Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Bodas de casamento: significado dos meses

  • 7 de setembro de 2022
  • Equipe Riva
  • 8 minutos de leitura
Bodas de casamento: significado dos meses Riva Incorporadora

Você sabia que existem nomes específicos para as bodas de casamento em meses?

O primeiro ano da vida do casal é muito importante, pois ele se trata de um período em que se compartilha momentos especiais e, principalmente, de muita descoberta.

Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir!

É muito natural querer comemorar os bons momentos com a pessoa amada. Por isso, saber os nomes e significados das bodas dos meses de casamento pode ajudar na hora de decidir como celebrar da melhor maneira.

Pensando nisso, a Riva Incorporadora vai te explicar cada uma das bodas do primeiro ano de casamento e, de quebra, te dar algumas dicas de como comemorar esse período mágico! Continue lendo para saber mais!

Afinal, o que são as bodas de casamento?

As bodas se referem à celebração de aniversário de casamento, ou seja, comemorações para marcar os períodos de tempo anuais de um relacionamento.

O termo boda vem do latim vota, que significa promessa. Então, a boda consiste em relembrar os votos que duas pessoas fazem ao realizar o matrimônio: de se amarem, de se respeitarem e de manterem um lar feliz.

De acordo com a tradição, em pequenos povoados na Alemanha se ofereciam coroas de prata e de ouro para os casais que completavam 25 e 50 anos juntos, respectivamente.

Foi daí que surgiram os termos bodas de prata e de ouro, e esse costume se popularizou pelo mundo. Inclusive, essas bodas de casamento são bastante conhecidas aqui no Brasil.

Conheça as primeiras bodas de casamento, seus meses e significados

Geralmente, as pessoas conhecem as bodas relacionadas aos anos de casamento, mas você sabia que também existem aquelas que dão nome aos meses?

Esse costume surgiu porque muitas pessoas gostam de comemorar os “mesversários”, isto é, aniversários dos meses do relacionamento afetivo. Confira quais são na arte a seguir: 

Infográfico sobre bodas de casamento.

Portanto, se você está casado e busca ideias para celebrar a cada mês, preparamos agora uma lista com cada nome e significado das bodas dos meses de casamento.

Confira a seguir!

1º mês: bodas de beijinho

O termo beijinho se refere a um doce brasileiro composto por doce de leite e coco ralado, mas também se refere ao diminutivo de beijo.

Como é o primeiro mês do casamento e o casal está ainda em lua de mel, que tal pensar num jantar romântico para encher o seu parceiro ou parceira de beijinhos?

2º mês: bodas de sorvete

No calor brasileiro, o sorvete é uma das sobremesas mais pedidas. Afinal, trata-se de algo delicioso e refrescante.

Então, que tal chamar a pessoa amada para visitar aquela sorveteria onde vocês tiveram vários encontros? Ou então comprar um pote de sorvete e dividi-lo assistindo um filme?

Esses momentos aumentam a intimidade do casal e são uma forma bacana de celebrar a vida a dois.

No 3º mês, a boda da diversão: algodão doce

Nesse mês, o algodão doce representa as bodas de casamento. Trata-se de outra sobremesa leve, divertida e que remete aos momentos de diversão do casal.

Assim, você pode comemorar em um parque de diversões, andando nos vários brinquedos e dividindo bastante algodão doce com seu companheiro ou companheira.

4º mês: bodas de pipoca

As bodas de casamento do 4º mês se chamam bodas de pipoca. A pipoca simboliza a felicidade e alegria do casal.

Portanto, nada mais justo que você chamar o parceiro ou parceira para ir ao cinema. Para quem precisa economizar, basta fazer um balde de pipoca e escolher um filme que ambos gostem!

O 5º mês é representado pelas bodas de chocolate

Se você tivesse que escolher um doce que remetesse ao romantismo e à sensualidade, certamente pensaria no chocolate, não é mesmo? Não é à toa, pois ele é uma delícia!

Uma ideia é presentear a pessoa amada com o seu chocolate preferido ou então fazer uma sobremesa especial. Certamente, ela se sentirá muito querida por você!

6º mês: bodas de plumas

As plumas representam a leveza das bodas de casamento. Pessoas leves atraem boas energias, afastam a negatividade e proporcionam bem-estar a quem está ao seu redor.

Dito isso, você pode investir em um presente mais prático: um bom travesseiro de plumas que você pode colocar na cabeceira da cama para remeter a essa época.

No 7º mês, as bodas de purpurina

A purpurina simboliza o brilho e o encanto de compartilhar momentos com a pessoa amada. Esse luz inunda o ambiente, tornando tudo mais bonito e cheio de vida.

Diante disso, uma ideia é fazer uma pequena festa, com muita purpurina e dividir esse momento com outras pessoas queridas.  

Oitavo mês: bodas de pompom

Uma bola macia de pelos, o pompom simboliza o toque suave e agradável.

Portanto, em vez de fazer grandes gestos, que tal abraçar o seu companheiro ou companheira e reforçar essa proximidade? Isso certamente faz toda a diferença!

O mês do nascimento: bodas de maternidade

Se você ainda não está planejando ter filhos, pode se tranquilizar. As bodas de maternidade simbolizam que o relacionamento passou pelo ciclo de gestação: com algumas dores, mas com um fruto que valeu a pena.

Essa é a hora em que você pode criar um álbum de fotos com todos os momentos compartilhados até então. Um presente único e especial que ficará na memória!

Alianças com flores ao fundo. Imagem ilustrativa para texto Bodas de casamento meses.

10º mês: bodas de pintinho

Nas bodas de casamento do 10º mês, o pintinho significa o filhote que já se libertou da proteção da casca do ovo e se encaminha para o desenvolvimento completo.

De igual modo, você passou a conhecer melhor a pessoa amada e juntos cooperam para o crescimento de um relacionamento saudável.

Já pensou em criar um cartão personalizado em que você lista os melhores aspectos do seu parceiro ou parceira? Isso é um gesto muito delicado de respeito e admiração.

11º mês: bodas de chiclete

Nesse mês, o chiclete representa o prazer e a delícia da vida a dois. Dessa maneira, proponha alguns momentos mais íntimos com a pessoa amada, em que vocês possam ficar agarradinhos e ter maior proximidade.

Bodas de papel: 1 ano de vida do casal

Por fim, as bodas de casamento de 1 ano são chamadas de bodas de papel. Apesar do papel ser frágil, o importante é a história que está sendo escrita nele.

Então, sugerimos que você volte à nossa primeira dica e realize um jantar romântico. Nele, vocês podem falar sobre sonhos e planos, como o de comprar um imóvel, por exemplo.

Quer saber como alcançar esse objetivo? Continue lendo nosso artigo!

Que tal comemorar as bodas do primeiro ano de casamento com um imóvel da Riva?

Com a Riva Incorporadora, você pode celebrar as bodas dos meses do casamento da melhor maneira: com a chave da sua casa própria em mãos!

Somos uma construtora que atua em diversos estados do Brasil, buscando facilitar o sonho da casa própria para milhares de brasileiros, com atendimento 100% digital e personalizado.

Então, se você deseja realizar esse sonho, fale com um consultor e tire todas as suas dúvidas!

Gostou do conteúdo? Então, continue aqui no Blog da Riva Incorporadora e acesse outros artigos exclusivos!

CTA da Riva.

Post Anterior
Iluminação natural: veja como é aplicada e seus benefícios
Próximo post
Quarto minimalista: entenda o conceito e confira dicas para montar o seu