Como financiar um imóvel na planta?

  • 24 de setembro de 2021
  • Equipe Riva
  • 9 minutos de leitura
Como financiar um imóvel na planta? Riva Incorporadora

Quem está pronto para realizar o grande sonho da casa própria, muitas vezes, se pergunta se financiar imóvel na planta é uma boa solução. Descubra agora e veja como funciona!

Você está planejando a compra da sua casa própria? Saiba que financiar imóvel na planta pode ser uma ótima opção, afinal de contas, investir em um empreendimento que ainda vai ser construído tem inúmeros benefícios.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir.

Todos sabem que comprar uma casa ou apartamento é uma decisão muito importante. Na maior parte dos casos, é a maior aquisição que se faz na vida. Por isso, ela tem que ser bem pesquisada e pensada. Hoje, você tem várias razões para comprar apartamento na planta, e é sobre isso que vamos falar agora.

Continue a leitura para entender o que é, na verdade, um imóvel na planta, para saber como funciona o financiamento e, claro, para conhecer as vantagens dessa compra! Boa leitura!

O que é imóvel na planta?

O imóvel na planta é o que permite que as pessoas negociem quando a propriedade ainda está no terreno ou em obras. Normalmente, o prazo médio para que o imóvel fique pronto é de 30 meses, sempre podendo variar de 18 a 36 meses, afinal, tudo depende da complexidade e do tamanho do empreendimento, além de outros fatores.

Sem dúvida alguma, o imóvel na planta é uma alternativa para as pessoas que têm mais tempo para planejar a forma como vai pagar o bem, podendo negociar as prestações e condições do financiamento, por exemplo.

Como comprar um imóvel na planta?

São duas etapas quando você compra um imóvel ainda na planta:

  • pré-entrega;
  • pós-entrega.

Durante o período em que a obra estiver em execução, que mostramos que gira em torno de 16 a 36 meses, você só terá que pagar os valores da entrada e as primeiras prestações da propriedade.

Esse valor de entrada é cobrado, pois a quantia vai ser usada pela construtora para que consiga dar andamento nas obras. Com isso, evita-se um grande receio que as pessoas têm ao optar por essa modalidade: atraso no prazo de entrega do imóvel que foi estabelecido em contrato.

Durante o período de conclusão da obra, você terá que pagar as primeiras mensalidades do empreendimento, podendo até diluir o valor da entrada entre as prestações. Vale destacar outra diferença, quando comparamos com o financiamento tradicional: antes de as chaves serem entregues, a construtora não vai poder cobrar juros por causa do pagamento parcelado.

Sobre as mensalidades, o que será aplicado é somente uma correção monetária baseada no INCC (Índice Nacional de Construção Civil). Depois de entregar as chaves, você vai poder decidir se vai pagar o saldo restante à vista ou se vai optar por um financiamento. Lembrando que essa escolha pode ser feita, também, na hora da compra e da assinatura do contrato, no entanto, é comum que seja feita depois da entrega das chaves.

Como, na maioria das vezes, poucas pessoas têm esse valor em mãos para quitar a propriedade logo na assinatura do contrato, a melhor opção passa a ser o financiamento. Para aqueles que decidem pela compra do bem na planta, nessa hora, surgem as principais vantagens dessa modalidade, quando comparamos com o financiamento convencional de imóveis prontos.

Quais os benefícios de financiar imóvel na planta?

Veja, abaixo, algumas das vantagens de investir em financiamento do imóvel na planta!

Oportunidade de personalizar o imóvel

Você sonha em ter um apartamento com todos os detalhes personalizados e bem decorado por você? Então, a boa notícia é que a compra de um imóvel na planta vai proporcionar isso. Geralmente, as construtoras até permitem algumas mudanças pequenas no projeto inicial.

Você vai conseguir, por exemplo, ainda na etapa da construção, colocar móveis, revestimentos e pisos planejados, de acordo com o seu gosto. E sabe o que é melhor? Ao investir na personalização, seguindo os seus desejos, enquanto o imóvel está sendo construído, você acaba economizando dinheiro e tempo com reformas. Afinal, tudo estará do jeitinho que você sonhou!

Imóvel novo

A compra de um imóvel na planta exige tempo e muita paciência para aguardar o término da obra. No entanto, quando você fecha o negócio com uma empresa séria, tem a garantia de que vai ter um imóvel totalmente novo em mãos.

Como estamos falando de um apartamento novinho em folha, você não terá que pensar em manutenções e reparos em um futuro próximo. Então, comprar na planta significa que você vai ter tudo novo em seu imóvel, não somente o empreendimento em si, mas tudo vai estar pronto para ser utilizado.

Excelentes condições de pagamento e preço acessível

Outro benefício que não podemos deixar de mencionar é o preço do imóvel da planta, que tende a ser mais acessível do que o de um pronto. Normalmente, é até 20% mais em conta do que a propriedade finalizada. Além disso, as prestações costumam ter valores menores que o aluguel.

Sem contar que algumas construtoras oferecem a opção de parcelar a entrada do apartamento até que as chaves sejam entregues, por exemplo. Para quem não tem pressa e pode aguardar o tempo da construção, e, principalmente, para quem quer comprar sua propriedade com valor menor, o imóvel na planta pode ser bem mais barato, quando comparado com as outras opções que existem no mercado imobiliário.

Potencial de valorização do imóvel

Esse é outro grande benefício de financiar um imóvel na planta: o potencial de valorização do bem após pronto. Pense no seguinte: você negocia em um valor mais em conta a compra do empreendimento ainda em construção e, quando ele é finalizado, você tem em mãos um patrimônio que pode acabar rendendo até 50% a mais do que o valor investido.

Uma dica: seja bem criterioso na hora de escolher o seu apartamento. Caso você queira ter um bom retorno, analise o local da construção, as tendências do mercado, a região ao redor e, claro, a estrutura do imóvel. São detalhes que vão contribuir significativamente para a valorização do bem após a obra ser finalizada.

Por fim, é importante ter em mente que, para fazer um excelente financiamento, algumas dicas devem ser seguidas. Confira quais são:

  • escolha a construtora com muito cuidado, sempre optando pelas empresas conhecidas, sérias e respeitadas;
  • faça várias simulações, analisando condições de pagamento, taxas de juros e verificando as linhas de crédito mais interessantes para o seu perfil;
  • conheça a documentação exigida para fazer o financiamento;
  • jamais comprometa acima de 30% da sua renda total na prestação do financiamento;
  • faça um planejamento financeiro cuidadoso e sempre se prepare para custos adicionais, como matrícula do imóvel, impostos, ITBI, documentação etc.

Como você pode ver, financiar imóvel na planta é mais uma forma de assegurar que você vai comprar a moradia perfeita para você e sua família. Mas, para fazer tudo de maneira certa, procure seguir todas as regras do financiamento e sempre avalie o seu orçamento para que tudo aconteça sem problemas.

Gostou de saber mais sobre o financiamento de imóvel na planta? Aproveite e compartilhe este texto nas suas redes sociais para que mais pessoas possam ficar por dentro dessas vantagens!


Post Anterior
10 ideias de home office em apartamento pequeno
Próximo post
Os melhores bairros para morar no Rio de Janeiro

Receba nosso contato para saber mais sobre como podemos te ajudar a encontrar o imóvel ideal.

  • Hidden
    Sobrenome do usuário (Campo oculto, preenchido dinamicamente após envio)
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
    Site da Web – Website – URL
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Fique tranquilo(a), você não estará assumindo nenhum compromisso com a Riva.