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Compreenda a importância da escritura de imóvel e o que é necessário para ter o documento

  • 19 de outubro de 2022
  • Equipe Riva
  • 8 minutos de leitura
Compreenda a importância da escritura de imóvel e o que é necessário para ter o documento Riva Incorporadora

Você sabe para que serve a escritura de imóvel e qual sua importância? Acompanhe todas as informações que trouxemos a seguir. 

Se você está pensando em comprar um apartamento ou casa, deve saber o que é uma escritura de imóvel e como ela é fundamental para que você fique seguro na hora da transferência do bem para o seu nome.

Além disso, muitas pessoas confundem a escritura com o registro de imóveis, entendendo que são a mesma coisa. Contudo, embora sejam complementares, são dois documentos distintos e essenciais para a concluir a negociação.

Portanto, sabendo da relevância desse tema, elaboramos este conteúdo explicando a diferença entre essas documentações, qual a importância da escritura de imóveis, como obtê-la e quais os valores exigidos.

Boa leitura!

O que é escritura de imóvel?

Uma escritura de imóvel é um documento público reconhecido em cartório que comprova que uma propriedade trocou de proprietário. Assim, trata-se de uma validação do acordo feito entre o vendedor e o comprador por meio da assinatura de ambos.

Portanto, deve-se fazer uma nova escritura pública de imóvel a cada venda de uma propriedade. Ainda, sem esse documento, não é possível fazer o registro de imóvel, outra etapa essencial para concluir esse tipo de transação.

Contudo, no caso de imóveis financiados, a escritura é substituída pelo próprio contrato de financiamento para atualizar a matrícula do imóvel.

Pessoas se cumprimentando em compra de imóvel. Imagem ilustrativa para texto escritura de imóvel.

Qual a importância da escritura de imóvel?

O principal motivo de fazer uma escritura de imóvel é poder provar, sempre que necessário, que você realmente comprou aquele bem. 

Portanto, um dos maiores riscos de não possuir esse documento é levar um golpe do antigo proprietário, que pode vender o mesmo imóvel novamente para outra pessoa.

Por isso, é recomendado que você guarde a escritura pública de imóvel em um lugar seguro, juntamente com o restante da documentação.

Qual a diferença entre escritura e registro de imóvel?

Por serem etapas essenciais do processo de compra e venda de imóveis, a confusão entre registro e escritura é comum. Contudo, é importante saber qual a diferença entre os dois conceitos para que tudo seja feito com mais agilidade e evitando problemas no futuro.

Então, a escritura de imóvel torna legítimo o acordo firmado entre vendedor e comprador por meio da assinatura das duas partes. Ou seja, funciona como uma espécie de contrato.

Por outro lado, o registro de imóvel oficializa a transferência dessa propriedade, bem como registra todas as alterações sofridas pelo imóvel e situações anteriores de compra, venda, penhora, alienação e hipoteca.

Ainda, vale ressaltar que só é possível emitir o registro de imóveis mediante apresentação da escritura pública de imóvel. Dessa forma, pode-se afirmar que os dois documentos são complementares.

Como fazer uma escritura de imóvel?

Providenciar uma escritura de imóvel não é complicado, pois é possível realizar o processo em qualquer cartório de notas do Brasil. O registro de imóveis, por sua vez, só pode ser emitido no Cartório de Registro de Imóveis (CRI) da cidade na qual o imóvel é localizado.

Então, confira o passo a passo para obter a sua escritura de imóvel!

Pague o ITBI

O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é uma taxa obrigatória que o comprador deve pagar à prefeitura da cidade na qual o imóvel se localiza para poder transferir o bem para o seu nome.

Assim, por ser um imposto municipal, cobra-se uma alíquota alinhada às definições de cada cidade. Contudo, o percentual costuma variar entre 2% e 4% sobre o valor total do imóvel.

Reúna a documentação necessária

Os documentos obrigatórios podem variar de acordo com o cartório escolhido, mas, geralmente, são os seguintes:

Documentos do comprador

  • RG e CPF próprio e do cônjuge, se a pessoa for casada;
  • Comprovante de endereço;
  • Certidão de nascimento ou certidão de casamento atualizada;
  • Pacto antenupcial;
  • Profissão.

Do vendedor

  • RG e CPF (De todos os envolvidos, caso haja mais de um proprietário);
  • Certidão de casamento atualizada, se for o caso;
  • Pacto antenupcial, também se for o caso de uma pessoa casada;
  • Comprovante de endereço;
  • Profissões de cada um dos donos do imóvel e de seus cônjuges.

Documentação do imóvel

  • Matrícula de imóvel atualizada;
  • Certidão Negativa de Débitos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU);
  • Comprovante de quitação de débitos condominiais.
  • Certidão de ônus e certidão de ações;
  • Comprovante de recolhimento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI);

Compareça ao cartório

Então, com o ITBI pago e com todos os documentos reunidos, o comprador e o vendedor devem comparecer ao cartório para registrar e assinar a escritura de imóvel.

Feito isso, será possível se dirigir ao CRI (Cartório de Registro de Imóveis) da cidade onde a propriedade se localiza para emitir o registro de imóveis.

Pessoas negociando um imóvel em mesa de escritório. Imagem ilustrativa para texto escritura de imóvel.

Qual é o valor da escritura de imóvel?

Para chegar ao valor total de uma escritura de imóvel, deve-se somar o ITBI às taxas cartorárias e aos emolumentos

Contudo, esses valores variam de acordo com cada estado do Brasil e é possível conferi-los por meio de uma tabela disponível na página da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG-BR).

Além disso, o valor da escritura de compra e venda de imóvel depende do valor total da propriedade e, geralmente, varia entre R$ 1 mil e R$ 10 mil.

Agora você já está preparado para obter documentos do seu imóvel!

Então, você viu que a escritura de imóvel é um documento essencial para que você consiga transferir uma propriedade para o seu nome. Ela formaliza o acordo que você faz com o vendedor por meio da assinatura de ambos e reconhecimento em cartório.

Além disso, viu que o processo para obter esse documento não é complicado. Basta pagar o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), reunir toda a documentação e comparecer ao cartório juntamente com o antigo proprietário.

Ainda, pôde conferir que, sem a escritura, não é possível emitir o registro de imóveis, que, por sua vez, oficializa essa transferência definitivamente. 

Pronto! Agora você está ainda mais preparado para fazer uma compra segura! Inclusive, se está em busca de imóvel, precisa conhecer todas as opções de qualidade oferecidas pela Riva Incorporadora.

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E para não perder mais dicas sobre a compra e venda de imóveis, acompanhe o Blog da Riva Incorporadora

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