Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Horta em apartamento: como fazer e o que plantar? Aprenda aqui! 

  • 19 de outubro de 2023
  • Equipe Riva
  • 7 minutos de leitura
Horta em apartamento: como fazer e o que plantar? Aprenda aqui!  Riva Incorporadora

Sempre sonhou em ter uma horta em apartamento, mas não sabe como fazer? Confira ótimas dicas para cultivar temperos e ervas em casa!

Já imaginou plantar e colher seus vegetais e temperos e usá-los nas suas refeições? Pois saiba que é possível, sim, ter uma horta em apartamento. Basta adotar alguns cuidados importantes para cuidar dos vegetais no local que você tem disponível.

Quer saber como montar uma horta de temperos em apartamento? Acompanhe este post e confira ótimas dicas!

É possível ter uma horta em apartamento?

Sim, é totalmente possível ter uma horta em apartamento. Tudo o que você vai precisar fazer é adaptá-las às possibilidades do espaço, escolher as espécies que mais combinam com o ambiente e cuidar diariamente para que cresçam saudáveis, com irrigação, podas e adubo adequados.

Cultivar uma horta hidropônica em apartamento ou quaisquer outras técnicas de plantação em prédio pode se tornar um hobby muito interessante para adotar no dia a dia. Com isso, você pode relaxar, desenvolver novas habilidades e ainda ter vegetais fresquinhos para consumir quando quiser.

Para isso, é importante adotar algumas estratégias que vão facilitar o cultivo de plantas em um apartamento. Assim, você vai perceber que colocar essa ideia em prática é muito mais simples do que imaginou e terá mais facilidade para manter as suas espécies saudáveis e lindas no espaço disponível.

Como fazer uma horta dentro do apartamento?

Para começar a montar uma horta dentro do apartamento, é fundamental escolher o lugar que você vai instalá-la. Embora existam plantas que não precisam de sol, é importante dar preferência para um espaço onde há maior incidência de luz. Com isso, os vegetais podem receber o que precisam para fazer a fotossíntese adequadamente e manter a saúde em dia.

Essa, inclusive, pode ser a oportunidade que você estava buscando para montar uma varanda gourmet e ter mais um ambiente lindo e aconchegante para apreciar no seu apartamento. Dessa forma, cada vez mais o lar pode refletir a sua personalidade e receber elementos que ajudam a relaxar.

Agora, sim, tudo pronto para as dicas. A seguir, confira algumas sugestões de hortas que combinam com apartamento!

Horta vertical 

Se você tem um apartamento pequeno ou não gostaria de usar um espaço muito grande para colocar os vasos, experimente a horta vertical. Com essa estratégia, você otimiza ao máximo o lugar e pode aproveitar a regagem.

Isso porque, como as plantas estão alinhadas verticalmente, a água que escorre pelos vasos pode servir também para umedecer a terra e as folhas dos que estão embaixo. Com isso, é possível criar um sistema de reaproveitamento para manter a saúde dos seus vegetais.

Sem mencionar que a horta vertical em apartamento combina com vários ambientes, como varanda, lavanderia, cozinha, sala de estar e muitos outros. Para isso, basta providenciar os seguintes cuidados:

  • monte um painel para dar suporte para horta em apartamento;
  • pendure o painel em uma parede livre;
  • compre vasos menores;
  • plante as sementes ou as mudas;
  • organize as plantas no painel, verticalmente, com espaço suficiente para que todas cresçam livremente.

Horta em pallets

Outra opção é usar os pallets para montar a sua horta. Essa é uma técnica que combina com vários estilos de decoração, principalmente os mais modernos e que aproveitam os materiais de origem natural, como a madeira.

Além de eco friendly por reaproveitar materiais, essa ideia ajuda na organização das plantas e na criação de um ambiente bonito dentro do seu apartamento. Nesse caso, é importante apenas liberar um espaço a mais no chão para posicionar os pallets.

Para montar a sua horta com pallets, vale a pena seguir alguns passos como:

  • escolher os materiais de madeira para serem o suporte para horta em apartamento;
  • revestir os pallets com sacos plásticos ou com verniz;
  • fazer furos no material para que a água escoe;
  • posicionar os vasos do jeito que você preferir.

Horta em vasos

Você nem precisa ter um espaço completo para ter hortas em apartamentos. Afinal, é possível usar apenas alguns vasos com as plantas que você mais deseja cultivar. Com isso, fica até mais prático escolher um lugar para colocá-las.

Você pode aproveitar também para combinar os vasos com as cores do apartamento. Assim, toda a composição do ambiente se complementa e cria uma harmonia visual muito agradável.

O passo a passo para montar uma horta em vasos é apenas:

  • escolher os temperos e as ervas que você pretende cultivar;
  • plantar as sementes ou mudas nos vasos escolhidos;
  • posicioná-los no parapeito de uma janela, ao lado da pia, em um móvel ou em qualquer espaço disponível.

Só tenha cuidado para não escolher um lugar que a planta possa cair de uma altura muito grande por acidente. Além disso, garanta que o ambiente tenha ventilação e iluminação suficientes.

O que plantar na horta em apartamento?

Mas, afinal, como escolher as espécies ideais para montar a mini horta em apartamento? A regra é simples, basta selecionar opções que crescem facilmente em lugares pequenos e que se adaptam bem a diferentes climas, como:

  • salsinha;
  • cebolinha;
  • manjericão;
  • tomate-cereja;
  • alecrim;
  • hortelã;
  • coentro;
  • orégano;
  • pimentas;
  • entre outros.

Quando começar a horta em apartamento?

Se você tem dúvidas de quando começar a sua horta, por que não agora mesmo? Pesquise as espécies ideais para plantar na época do ano em que você está e comece agora mesmo a preparar o seu espaço. 

Você pode até mesmo se empolgar para montar uma decoração de apartamento que combine com as suas plantas. Ou, então, criar um espaço zen e relaxante para ter mais contato com a natureza.

Montar uma horta em apartamento pode virar um novo hobby e, ainda, ajudar a consumir vegetais frescos no dia a dia, como temperos e ervas para as suas refeições. Portanto, não espere mais e comece a cultivar as suas espécies favoritas.

Gostou da ideia? Então, aproveite a visita e descubra também como fazer um terrário no seu apartamento!


Post Anterior
Como é morar na capital? Confira vantagens e dicas para viver bem
Próximo post
Como é morar no bairro Caiçara (BH)? Tudo sobre a região!