Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Saiba como montar uma adega em casa e manter seus vinhos bem armazenados

  • 21 de outubro de 2022
  • Equipe Riva
  • 8 minutos de leitura
Saiba como montar uma adega em casa e manter seus vinhos bem armazenados Riva Incorporadora

Muitas pessoas que apreciam um bom vinho pensam em ter uma adega em casa, mas supõem que trata-se de algo complexo. Contudo, a boa notícia é que isso pode ser mais simples do que você imagina.

Realmente, os vinhos são bebidas que não devem ser armazenadas de qualquer forma, mas a solução está em um bom planejamento.

Então, confira com a Riva como você pode montar uma adega própria para conservar suas bebidas de forma adequada!

Quais as vantagens de ter uma adega em casa?

Uma adega, além das cavas subterrâneas nas vinícolas e dos estabelecimentos comerciais que vendem bebidas alcoólicas, também pode ser apenas um local de temperatura fresca onde se armazenam vinhos e outras bebidas.

Portanto, a vantagem de ter uma adega em casa é que, dessa forma, você poderá manter os seus vinhos nas condições ideais para conservação e consumo. Inclusive, terá suas bebidas sempre prontas sem depender de um grande planejamento prévio.

Ainda, além de serem muito funcionais, as adegas dão um toque especial à sua decoração e podem ser instaladas de diversas formas diferentes, como em cozinhas, salas de estar e espaços gourmet.

Amigos brindando com taça de vinho. Imagem ilustrativa para texto adega em casa.

Como montar uma adega em casa?

A conservação de vinhos não é tão simples como muitas pessoas imaginam. Assim, devido ao conceito de que quanto mais velho um vinho, melhor ele é, muitos pensam que basta deixar as garrafas paradas por anos em um local escuro.

Contudo, ao fazer isso, você pode estragar diversas bebidas que demandam cuidados distintos e específicos.

Então, para montar uma adega em casa, você precisa estar atento a uma série de detalhes importantes para a preservação correta de todos os elementos dos seus vinhos e outras bebidas. 

Portanto, confira os pontos principais!

Mantenha a temperatura correta

Um dos principais motivos de ter uma adega em casa é a possibilidade de manter uma temperatura controlada. Isso é essencial, pois os vinhos são sensíveis às mudanças climáticas

Portanto, o recomendado é que as adegas mantenham uma temperatura estável entre 10ºC e 16ºC, não ultrapassando os 18ºC.

Controle a umidade

Além de um ambiente com clima controlado, deve-se atentar, também, à umidade do local. Assim, climas extremamente secos ou úmidos demais prejudicam a preservação dos vinhos. 

Dessa forma, você impede que as rolhas fiquem ressecadas e evita que o ar entre na garrafa e em contato com a bebida. Quando isso acontece, interrompe-se a conservação e os vinhos começam a perder suas propriedades rapidamente.

Então, procure manter a umidade da sua adega entre 50% e 60%. 

Escolha um lugar sossegado

Como você está percebendo, os vinhos são bebidas sensíveis e sua conservação ideal leva em consideração fatores variados. Portanto, outro ponto importante de se pensar quando for planejar a sua adega em casa é a quietude do local onde ela será instalada.

Preferencialmente, opte por um local com o menor tráfego de pessoas possível, pois trepidações constantes podem alterar algumas características dos seus rótulos.

Então, se você mora em uma casa ou apartamento pequenos, evite posicionar a sua adega em corredores, próxima às portas e ao lado de caixas de som. 

Mantenha uma iluminação baixa

Quanto mais escuro for o ambiente, melhor para os vinhos. Esse é um dos motivos pelos quais eles são armazenados em garrafas escuras. 

Mas, mesmo assim, a luz ultravioleta, por exemplo, é capaz de penetrar essas embalagens e degradar os composto orgânicos da bebida, alterando a cor, aroma e o gosto.

Portanto, evite instalar a sua adega de vinho em casa próxima às janelas, na varanda e em áreas externas.

Organize os rótulos

Até mesmo a organização dos rótulos em uma adega pode ser feita de forma planejada. Isso porque há várias categorias de bebidas distintas que você pode armazenar. 

Os espumantes e champagnes, por exemplo, devem, preferencialmente, estar em um local mais gelado. Já os vinhos de sobremesa e fortificados não precisam ficar deitados, podendo ser posicionados em prateleiras.

Ainda, os vinhos tintos podem ficar na parte mais alta da adega e os vinhos brancos e rosé nas partes mais baixas, onde a temperatura é menor.

Tipos de adega

Mesmo que você more em um espaço grande ou pequeno, fique tranquilo! Para saber como montar uma adega em casa, confira os principais modelos disponíveis no mercado e as diferentes possibilidades de fazer um projeto personalizado!

Adega passiva

Esse é um dos modelos de adega em casa que não utiliza nenhuma tecnologia ou ferramenta para conservar os seus vinhos. Por isso, ela permite grandes níveis de personalização para se adequar aos espaços disponíveis em sua casa.

Geralmente, a adega passiva é feita de madeira, um material com um bom controle térmico e com uma estética tradicional e inigualável. 

Contudo, a grande desvantagem desse modelo é a maior exposição aos fatores externos como o clima e a luminosidade. Portanto, o ideal é fazer essa opção quando se tem um espaço reservado apropriado.

Mulher pegando vinho em adega em casa.

Termoelétrica

Uma adega termoelétrica utiliza um sistema que troca calor com o ambiente. Dessa forma, ela é capaz de manter a temperatura dos vinhos em média de 10ºC abaixo da temperatura ambiente.

Por isso, ela é ideal para locais com a temperatura mais amena e com uma variação climática menor. Ainda, por utilizar esse sistema, é bem silenciosa e oferece um gasto energético controlado.

Com compressor

Esse modelo, por sua vez, é totalmente independente do clima exterior para manter os seus vinhos em uma temperatura estável, pois utiliza um sistema de compressão parecido com o de uma geladeira convencional.

Por isso, essa é uma ótima opção para quem deseja ter uma adega em casa mas mora em locais muito quentes ou pequenos, embora seja a que gasta mais energia.

Com um bom planejamento é possível ter uma adega em casa

Contando com uma adega em casa, você garante a conservação dos seus vinhos e outras bebidas. Além disso, terá seus rótulos preferidos à disposição e prontos para o consumo sempre que desejar.

Logo, é possível ter uma adega em casa se você estiver pensando em comprar um apartamento pequeno ou grande. 

Para isso, basta seguir as dicas deste conteúdo, escolher o modelo ideal para você e atentar-se às condições de temperatura, luminosidade e movimentação no ambiente.

Inclusive, você pode ter uma adega em um empreendimento da Riva Incorporadora. Com mais de 40 anos de tradição, você encontra muitas opções de imóveis de qualidade e boa localização.

E para não perder mais dicas como essas, acompanhe o Blog da Riva Incorporadora!

CTA Riva

Post Anterior
Compreenda a importância da escritura de imóvel e o que é necessário para ter o documento
Próximo post
Bairro residencial ou bairro comercial: qual escolher?