Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Apartamento pequeno: confira essa boa oportunidade de investimento

  • 13 de fevereiro de 2023
  • Equipe Riva
  • 7 minutos de leitura
Apartamento pequeno: confira essa boa oportunidade de investimento Riva Incorporadora

A procura por um apartamento pequeno para investir tem aumentado cada vez mais, principalmente nos grandes centros urbanos, como São Paulo. Isso porque, com um estilo de vida mais dinâmico, muitos preferem estar em um imóvel compacto e bem localizado.

Além disso, os empreendimentos mais completos estão em condomínios que oferecem uma ampla gama de benefícios, como lavanderia, espaço fitness e bicicletário

Dessa forma, você continua com acesso a essas vantagens, mesmo morando em uma unidade menor.

Sendo assim, continue a leitura deste conteúdo e confira mais detalhes sobre todas as vantagens de comprar um apartamento pequeno e veja quais são as melhores opções disponíveis no mercado!

A tendência dos apartamentos pequenos e como surgiu

O aumento da oferta de apartamentos pequenos pode ser explicado por fatores econômicos e mudanças socioculturais. 

Isso porque, desde 2015, algumas regras do Plano Diretor de São Paulo limitam a construção de prédios altos a áreas próximas de transporte público, o que inflacionou o custo de terrenos.

Como solução, as plantas passaram a ter metragem menor, especialmente para unidades com 1 dormitório. Sendo assim, a média que era de 55,7 m² passou para 33,2 m² em 2019. 

Ainda existe uma mudança na lei para aumentar o limite de construção, mas a justiça suspendeu o processo em dezembro de 2019.

Quais são as características de um apartamento pequeno

Um apartamento pequeno mede cerca de 60m², 40m² ou 20m² e é ideal para pessoas que buscam conforto numa rotina agitada. Atualmente, os apartamentos studio são os mais populares nessa configuração.

Esse modelo de moradia se tornou comum nos EUA há aproximadamente 10 anos, a partir da necessidade de moradias para pessoas que passam pouco tempo em casa, tornando-se uma boa opção para o primeiro imóvel.

Sendo assim, o studio é uma edificação compacta com ambientes integrados e poucas divisões, com quartos e banheiros setorizados. Mas apesar do tamanho pequeno, a disposição interna traz muito conforto para os moradores.

Então, dentre as características principais desses empreendimentos, podemos citar o conceito de “espaço aberto”, com pé-direito duplo que melhora circulação e amplitude vertical.

Comprar apartamento pequeno para investir: confira todos os motivos!

casal sentado em sala de estar de apartamento pequeno.

Os apartamentos menores contam com diversas vantagens quando comparados a imóveis maiores. Alguns dos pontos mais importantes estão relacionados aos custos, praticidade e localização. Entenda melhor cada um deles a seguir!

Valores atrativos

O tamanho de um imóvel influencia diretamente seu valor. Por serem menores, os apartamentos compactos possuem preços mais acessíveis, sendo uma opção viável para qualquer tipo de investidor. 

Além disso, o aumento da procura por este tipo de empreendimento contribui para sua valorização imobiliária.

Também vale ressaltar que trata-se de um investimento especialmente atrativo em tempos incertos, como vimos com a crise financeira causada pela pandemia de COVID-19. 

Dessa forma, ao optar por um apartamento pequeno, é possível preservar e até ampliar o patrimônio, mesmo em períodos de instabilidade econômica.

Retorno mais rápido

A procura por apartamentos compactos é crescente no mercado imobiliário, o que faz com que eles tenham uma valorização rápida. 

Portanto, se você quer investir para alugar ou revender, é uma ótima opção para obter retorno em menos tempo.

Baixa Manutenção

O tamanho reduzido também traz outras vantagens em termos de economia, tais como gastos menores com mobília e decoração, contas de água e luz, reformas e consertos, e tributação do IPTU

Além disso, ao invés de adquirir muitos itens para preencher um espaço grande, é possível investir em peças de qualidade em menor quantidade, o que também ajuda a preservar a estética do ambiente.

Outro ponto que vale a atenção é a maior facilidade de gerenciar a iluminação e os gastos com reformas e consertos, devido ao tamanho menor do imóvel.

Localização

A localização privilegiada de grande parte dos apartamentos pequenos é um diferencial que valoriza ainda mais esse tipo de imóvel.

Afinal, em bairros com boa infraestrutura, perto de transporte público e comércio, o valor da propriedade tende a ser maior.

Boa infraestrutura, lazer e serviços em empreendimentos novos

Ao investir em um apartamento pequeno, opte por empreendimentos modernos com áreas comuns, boa infraestrutura, segurança e ampla oferta de comércio e serviços. 

E isso tudo deve ser aliado a uma localização privilegiada, com mais mobilidade e a possibilidade de conforto e comodidade.

Para quem o apartamento pequeno é ideal?

casal feliz com seu próprio apartamento pequeno.

Pessoas que estão buscando novas formas de diversificar os investimentos e desejam oportunidades no setor imobiliário podem se beneficiar bastante de um apartamento pequeno. 

Isso porque este tipo de empreendimento conta com preços reduzidos, é quitado em menos tempo e tem alta procura no mercado, facilitando o aluguel ou a revenda.

Outro ótimo perfil para esses imóveis são jovens estudantes, que procuram locais mais próximos das instituições de ensino ou de onde fazem estágio. Além disso, terão mais facilidade para se deslocar e sofrerão menos com as manutenções diárias.

Por isso, se você está procurando um imóvel para um filho morar, os studios são ótimas opções.

Conheça empreendimentos Riva para investir!

Investir em um apartamento pequeno pode trazer muitos benefícios, como economia financeira, menos trabalho na hora da limpeza e organização, localização privilegiada e opções de lazer e conveniências próximas. 

Além disso, esses espaços são mais fáceis de manter e proporcionam uma vida organizada, com mais tempo livre para viver diversas experiências.

Por isso, a Riva Incorporadora disponibiliza unidades studio em um dos melhores projetos do mercado nacional, o Do It Residences. Trata-se de uma nova forma de viver em SP, com tudo que há de mais moderno para proporcionar a você um novo estilo de vida.

Portanto, se a localização é um requisito importante para você, pode conferir os empreendimentos localizados na Faria Lima e na Vila Olímpia. Dessa forma, você terá acesso a muito lazer e mobilidade nas principais regiões da cidade.

Ambos contam com infraestrutura completa composta por piscina, espaço fitness, lavanderia, bicicletário, minimercado, área gourmet e muito mais!

E para continuar acompanhando as melhores oportunidades de investimento no setor imobiliário, acompanhe o Blog da Riva Incorporadora!

CTA Riva.

Post Anterior
Bicicletário para condomínio: conheça a tendência e seus benefícios
Próximo post
Como financiar um apartamento: Conheça todas as possibilidades