Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

3 dicas para você garantir uma casa feliz

  • 2 de setembro de 2021
  • Equipe Riva
  • 5 minutos de leitura
3 dicas para você garantir uma casa feliz Riva Incorporadora

Entenda os benefícios que uma casa feliz pode gerar e como afeta a saúde dos moradores.

Todo mundo deseja morar bem e experimentar uma vida tranquila. O primeiro passo para isso está em aceitar que, assim como os instantes de alegria, os momentos ruins também passam. Outro ponto é se dar conta de que uma casa feliz se constrói com hábitos simples.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir.

Ao contrário do que você possa pensar, não é preciso de muito esforço para sentir os benefícios de uma rotina agradável. Basta que todos os moradores participem do processo e comemorem cada mudança positiva da forma que acharem melhor.

Quer uma ajuda para começar? Acompanhe as nossas 3 dicas e transforme seu dia a dia!

O bem-estar é importante

Ânimo e energia são ingredientes cruciais para desenvolver qualquer atividade, seja doméstica, seja relacionada ao trabalho ou aprendizado de conteúdos. E para que essas características andem de mãos dadas, você precisa estar à vontade consigo e com a realidade à sua volta.

Esse cenário se torna difícil de alcançar quando os ambientes de convívio estão desorganizados ou com uma estética que não reflete nossa personalidade. Como ter uma casa feliz desse jeito? O resultado provável é que a sua rotina fique cada vez mais chata, monótona e desgastante.

Felizmente, é possível reverter a situação com hábitos de organização. O objetivo é manter tudo em seu devido lugar para otimizar as tarefas na residência e ter lugares mais aconchegantes, onde você possa se dedicar aos períodos de lazer, trabalho e descanso ao máximo.

Casa arrumada é casa feliz

A organização promove bem-estar por vários motivos. Ela mantém os cômodos bonitos e convidativos, o que traz inspiração para o morador cumprir todas as suas obrigações e, depois, relaxar. Quem frequenta um espaço livre de bagunça tem menos distrações e coisas para resolver.

Ambientes organizados também fazem você se sentir melhor por não precisar procurar diversos pertences a todo instante, o que geraria perda de tempo e desperdício de energia. Dessa forma, os sentimentos de frustração, raiva e até tristeza são menos frequentes.

Mas afinal, como manter tudo arrumado para morar bem? Veja as dicas que temos para você!

1. Faça um local por vez

Muitas pessoas começam a organização com muito foco e, após alguns minutos, desanimam por não verem grandes avanços. Uma dica para evitar essa perda de concentração é arrumar um lugar por vez e só sair dele quando terminar a tarefa.

Se fizer um pouco a cada dia, você não precisará se dedicar tanto ao imóvel. O ideal é investir em uma limpeza doméstica completa por semana e cuidar de pequenas manutenções ao longo dos outros dias. Isso inclui ações como arrumar as camas, guardar roupas que estão no varal e lavar a louça logo após comer.

2. Desapegue sem medo

Já parou para pensar que a sensação de bagunça pode ter origem no excesso de pertences? Se você capricha na organização e, mesmo assim, sente falta de ordem, talvez esteja na hora de desapegar de algumas coisas — acessórios, itens de vestimenta, móveis velhos, documentos sem utilidade etc.

Os artigos pequenos são os piores porque se acumulam facilmente, poluindo os cômodos. Então, ao encontrar algo que não cumpre mais função na casa, passe para frente quanto antes. Dependendo das condições do produto, você pode doar, vender ou jogar fora. O importante é eliminar o apego pelo material.

3. Priorize a visibilidade

Aquilo que não é visto tem mais chances de acabar esquecido no armário, na despensa ou na gaveta. E você não quer desvalorizar suas coisas, certo? Manter tudo escondido também prejudica sua rotina, fazendo com que perca minutos valiosos procurando artigos.

Uma boa tática de organização é deixar o máximo de coisas à vista. O item não precisa estar aparente na decoração, mas no local de armazenamento para que você consiga escolher a peça ideal. Por exemplo, em vez de empilhar 3 camisas em um único cabide, coloque cada uma em um suporte individual.

Pode ter certeza de que essas dicas farão milagres na sua rotina. A vantagem é que poucas ações são suficientes para transformá-las em hábitos saudáveis. Afinal, você vai perceber os resultados rapidamente e desejar uma casa feliz todos os dias.

Agora que sabe quais passos cumprir para morar bem, compartilhe nas redes sociais e ajude outras pessoas!

CTA da Riva

Post Anterior
O que é decoração estilo industrial?
Próximo post
8 ideias de cores para apartamentos