Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Comprovante de renda: o que é, para que serve e principais documentos

  • 26 de setembro de 2023
  • Equipe Riva
  • 8 minutos de leitura
Comprovante de renda: o que é, para que serve e principais documentos Riva Incorporadora

Precisa atestar o quanto você ganha, mas não sabe qual documento apresentar? Conheça ótimos exemplos de comprovante de renda!

Em diversos casos que envolvem finanças pessoais e procedimentos burocráticos, você pode se deparar com a necessidade de apresentar um comprovante de renda. Esse é um documento importante para ajudar as empresas e instituições bancárias a entenderem como é a sua situação financeira.

No entanto, o comprovante de renda não é um documento único e fácil de ser identificado, como é o caso do RG e CPF. Para quem é autônomo ou não tem um emprego formal, muitas dúvidas podem surgir sobre o que é válido apresentar.

Por esse motivo, vale a pena conferir mais detalhes sobre quais documentos comprovam a renda. Neste post, tire suas principais dúvidas sobre o assunto!

O que é um comprovante de renda?

O comprovante de renda é todo documento que seja capaz de apresentar informações sobre os rendimentos recebidos por uma pessoa em determinado período, como quinzena, mês ou demais intervalos.

Nesse relatório, podem estar presentes rendas fixas ou variáveis, desde que relacione os recebimentos de uma pessoa com a sua identidade. Sendo assim, é necessário que apresente o nome completo e documento do indivíduo para provar a sua autenticidade.

Para que serve o comprovante de renda? 

A comprovação de renda serve para dar segurança às empresas de que você, na posição de cliente, será capaz de pagar uma dívida que se propõe a fazer. Por esse motivo, esse documento costuma ser solicitado ao tentar assumir um compromisso financeiro, como em um financiamento imobiliário, na solicitação de um cartão de crédito, entre outras operações.

Isso porque o relatório é utilizado na análise de crédito de uma empresa, banco ou instituição financeira para conhecer o perfil do cliente. Histórico de compra e de pagamentos, Score e demais fatores podem ser avaliados junto à renda para a decisão da concessão dos valores e dos limites disponíveis.

Ao solicitar um financiamento ou crédito associativo imobiliário, por exemplo, a instituição financeira pode pedir documentos como CPF, RG, holerite mais recente, extrato bancário, comprovante de declaração de renda e muitos outros. Se for comprovado que você consegue arcar com as novas despesas, há mais chances de o benefício ser concedido.

Por essa razão, saber como encontrar o seu comprovante de renda vai fazer toda a diferença na hora de comprar um apartamento ou um carro, pedir um empréstimo e em várias outras situações.

Quais são os documentos que comprovam renda?

Mas, afinal, o que serve para comprovação de renda? Essa é uma dúvida presente entre muitas pessoas, uma vez que existem diferentes maneiras de ganhar dinheiro profissionalmente.

A seguir, confira alguns documentos clássicos que servem como comprovante de renda online ou físico!

Imposto de Renda (IR)

O Imposto de Renda é uma obrigação a todos os cidadãos com rendimentos anuais superiores a R$ 28.559,70. Por descrever o quanto um indivíduo ganhou como pessoa física no último ano, a declaração de contribuinte pode ser utilizada como comprovante de renda nos processos que solicitam esse documento.

Extrato bancário 

Com o extrato bancário também é possível resumir a atividade na conta em determinado período. Sendo assim, pode ser utilizado nas análises de crédito, principalmente como comprovante de renda INSS.

Nesse caso, é necessário baixar o extrato do período determinado pela instituição financeira para a avaliação. Além disso, os bancos permitem filtrar apenas as entradas na conta. Desse modo, você pode preservar a sua privacidade ao entregar o documento.

Holerite

O holerite é o recibo do salário bruto e líquido dos profissionais com carteira assinada. Esse documento é vantajoso, pois mostra os descontos mensais das despesas como colaborador, indicando o quanto recebeu, de fato, no mês.

Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)

Apresentar a carteira assinada também é uma maneira de comprovar renda. No entanto, diferentemente do holerite, na CTPS está apenas o salário bruto, sem os descontos. 

Quais são os comprovantes de renda para profissionais autônomos?

Ao trabalhar por conta própria, não há holerites nem carteira assinada para atestar os recebimentos. No entanto, existem outros tipos de documentos válidos como comprovante de renda de autônomo.

Saiba o que apresentar se você for um profissional liberal, autônomo ou Microempreendedor Individual (MEI).

Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore)

A Decore é uma declaração que os profissionais liberais e autônomos podem emitir para comprovar os seus rendimentos.

Recibos de aluguel, declaração de Imposto de Renda e demais atividades financeiras podem ser incluídas nesse relatório que serve como comprovante de renda autônomo.

O importante, nesse caso, é que o documento seja emitido por um profissional de contabilidade devidamente regularizado nos Conselhos Regionais.

Recibo de Pagamento Autônomo (RPA)

Existe também a possibilidade de emissão de um documento chamado Recibo de Pagamento Autônomo quando há um acordo de prestação de serviços temporários, seja como pessoa física, seja como pessoa jurídica. O registro atua de forma semelhante a uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e indica os recebimentos do indivíduo.

Cadastro Positivo

Uma boa gestão das finanças pessoais também pode ser útil para comprovar renda quando você não recebe regularmente. Isso porque o Cadastro Positivo pode ser um indicador de pagamento em dia das contas, independentemente da periodicidade das entradas financeiras.

Vale destacar que não são todas as empresas que aceitam o Cadastro Positivo como um comprovante de renda. No entanto, ao ter um perfil adimplente, é possível ter acesso a mais benefícios de crédito.

Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI)

Se você é MEI, pode aproveitar a DASN-SIMEI para declarar renda. Esse é um documento obrigatório para todo Microempreendedor Individual, que deve ser emitido anualmente, para informar quais foram os recebimentos em seu CNPJ no último ano.

Com a média dos valores recebidos nesse intervalo, as instituições financeiras podem conhecer a sua renda como pessoa física, auxiliando na análise de crédito. Por esse motivo, é fundamental guardar o comprovante da DASN-SIMEI de modo a utilizá-lo como comprovante de renda MEI.

Onde apresentar o comprovante de renda?

Como visto, são várias situações que podem solicitar o comprovante de renda, desde um crediário de uma empresa até um financiamento imobiliário. Por isso, saber quais são os documentos que servem para essa finalidade pode simplificar diversos processos.

Sendo assim, agora que você sabe o que pode ser usado como comprovante de renda, mantenha esses documentos organizados e com fácil acesso. Desse modo, sempre que precisar, basta apresentá-los para agilizar a sua análise de crédito.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, aproveite a visita e entenda melhor o que é a análise de crédito e quando é realizada!


Post Anterior
Apartamento na planta ou em construção? Saiba como escolher
Próximo post
Como é morar no bairro São Bento (BH): a escolha ideal para quem busca qualidade de vida