Outubro Rosa; Palestra com foco em conscientização tem participação de centenas de colaboradoras
Ação ocorreu simultaneamente em todos os escritórios, abordando temas como autocuidado e prevenção
Foi realizado na manhã desta sexta-feira, na auditório da sede do Grupo Direcional mantém operações, palestras focadas na conscientização, na prevenção e no tratamento do câncer de mama. Em Belo Horizonte o evento foi ministrado pela médica do trabalho Dra. Veridiana Muniz, e a ação trabalhou o tema “Cuidar de si não começa quando algo dói”, levantando a importância do cuidado com a saúde e a atenção aos sinais emitidos pelo corpo.
Participaram do evento mulheres de todas as faixas etárias, de diversos setores e cargos, contribuindo com perguntas, dividindo experiências próprias e relatos de pessoas próximas ou de familiares que superaram a doença.
“Foi uma lição aprendida, nós pensamos que isso não vai acontecer com a gente e vai deixando. Hoje eu aprendi que devemos compartilhar com alguém. Dá medo mesmo. Em um primeiro momento a gente não acredita, depois a gente começa a negar. Mas faz muita diferença o quanto antes a gente resolver, porque seu eu tivesse demorado mais, o meu tratamento poderia ter sido muito mais difícil”, afirmou Rafaela Verdolim, Analista de planejamento, que terminou o seu tratamento coincidentemente nesta semana.
De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), somente em 2025 mais de 73 mil mulheres foram diagnosticadas com a doença, sendo o tipo mais comum entre elas. Ainda de acordo com o relatório, a região sudeste é a que apresenta o maior número de casos.
Além de fatores genéticos, aspectos como má alimentação, sedentarismo, consumo exagerado de álcool e privação de sono, estão entre as condições que contribuem para o aumento da propensão ao quadro.
Segundo Veridiana Muniz, médica do trabalho e palestrante, o autocuidado aliado a práticas preventivas são pontos fundamentais, que podem fazer total diferença para um diagnóstico precoce, aumentando consideravelmente as chances de cura.
“Ter uma autopercepção e um autoconhecimento é muito importante, por que qualquer mudança no corpo, seja apalpando, ao espelho ou olhando para a mama, você já sabe que tem que procurar ajuda médica”, complementou.
Encontre diversos conteúdos que irão te ajudar a ter um imóvel do jeito que sempre quis!