Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Finanças pessoais: como se organizar para comprar um imóvel?

  • 31 de agosto de 2023
  • Equipe Riva
  • 8 minutos de leitura
Finanças pessoais: como se organizar para comprar um imóvel? Riva Incorporadora

Organizar as finanças pessoais é o primeiro passo para conseguir comprar um imóvel. Confira algumas dicas para colocar esse plano em prática!

Comprar um imóvel pode ser o próximo passo na jornada de muitas pessoas, mas alcançar esse objetivo se torna mais difícil sem ter controle das finanças pessoais. Estabelecer um orçamento, ter conhecimento sobre os gastos mensais e saber se planejar são etapas importantes para atingir essa e outras metas que demandam juntar dinheiro.

Para ajudar você, explicamos mais sobre essas e outras etapas da organização financeira neste post. Então, continue com a gente e confira as principais dicas para atingir sua meta!

Quanto dinheiro guardar para comprar um apartamento?

Embora seja possível comprar um apartamento sem nenhuma entrada, é recomendável ter em torno de 30% do valor escolhido para adquirir o bem antes de começar suas buscas. Isso já garante que você encontre as melhores oportunidades dentro do seu orçamento inicial.

Atualmente, o mercado disponibiliza várias alternativas para quem deseja realizar o sonho da casa própria, com modalidades como financiamento, consórcio e pagamento à vista.

No entanto, caso você não planeje juntar o preço integral de um imóvel, uma das maneiras mais interessantes de adquirir sua casa própria pode ser por meio de um parcelamento, que, na maioria das vezes, exigirá uma entrada em espécie.

Esse montante costuma mudar conforme a empresa e a instituição financeira mediadora, mas, na prática, começa com disponibilização de 20%. Isso significa que, para comprar um apartamento de R$ 200 mil, você deverá fornecer, logo na negociação, um montante de R$ 40 mil.

O restante pode ser financiado de diversas formas, inclusive em programas de auxílio governamental, como Minha Casa, Minha Vida. Contudo, se a corretora não trabalhar com parcelamento da entrada, a primeira porcentagem precisará sair da sua reserva.

Como organizar as finanças pessoais para adquirir um imóvel? 

Se você decidiu adquirir um imóvel, o primeiro passo é organizar suas finanças pessoais e construir uma jornada que permita reunir o valor necessário e não comprometer sua qualidade de vida.

Para isso, existem algumas dicas que ajudarão a traçar suas metas e atingi-las mais facilmente. Continue acompanhando mais sobre isso abaixo!

Quitar dívidas 

Antes de considerar comprar um imóvel, é importante quitar todas as dívidas pendentes em seu nome, especialmente aquelas registradas nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SPC e Boa Vista, por exemplo.

Com o nome negativado, você terá dificuldades em conseguir um financiamento, comprometendo sua organização e aumentando o valor necessário para pagar à vista.

Além disso, vale reforçar que ter débitos em aberto, mesmo que não atrasados, também prejudica a distribuição dos seus recursos, e vale a pena quitá-los integralmente antes de começar.

Separar despesas fixas das variáveis

Após pagar todas as contas pendentes, o próximo passo é separar as despesas fixas das variáveis, ou seja, os gastos mensais recorrentes e aqueles que mudam a cada ciclo de pagamentos.

Por exemplo, aluguéis, serviços por assinatura como internet e mensalidades são contas com valores imutáveis, enquanto luz, alimentação e combustível são custos mais maleáveis. Dessa maneira, separar essas despesas permite ter uma visão mais concreta sobre seu orçamento.

Cortar gastos desnecessários

Após entender mais sobre as suas despesas, será mais simples identificar os gastos desnecessários e começar a reduzi-los.

Para ter uma boa gestão de finanças pessoais, é essencial estar no controle das contas e saber quais são os elementos que podem ser eliminados no dia a dia.

Um exemplo são os gastos com comida por delivery, que podem ser reduzidos por um certo período para ajudar você a atingir suas metas financeiras.

Definir um orçamento mensal

Outro passo importante para ter controle sobre suas finanças pessoais é definir um orçamento mensal e buscar alcançá-lo mensalmente.

Após conhecer mais sobre suas despesas, você saberá quais são as contas mais importantes e o custo aproximado para cobri-las. O restante do valor pode ser direcionado para diferentes metas, como reservas de emergência, lazer e investimentos futuros, como o próprio apartamento.

No entanto, é importante definir essas divisões e se ater a elas, para conseguir alcançar cada objetivo e ter controle financeiro.

Diminuir o uso de cartão de crédito

Apesar do cartão de crédito ser uma ajuda importante em momentos de menos orçamento, recorrer regularmente a ele compromete as suas finanças pessoais e seus planos.

Ele não apenas contribui com mais uma conta mensal, algo que influencia no orçamento, como também aumenta as chances de gerar débitos futuros com o parcelamento de compras.

Para ter um controle mais eficiente do seu dinheiro e conseguir juntar uma reserva para outras metas, procure adquirir itens somente à vista e usar o crédito como última alternativa.

Criar uma reserva de emergência 

Ter uma boa organização das finanças pessoais também significa estar preparado para imprevistos, e, para isso, é essencial ter uma reserva de emergência.

Situações inesperadas podem comprometer o orçamento e a segurança no dia a dia, exigindo não apenas a cobertura de gastos, como também a mudança dos seus planos.

Por outro lado, ao ter uma reserva, você não precisará interferir em outros montantes e conseguirá administrar a situação sem tantas preocupações.

Estabelecer valores e prazos 

Se você quer juntar dinheiro para atingir uma meta, como comprar um apartamento, é essencial estabelecer valores e prazos.

Essas variáveis permitem acompanhar o objetivo de perto, conferindo se o planejamento está sendo eficiente ou se precisa de ajustes de rotas.

Além disso, existem diversas formas de realizar essa verificação, colocando prazos longos ou de menor tempo, a fim de incentivar a consistência e manter a dedicação.

Preciso ter controle das finanças pessoais para comprar um apartamento?

É possível comprar um apartamento ou atingir qualquer outro objetivo sem controlar suas finanças pessoais, mas será uma jornada mais difícil.

Com um plano organizado e conhecendo suas dívidas, é mais simples traçar metas e cumpri-las, além de isso contribuir para você estar preparado ou preparada para imprevistos.

Por isso, vale a pena seguir algumas dicas para organizar suas finanças pessoais e construir um perfil mais positivo no mercado, algo que influenciará nas próximas etapas da sua jornada, como é o caso da análise de crédito para financiamento imobiliário!


Post Anterior
Qual é o papel do síndico no condomínio? Tire suas dúvidas!
Próximo post
IGP-M, INCC e IPCA em contratos imobiliários: guia para investidores