Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

O sonho da casa própria: desafios e formas de se organizar

  • 10 de abril de 2023
  • Equipe Riva
  • 12 minutos de leitura
O sonho da casa própria: desafios e formas de se organizar Riva Incorporadora

Realizar o sonho da casa própria parece impossível para você? Pois saiba que a verdade é que, sim, é possível sair do aluguel.

Para isso, é muito importante ter um bom planejamento financeiro e foco no seu objetivo. E para ajudá-lo a ter essa conquista, produzimos este artigo.

A partir de agora, você vai conferir as vantagens de comprar um apartamento ou uma casa e de que forma tornar isso viável.

Com o que você vai ler a seguir, certamente, será capaz de se organizar e tirar do plano das ideias a aquisição do seu imóvel e trazê-la para a realidade.

Por isso, leia este artigo até o final. Boa leitura! 

Os principais desafios de ter a casa própria 

Muitos brasileiros ainda sonham com o momento de comprar a casa própria. Afinal, sair do aluguel e morar no seu próprio lar é sinônimo de alívio e realização.

Porém, existem desafios para que esse sonho se torne realidade e, em alguns casos, eles oferecem algumas dificuldades para a compra do imóvel.

Um desses desafios diz respeito à renda que, para algumas pessoas, não permite que seja possível adquirir uma casa ou apartamento.

Isso porque, muitas instituições financeiras ainda não oferecem meios para que pessoas, principalmente das classes C e D, comprem um imóvel.

Além disso, há casos em que os juros de financiamento são muito elevados, de modo que deixa o valor das parcelas caro para quem não dispõe de renda suficiente.

Por outro lado, algumas pessoas possuem renda suficiente para comprar a casa própria, mas, mesmo assim, encontram barreiras.

Isso pode ocorrer, por exemplo, com quem tem o CPF negativado, devido a dívidas não pagas.

Quando isso acontece, a pessoa passa a ter restrições para fazer compras de valores altos, como no caso da aquisição de um imóvel.

Além disso, também acontece que o interessado tenha condições de solicitar um financiamento imobiliário, mas não tenha o dinheiro suficiente para dar o sinal, ou a entrada.

Neste caso, o problema é que os bancos não costumam financiar 100% do valor do imóvel, pedindo entre 20% e 30% do valor como entrada.

Com isso, se a pessoa não tem uma reserva para um caso como este, fica inviável iniciar a negociação da casa própria. 

Quais os benefícios de ter uma casa própria?

Caso você ainda esteja se perguntando se vale a pena comprar um imóvel próprio, é interessante conhecer as vantagens de fazer esse investimento.

Afinal, além da questão financeira, ser o proprietário lhe dá liberdade para decidir o que fazer com o imóvel, como aspectos de decoração, reformas e até mesmo para alugá-lo para outra pessoa.

Sendo assim, que tal conferir os benefícios da casa própria? Para isso, continue a leitura.

Abandonar o aluguel

Uma das principais vantagens de comprar um imóvel é, sem dúvida, poder sair do aluguel.

Dessa forma, você fica livre de procurar fiadores, fazer mudanças, lidar com a burocracia e com eventuais problemas com os proprietários.

Além disso, o dinheiro que você paga no aluguel não é investimento. Por outro lado, o dinheiro pago nas prestações da sua casa é um grande investimento.

Mais segurança e custos previsíveis

Todos os anos, os contratos de aluguel passam por correção, que leva em consideração os índices da inflação.

Com isso, a alteração dos valores do aluguel pode gerar grande impacto financeiro, principalmente em períodos de crise econômica.

Assim, quando você compra sua casa própria, tem a chance de avaliar as formas de calcular reajustes a longo prazo, de modo a ter mais controle dos custos.

Somado a isso, a aquisição de seu imóvel próprio ajuda a conquistar mais segurança e estabilidade.

Afinal, você evita passar por imprevistos comuns no aluguel, como ter de entregar a residência sempre que o proprietário requisitar.

Formação de patrimônio 

Um dos investimentos mais seguros que você pode fazer é adquirir um apartamento ou uma casa própria.

Isso porque, ter uma propriedade possibilita mais estabilidade e, ainda, utilizar o bem como garantia em futuras operações financeiras.

Dessa forma, seu imóvel será um bem material que você vai possuir. E o melhor é que, depois de comprá-lo, você poderá pensar em outros sonhos que deseja realizar.

Estabilidade financeira 

Muitas pessoas procuram formas de investir o seu dinheiro para, assim, conseguirem prosperar e ter mais estabilidade financeira.

Há quem invista no mercado de ações, que costuma ser uma boa opção. Porém, esse mercado é bastante suscetível a imprevistos.

Já outras pessoas escolhem investir em imóveis, por ser uma alternativa mais sólida, visto que a tendência é sempre a valorização da propriedade.

Além do mais, ao ter um imóvel, você pode optar por alugá-lo e, com isso, obter uma renda extra.

Liberdade para mudanças

Apartamento decorado do empreendimento Origem Porto Imperial, empreendimento da Riva no RJ
Apartamento decorado do Origem Porto Imperial, empreendimento da Riva no RJ

Quantas vezes você já tentou fazer alguma alteração em sua casa alugada e, apesar de representar melhorias, teve de enfrentar a resistência do proprietário?

É provável que já tenha passado por isso, assim como qualquer outra pessoa que mora de aluguel.

Por outro lado, em sua casa própria, você decide o que fazer e quando executar as modificações.

Dessa forma, você poderá organizar seu lar com a sua cara, de uma forma que represente os gostos e necessidades da sua família.

Com certeza, isso faz com que sua casa seja muito mais confortável e aconchegante para todos os habitantes.

Futura valorização do imóvel

Conforme comentamos anteriormente, imóveis tendem a valorizar com o passar do tempo. Isso porque, moradia sempre será uma necessidade básica.

Por isso, comprar um imóvel é uma excelente forma de fazer um investimento para o futuro. Um exemplo disso é a possibilidade de venda por um valor maior do que pagou.

Vale comentar que os imóveis tendem a valorizar ainda mais em regiões em que ocorram investimentos públicos e privados.

Afinal, a localização e o entorno da propriedade colaboram para que seu imóvel valha cada vez mais.

Saiba como comprar seu imóvel

Imagem da academia do Sky Raja Residence, empreendimento da Riva em Belo Horizonte
Imagem da academia do Sky Raja Residence, empreendimento da Riva em Belo Horizonte

Um levantamento feito pelo Datafolha em 2022 revelou que cerca de 45% de quem quer ter uma casa própria não se planejam adequadamente para realizar esse sonho.

No entanto, isso não significa falta de vontade, pois a falta de planejamento acontece, entre outras razões, pela falta de dinheiro.

Assim, muitas pessoas acabam comprando um imóvel de acordo com as possibilidades, mas isso pode acarretar problemas mais adiante.

Para evitá-los, é importante tentar se preparar para adquirir o imóvel que você deseja. Confira as dicas a seguir.

Se organize financeiramente

Parte do planejamento financeiro consistem em organizar as suas finanças. Para isso, comece analisando as dívidas que você tem em aberto.

A partir desse levantamento, procure quitar as principais dívidas, para não acumular parcelas de diversas compras.

Afinal, isso poderia fazer com que suas dívidas se transformem em uma bola de neve, de modo que, em algum momento, fique difícil sustentar.

Outra atitude importante é mudar a forma como você usa o seu dinheiro. Afinal, é importante pensar se você utiliza seu dinheiro corretamente.

Por exemplo, sabe aquele lanche de todo fim de semana? Quem sabe esse valor não poderia entrar em uma reserva?

Pode parecer pouco, mas o fato é que cada centavo que você economizar vai fazer total diferença quando você quiser comprar sua casa própria.

Sendo assim, mantenha o foco no seu objetivo. Pense antes de gastar e considere se determinadas compras não poderiam ficar para outro momento.

Dessa forma, você manterá o objetivo de comprar seu imóvel sempre em primeiro lugar, fazendo com que fique mais próximo de fazer a aquisição.

Procure opções de financiamento

O financiamento é uma das formas mais comuns de adquirir a casa própria. Com ele, você paga as prestações da compra com a incidência de juros.

Porém, a vantagem disso é que, assim que você tem acesso ao dinheiro, pode seguir com a negociação e, finalmente, ir para a sua própria casa.

Normalmente, o prazo para a quitação do financiamento varia entre 25 e 35 anos, fazendo com que esse seja um compromisso de longo prazo.

Além disso, vale destacar que as parcelas não devem comprometer mais de 30% da sua renda mensal.

O que considerar na hora de buscar um imóvel?

Para comprar um imóvel, é importante analisar tudo o que comentamos até aqui e mais alguns detalhes, tais como:

Todos esses itens são fundamentais para que você não se arrependa futuramente de ter feito a compra.

Com todos os cuidados necessários, você terá mais chances de viver uma vida feliz em seu próprio lar.

Conheça os empreendimentos Riva! 

Imagem da piscina do Alto do Horizonte, empreendimento da Riva em Sobradinho/DF
Imagem da piscina do Alto do Horizonte, empreendimento da Riva em Sobradinho/DF

Neste artigo, você viu que é possível conquistar a casa própria, mas é necessário ter planejamento.

Afinal, a compra de um imóvel envolve o investimento de um valor considerável. Por isso, pode haver algumas dificuldades para fechar negócio.

Porém, com tudo certo, você poderá conquistar sua propriedade e usufruir de todos os benefícios que mencionamos ao longo deste conteúdo.

Agora, para morar em um lugar bom, bem localizado e com tudo o que você precisa, conheça os empreendimentos da Riva Incorporadora.

Nossos empreendimentos contam com qualidade, construções inovadoras e mão de obra qualificada. Temos opções em diversos estados pelo Brasil. Confira onde temos o apartamento ideal para você:

  • São Paulo;
  • Rio de Janeiro;
  • Minas Gerais;
  • Belo Horizonte;
  • Distrito Federal;
  • Amazonas.

Por isso, confira os nossos empreendimentos. Com certeza, você vai se apaixonar por algum deles.

Se este artigo foi útil, continue no Blog da Riva Incorporadora e confira nossos outros conteúdos. 

CTA Riva

Post Anterior
O que precisa para comprar um apartamento? Confira os detalhes essenciais!
Próximo post
Conheça tudo sobre o bairro Pinheiros em SP e os benefícios de morar na região