Decoração escandinava: conheça o que é e como utilizá-la
- 5 de outubro de 2022
- Equipe Riva
- 7 minutos de leitura
A decoração escandinava ganhou a preferência de muitas pessoas por oferecer um estilo bastante prático e, ao mesmo tempo, aconchegante. Além disso, ela é ideal para quem busca uma decoração mais minimalista, com menos móveis e objetos em um ambiente.
A região europeia que dá nome a este tipo de decoração – a Escandinávia – é onde estão países como Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca.
E como se trata de lugares frios a maior parte do ano, a proposta é transformar a casa em um espaço bem confortável para morar e receber amigos.
No Brasil, a decoração escandinava é bastante querida por arquitetos e decoradores pelo mesmo motivo. Por isso, tornou-se tão popular por quem vai decorar ou comprar um apartamento e não abre mão de deixá-lo receptivo e incrivelmente bonito.
Confira o artigo que preparamos sobre a decoração escandinava e saiba como aplicá-la em sua casa. Boa leitura!
O que é a decoração escandinava?
O principal conceito da decoração escandinava é seu minimalismo. De modo geral, ela se caracteriza por muitas linhas retas, paredes e móveis mais claros e uma paleta de cores neutras. Outro ponto é apostar em muita luz natural e aliar simplicidade com estilo.
A decoração escandinava surgiu ainda no Século 20, seus primeiros registros apareceram nas pinturas do artista sueco Carl Larsson, que se tornou referência no estilo. Isso porque sua casa tinha exatamente esse conceito de conforto e aconchego.
Contudo, o estilo teve adaptações no Brasil, devido ao clima mais quente, e ganhou versões que apostam em tapetes e mantas mais leves, mas com a mesma beleza.
O principal motivo da decoração escandinava ter essa preferência por cores claras e ambientes mais iluminados é para trazer para dentro do lar um ambiente que seja o oposto de dias frios e escuros, muito comuns no inverno europeu.
Decoração escandinava: principais características
Para a composição de um estilo de decoração escandinava, é necessário pensar em elementos clássicos e elegantes. Por exemplo, a madeira, que estará presente em mesas, sofás, camas, poltronas e armários.
Já para deixar tudo com um ar de conforto, se usa bastante colchas, mantas e tapetes com maior volume e feitos de tecidos totalmente naturais.
Ainda que a decoração escandinava tenha o branco como a cor principal, é possível inserir outras cores entre os elementos decorativos. Porém, sempre menos quentes e mais neutras, como é o caso do cinza, do nude e de tons pastéis.
Por fim, para que o cenário seja inspirador, há quem dê um toque mais moderno com plantas, luminárias retrôs e livros. Para isso, é importante apenas que os objetos realcem a decoração sem gerar conflito com as texturas ou cores.
Como fazer a decoração escandinava nos cômodos da casa: confira dicas úteis
A máxima de que “menos é mais” é extremamente importante para usar a decoração escandinava em qualquer ambiente da sua casa.
Ou seja, opte sempre por escolher menos móveis e itens decorativos e fuja de objetos com cores fortes, quentes ou que chamem muita atenção.
Mesmo se o seu espaço for grande, a proposta deste estilo é nunca “pesar” o ambiente.
Dessa forma, a harmonia acontece porque não há nenhum ponto de atenção no local e toda a decoração funciona como uma coisa só, sem destaque para um móvel ou lustre, por exemplo.
A seguir, separamos algumas dicas para usá-la nos principais cômodos da sua casa ou apartamento.
Sala
Para o principal ambiente de socialização da casa, a decoração escandinava deverá considerar a harmonia das cores para colocar um tapete, sofás ou poltronas, mesas e quadros que mantenham uma paleta de cores neutra.
O ideal é, para quem optar por móveis de madeira, decidir por um ou dois tons pastéis e usá-los nas mantas, tecidos e molduras.
Evite objetos ou móveis atravessados ou encostados em paredes e, principalmente, dê espaço para que todos possam transitar de maneira fácil pelo ambiente.
Quarto
Para os quartos, o ideal para a decoração escandinava é investir em colchas, edredons e mantas mais volumosas e de tecidos naturais, como o algodão.
As janelas podem ter cortinas lisas e tradicionais, mas certifique-se de que possam ser abertas completamente para a entrada de muita luz.
Por ser um ambiente de repouso e descanso, a decoração aqui terá o minimalismo como a principal fonte de inspiração.
Cozinha
Uma cozinha com decoração escandinava irá pensar em um ambiente com mais espaço e menos objetos à vista.
Por isso, em cozinhas amplas, o uso de uma ilha central pode ser a solução. Por sua vez, as cozinhas pequenas terão apenas os itens básicos e utilizarão mais a madeira e menos o metal.
Assim como acontece nos outros ambientes, a aposta por cores claras trará maior luminosidade e aconchego ao espaço.
Escritório
Por último, um escritório com decoração escandinava irá deixar tudo mais “clean” e funcional, com móveis, prateleiras, estantes para livros e mesas que permitam que os itens fiquem guardados – e não expostos.
Caso não seja possível ter uma boa fonte de luz natural, opte por lâmpadas frias. E não se esqueça de ter poltronas ergométricas para aumentar a sensação de bem-estar e manter a saúde da sua coluna ao trabalhar.
Nos acompanhe para mais dicas de decoração!
Além das dicas que citamos, saiba que você pode usar a decoração escandinava em outros ambientes, como copas, áreas gourmets ou até mesmo corredores. Para isso, é só colocar todas as ideias em função da comodidade e conforto do espaço.
Certamente você terá um ambiente incrível se seguir as dicas da Riva Incorporadora e conseguirá ter uma casa ou um apê muito mais funcional e encantador.
Para outras dicas e conteúdos sobre decoração, continue no Blog da Riva Incorporadora e acesse nossos principais artigos.