sendo possível, por exemplo, escolher os tipos de acabamentos, cores, revestimentos e até mesmo a configuração dos cômodos para atender às suas preferências pessoais. 

Assim, há um nível de controle e exclusividade difícil de ser alcançado em imóveis já finalizados. Além disso, geralmente, um apartamento na planta é mais barato, principalmente quando comparados a construções prontas e já valorizadas. 

Outra questão importante é que essa é uma ótima forma de investimento, pois, à medida que a construção avança e o mercado imobiliário evolui, há uma tendência de valorização do imóvel no futuro.

Apartamento em construção

Agora, optar por um apartamento em construção significa escolher um imóvel que já está sendo edificado, ou seja, que está em andamento. Uma das principais vantagens dessa escolha é a possibilidade de acompanhar de perto todas as etapas da obra.

Nessa alternativa, há uma maior sensação de segurança, uma vez que é possível verificar a qualidade da construção e fazer observações durante seu progresso. Além disso, o tempo de espera para a entrega costuma ser menor do que no caso de um apartamento na planta, já que sua edificação  está em andamento.

O preço desses imóveis também pode ser mais baixo em relação a apartamentos prontos, tornando essa opção mais acessível e lucrativa. 

O que considerar ao escolher seu apartamento na planta ou em construção?

Para tomar a decisão entre adquirir um apartamento na planta ou em construção é preciso fazer uma análise de diversos fatores. Isso porque a escolha entre essas duas opções impactará diretamente o seu investimento, o local onde você viverá e até mesmo o seu conforto futuro. 

A seguir, apresentamos alguns dos principais aspectos a serem considerados ao tomar essa importante decisão.

1. Construtora / incorporadora

A reputação da construtora ou incorporadora é um fator determinante nesse processo. Sendo assim, pesquise sua história, projetos anteriores, satisfação dos clientes e qualidade das entregas. 

Avalie se elas têm boas práticas de gestão, compromisso com prazos e garantia de qualidade na construção. Isso garantirá que você esteja lidando com uma empresa confiável que entregará o que foi prometido.

2. Localização

Outro ponto importante é a localização do empreendimento, sendo necessário verificar se o apartamento na planta ou em construção atende às suas necessidades, preferências e estilo de vida. 

Considere aspectos como acessibilidade, proximidade de serviços essenciais (escolas, hospitais, supermercados), infraestrutura da região e perspectivas de crescimento. Uma localização estratégica pode influenciar diretamente a valorização do imóvel ao longo do tempo.

3. Condições de financiamento

A compra de um imóvel é frequentemente feita por financiamento, por isso é fundamental entender quais são as opções disponíveis no mercado e verificar se vale a pena comprar apartamento na planta ou em construção.

Compare diferentes instituições financeiras, taxas de juros, prazos e planos de pagamento. Escolher um financiamento adequado à sua situação pode fazer uma grande diferença nas suas finanças a longo prazo.

4. Garantias e qualidade da construção

Analise cuidadosamente quais garantias a construtora oferece. Isso abrange questões como qualidade da construção, prazos de entrega e possíveis defeitos. Entender esses aspectos ajuda a evitar surpresas desagradáveis após a conclusão da obra.

5. Valorização imobiliária

Pesquise também a valorização histórica da região onde o imóvel está localizado. Isso pode ser um indicativo importante do potencial de lucro no futuro. Investir em uma área em crescimento pode aumentar significativamente o valor do seu apartamento ao longo dos anos.

6. Recursos financeiros

Ao comprar um apartamento, organize suas finanças pensando em todas as etapas do processo. Além do valor do imóvel, considere custos adicionais, como documentação, impostos, taxas de condomínio e possíveis imprevistos. 

7. Contrato e cronograma

Por fim, é fundamental que você leia o contrato de compra e venda com atenção, compreendendo todas as cláusulas, prazos, formas de pagamento e penalidades por atrasos. 

Verifique também o cronograma de entrega da obra e certifique-se de que ele atenda às suas expectativas. Compare as opções para saber qual delas é a mais interessante para sua realidade.

Encontre o imóvel ideal com a Riva 

Adquirir um apartamento na planta ou em construção é uma tarefa que demanda uma avaliação das suas necessidades, preferências e recursos. Lembre-se nesse momento das vantagens de montar um imóvel do seu jeito, da oportunidade de pagar valores mais baixos na compra e, possivelmente, ter lucro no futuro.

A Riva Incorporadora oferece opções que atendem às diferentes exigências do mercado imobiliário. Nossas unidades contam com acabamento diferenciado, segurança, lazer, localização privilegiada, entre outros benefícios.
Para conhecer nossos empreendimentos, tirar dúvidas e dar o próximo passo rumo ao seu novo lar, fale diretamente com a Riva via WhatsApp!


Post Anterior
Checklist para morar sozinho: tudo o que você precisa saber
Próximo post
Comprovante de renda: o que é, para que serve e principais documentos