Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Quarto montessoriano: conheça a tendência para autonomia infantil

  • 7 de dezembro de 2022
  • Equipe Riva
  • 15 minutos de leitura
Quarto montessoriano: conheça a tendência para autonomia infantil Riva Incorporadora

O quarto montessoriano é uma ótima opção para quem leva em consideração as necessidades específicas das crianças. Afinal, muitos pais acreditam que são elas que têm que se adaptar ao mundo dos adultos e não o contrário.

Portanto, a abordagem montessoriana busca inverter essa lógica, chamando a atenção para o desenvolvimento correto dos pequenos a partir de uma autonomia mais elevada.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo completo esclarecendo tudo sobre essa forma diferente de enxergar a fase da primeira infância. 

Então, continue a leitura, tire todas as suas dúvidas e saiba como montar um quarto montessoriano na sua casa ou apartamento!

O que é um quarto montessoriano?

O quarto montessoriano é projetado para desenvolver a autonomia da criança desde cedo. Para isso, leva-se em conta as necessidades do público infantil e criam-se ambientes personalizados e adaptados à sua rotina.

Dessa forma, a criança passa a aproveitar ao máximo o espaço à sua volta, com liberdade de criação e acesso a diferentes tipos de estímulos. 

Portanto, esses cômodos consideram a ergonomia da criança. Sendo assim, os móveis terão alturas, tamanhos e formatos adequados, facilitando a circulação dos pequenos.

quarto montessoriano pronto para uso com brinquedos e móveis.

O método montessoriano e seus pilares

Por volta de 1910, a educadora italiana Maria Montessori desenvolveu uma metodologia de ensino que busca promover autonomia e liberdade para a criança. Ao mesmo tempo, respeita os limites de um desenvolvimento natural.

Montessori defendeu a ideia de que todos nós nascemos com um ritmo próprio. Além disso, temos pleno potencial para desenvolver nossas habilidades de maneira autônoma.

Então, o papel dos adultos seria auxiliar e estimular as crianças. Para isso, é necessário criar ambientes especialmente projetados para o período da infância, levando em consideração os aprendizados dessa fase.

Confira quais são os pilares do método montessoriano para entender melhor essa abordagem!

Autoeducação

Essa é a ideia de que toda criança tem a capacidade de aprender sozinha. Afinal, elas realmente iniciam dessa maneira, pois começam a andar, falar, pegar e tomar diversas outras atitudes sem um ensino direto.

Portanto, em Montessori, confia-se na criança, desde que ela conte com um meio adequado para o desenvolvimento.

Educação cósmica

A educação cósmica mostra que há diversas formas de despertar o interesse de uma criança pelo mundo. Uma delas é perceber que todas as coisas se conectam e dependem umas das outras para existir.

Nesse caso, os adultos devem apresentar os conhecimentos e informações de maneira organizada. A partir disso, a criança utilizará a própria imaginação para compreender, a partir de perguntas e pela curiosidade constante em saber mais.

Educação como ciência

Se você parar para analisar, verá que a sociedade como um todo avança rapidamente em alguns setores, como o da tecnologia, mas fica estagnada em outras, como a educação.

Isso porque a estrutura escolar que conhecemos foi elaborada em uma ótica da Revolução Industrial, privilegiando hierarquias rígidas e verticalizadas.

Na verdade, o ideal é descobrir, constantemente, novas ações que contribuam para o desenvolvimento das crianças, a partir da observação.

Ambiente preparado

Com o avanço das civilizações, especialmente no desenvolvimento dos ambientes urbanos, acabou-se retirando diversos elementos do alcance físico das crianças.

Talvez sem perceber, montamos ambientes que não são pensados especificamente para elas, mas versões reduzidas de cenários adultos.

Portanto o quarto montessoriano busca devolver a elas liberdade e independência. Para isso, os móveis e objetos têm tamanhos adequados e interessantes.

Adulto preparado

Para que o quarto montessoriano e toda essa abordagem produza os resultados esperados, é preciso que o adulto interaja com a criança e se permita também transformar interiormente.

Portanto, o adulto preparado é aquele que observa e confia na criança, mas busca, nos atos dela, resoluções para suas próprias necessidades.

Além disso, o adulto nunca deve ajudar mais do que o mínimo necessário. Então, abre mão de colaborar toda vez que a criança acredita que pode agir e solucionar problemas sozinha.

Criança equilibrada

Com esse pilar, Montessori diz que a criança nasce com um guia interior. Seria algo que indicasse qual é o tipo de esforço necessário para dar os primeiros passos, pulos, palavras e outras atitudes.

Sendo assim, os adultos devem oferecer meios adequados para que esse guia interior direcione a ação da criança da melhor forma possível. A partir disso, é possível encontrar um estado psicológico e emocional adequados.

crianças explorando habilidade de pintura.

Como montar um quarto montessoriano?

O primeiro passo para começar a montar um quarto montessoriano é lembrar que ele é feito para crianças e não para adultos.

Portanto, sempre busque promover estímulos ao desenvolvimento e a autonomia. Para isso, elas precisam se sentir confortáveis o suficiente para explorar o espaço ao redor.

Então, confira como você pode adaptar alguns móveis a essa proposta!

Cama em um quarto montessoriano

Muitos pais que procuram saber mais sobre o quarto montessoriano podem se assustar com a ausência de berço. Afinal, é uma ideia totalmente diferente do que a maioria das pessoas está acostumada.

Isso acontece porque acredita-se que o berço restringe os movimentos da criança ao invés de proporcionar mais autonomia.

Sendo assim, as camas devem ser simplesmente o posicionamento do colchão no chão. Dessa forma, a criança tem independência suficiente para subir e descer sem precisar dos pais.

Mas se essa for a sua primeira experiência com essa abordagem, não se preocupe. Pode abrir mão do berço quando estiver confortável o suficiente para a mudança.

Barra fixa na parede

A instalação de uma barra fixa na parede auxilia muito no desenvolvimento da criança. Isso porque ela passa a conseguir se levantar sozinha, se sustentar de pé e andar por todo o ambiente.

Portanto, não precisa ser nada muito elaborado. No mercado você encontra diversas barras com acabamento em MDF que, contanto que bem fixadas e firmes, cumprirão essa função com tranquilidade.

Armários, prateleiras e mesas baixas

Em um quarto montessoriano, é importante que as crianças tenham acesso fácil a tudo. Afinal, não há como ser independente se você precisa de alguém para pegar e guardar tudo para você.

Por isso, é fundamental que você posicione prateleiras, armários e mesas na altura dos pequenos. Dessa forma, você dá uma opção maior de escolha e liberdade para começarem e finalizarem as atividades que quiserem.

Também não há problema em deixar algumas roupas e fantasias ao alcance das crianças, pois é importante que elas tenham autonomia para escolher o próprio vestuário.

móvel com divisórias para organização de quarto montessoriano.

A função dos espelhos em um quarto montessoriano

De acordo com Montessori, os espelhos permitem que as crianças se enxerguem como indivíduos. Ou seja, elas se desconectam da imagem da mãe e do pai e entendem que existem por si só.

Por isso, é interessante que esses objetos fiquem na altura correta. Sendo assim, você pode posicioná-los na horizontal, ao lado da cama ou próximos à uma barra fixa na parede.

Afinal, como estamos falando da primeira infância, o apoio permite que os pequenos fiquem de pé para se observarem quando quiserem.

Cabaninha

É possível considerar a cabaninha como um elemento mais opcional. Mas isso não quer dizer que ela gere menos benefícios. Apenas pode não ser muito prática dependendo do espaço disponível no quarto montessoriano que você planejar.

Portanto, é raro encontrar crianças que não gostem de montar pequenas cabanas em casa. Pode parecer um detalhe pequeno, mas elas enxergam esses pequenos locais como um espaço particular dentro do lar.

Então, permitindo que elas experimentem essa sensação, você estimula o sentimento de independência e respeita os momentos individuais importantes.

Por outro lado, não há necessidade — e nem é recomendado — que as cabaninhas tenham um zíper ou qualquer outro sistema de fechamento. É importante que os pais tenham livre acesso sempre que necessário.

Mini arara de roupas

Muitas vezes, não é possível guardar todas as roupas nos armários baixos. Nesses casos, vale a pena apostar em uma mini arara de roupas para as crianças.

A escolha do próprio vestuário estimula a criatividade e proporciona o melhor desenvolvimento de uma personalidade única.

A importância dos cuidados com a segurança no quarto

Como você pôde ver até aqui, o quarto montessoriano prioriza a liberdade e a autonomia das crianças. Contudo, você pode estar se perguntando se essa não é uma ideia arriscada e que pode aumentar o risco de acidentes.

Portanto, é importante ressaltar que Montessori levava a segurança muito a sério. Afinal, não há porque estimular a independência das crianças colocando-as em perigo.

Até porque, se você pensar bem, verá que móveis muito grandes, feitos para adolescentes e adultos são muito mais perigosos do que uma mobília projetada com tamanhos menores e proporções mais adequadas.

Portanto você pode seguir algumas dicas para aumentar ainda mais a segurança do ambiente, como:

  • Esconder tomadas atrás do mobiliário ou bloqueá-las com protetores;
  • Escolha móveis sem quinas ou adapte protetores específicos;
  • Proteja as janelas com grades ou telas para que as crianças estejam realmente livres para explorar;
  • Instale um piso adequado para quedas ou invista em um tapete ou tatame emborrachado.

Compreenda os benefícios do quarto montessoriano

Agora que você já entendeu melhor as ideias e pilares de Montessori, pode perceber as diversas vantagens de um quarto montessoriano. 

Primeiramente, você estimula o desenvolvimento e autoconfiança das crianças desde cedo. Isso porque quando elas têm liberdade para tomarem suas próprias decisões, entendem que os pais ou outros responsáveis confiam nelas.

Sendo assim, elas ganham mais confiança para tentarem concluir uma tarefa sem medo de errar. Isso é fundamental para que elas se desenvolvam de maneira adequada.

Outro ponto importante é o resgate da autonomia das crianças. Afinal, é comum que, mesmo que sem perceber, muitos pais ignoram as vontades delas. Como consequência, elas sentem que as escolhas pessoais não são tão importantes.

Além disso, a criação de um ambiente lúdico incentiva a criatividade e a curiosidade. Esses dois fatores são essenciais para a formação de pessoas inteligentes e com raciocínio lógico apurado e, consequentemente, mais felizes.

quarto infantil com vários brinquedos.

Existe uma idade ideal para crianças em quarto montessoriano?

A fase mais adequada para a utilização de um quarto montessoriano é a primeira infância. Ela vai de 0 a 6 anos de idade e é um período crucial para o desenvolvimento das estruturas e circuitos cerebrais.

Além disso, é durante esse tempo que a criança adquire capacidades fundamentais para conseguir desenvolver habilidades futuras mais complexas.

Portanto, o indivíduo que vive essa fase da melhor maneira possível, tem mais facilidade para se adaptar a diferentes ambientes e absorver novos conhecimentos.

Assim, terá chances melhores de apresentar um bom desempenho escolar e alcançar realizações pessoais, econômicas e vocacionais expressivas.

Então, embora a pedagogia não estabeleça uma faixa etária específica para abandonar o quarto montessoriano, isso costuma ser feito a partir dos 7 anos de idade. 

Também é possível antecipar esse processo quando a própria criança demonstra interesse na mudança.

Uma boa composição ajuda no desenvolvimento da criança!

Planejar um quarto montessoriano é uma ótima alternativa para quem está sempre em busca da melhor forma de cuidar de uma criança. 

O interesse pela aplicação desse conceito demonstra uma preocupação com a formação de um ser humano independente e confiante.

Então, para seguir as orientações da abordagem criada por Montessori, é fundamental tratar como prioridade a autonomia da criança. Para isso, é necessário ter confiança e dar todo o espaço e tempo necessário para que ela encontre as próprias soluções.

Por isso, o quarto montessoriano não é uma adaptação de um cômodo para adultos. Na verdade, ele é totalmente pensado com soluções específicas para os pequenos.

Sendo assim, eles devem ter fácil acesso à cama, brinquedos e mesas. Também é interessante adaptar barras de apoios para os que ainda não se sustentam em pé sozinhos.

Portanto, se você estiver pensando em comprar um apartamento, dê uma olhada nas melhores opções anunciadas na Riva Incorporadora. Dessa forma, você pode começar a planejar o cômodo ideal para que seus filhos se desenvolvam da melhor maneira possível.

E para conferir ainda mais conteúdos como este, continue no Blog da Riva Incorporadora!

CTA Riva

Post Anterior
Plantas pendentes: conheça as espécies que vão trazer mais charme para seu lar
Próximo post
Confira agora como ter uma cozinha americana e decorar o espaço