7 dicas para receber os amigos em casa

  • 18 de maio de 2022
  • Equipe Riva
  • 8 minutos de leitura
7 dicas para receber os amigos em casa Riva Incorporadora

Aprenda alguns truques simples para receber amigos em casa e deixar esses encontros ainda melhores. Confira se você já coloca todas as nossas dicas em prática!

Você tem o costume de chamar pessoas para visitar sua casa? Há quem considere esse um dos prazeres da vida ou um dos princípios da felicidade, até porque deixa o lar mais animado e cheio de afeto. Foi pensando nisso que decidimos listar algumas dicas para receber os amigos em casa.

É claro que encontrar gente querida já é muita alegria por si só, mas você pode tornar esses momentos mais especiais quando prepara tudo com carinho. Não tem ideia do que estamos falando? Continue a leitura para conferir o que fazer.

1. Faça uma boa limpeza na casa

Por mais que você não seja a pessoa mais organizada do mundo, é bom deixar a casa limpa para receber seus convidados. A questão nem é apenas transmitir uma impressão positiva, mas a higiene realmente faz parte de uma boa recepção. Já pensou se alguém começa a espirrar pela poeira acumulada ou encontra sujeira para todo lado?

Caso não conte com ajuda na rotina de limpeza doméstica, organize-se para limpar os principais pontos com antecedência (sem exagero, para não dar tempo de sujar novamente antes de a visita chegar). Cozinha, banheiro e o local que vocês vão ficar (como a varanda, a sala de estar ou de jantar) devem ser os seus focos de atenção!

Deixar tudo limpinho e organizado, certamente, vai colaborar para a sensação de estar em um local agradável. Se for necessário, feche a bagunça dentro de um armário ou de outro cômodo, mas não deixe de ter o cuidado de arrumar o espaço em que você vai receber.

2. Capriche na decoração

Se a limpeza é essencial, digamos que a decoração é como um toque extra para deixar o encontro especial. Quem gosta desse universo, possivelmente, já tem vários itens decorativos em casa, e sabe bem como deixar o ambiente aconchegante.

Esse não é bem o seu perfil? Não tem problema. Mesmo que você não faça parte do grupo de pessoas super prendadas, faça um esforço para deixar sua casa feliz e decorada. Vale apostar em:

  • flores e plantas em geral;
  • velas;
  • almofadas;
  • porta-retratos;
  • acessórios de mesa posta (guardanapos, tábuas, enfeites etc);
  • recados personalizados.

Para completar a parte de decoração: coloque um cheirinho gostoso. É preciso tomar um pouco de cuidado em relação a isso para não exagerar e deixar as visitas incomodadas, mas um cheiro suave pode fazer a diferença. Velas e difusores são boas indicações!

3. Escolha um bom cardápio

Uma das melhores dicas para receber amigos em casa é pensar no cardápio. Você pode conquistar as visitas pelo paladar sem gastar muito ou ter que passar horas cozinhando. Inclusive, se a culinária não é uma das suas habilidades mais fortes, aposte no delivery ou encomende algo que já venha pré-preparado.

Testar receitas de última hora pode ser arriscado, tomar seu tempo e ainda deixar você naquela tensão de não dar certo. Pensar positivo é importante para que tudo corra bem, só que imprevistos acontecem, e nem sempre é tão bom lidar com eles.

O ideal é pensar antes em boas opções de comidas e bebidas práticas que agradem a todos. Se você não conhece muito bem as visitas, vale perguntar sobre restrições alimentares ou não escolher nada muito extravagante.

4. Atenção à disposição dos móveis

Talvez os móveis da sua casa ou apartamento funcionem bem em certa disposição no dia a dia, mas pode ser que pequenas mudanças deixem o espaço otimizado para receber pessoas. Mas não pense que é necessário mover tudo de lugar!

Muitas vezes, detalhes como trocar uma mesa de ambiente ou afastar o sofá garantem um resultado bem melhor para facilitar a passagem, caber mais gente e facilitar a interação. Considere a quantidade de convidados e o melhor jeito de acomodá-los, principalmente, se vocês vão comer, assistir um filme, dançar, trabalhar juntos etc.

Por exemplo, se a sua varanda costuma ficar vazia, e você vai receber os amigos em um dia de clima quente ou ameno, vale pensar em como montar esse ambiente para ter uma experiência diferente no seu próprio lar.

5. Reforce a iluminação

A iluminação é um dos atrativos mais charmosos do universo decorativo, mas é claro que esse também é um fator funcional. Isto é, não estamos falando apenas de estética visual, mas do bem-estar de viver aquele momento e enxergar bem.

Dependendo da ocasião, receber à luz de velas pode até funcionar, só que na maioria das vezes, é bom ter o ambiente iluminado. Logo, verifique essa questão para não ter nenhuma surpresa na hora do encontro. Você pode mover luminárias para locais estratégicos e vale a pena ter, pelo menos, uma lâmpada reserva.

6. Monte uma playlist

Muitas pessoas se esquecem desse detalhe, mas a verdade é que a música também ajuda na ambientação. Imagine chegar na academia e ficar ouvindo apenas músicas lentas ou nem conseguir conversar em um restaurante por conta do som muito alto. Tudo tem sua hora e lugar, não é mesmo?

A vantagem de receber em casa é poder ouvir o que quiser e ser o DJ! Pensando em agradar os amigos, tente montar uma playlist que reúna estilos musicais que todos gostem. Outra ideia legal é planejar algo temático e usar a música pra complementar, como um almoço mexicano, um churrasco com samba ou um jantar fino com músicas clássicas.

Explore a criatividade e gaste alguns minutos fazendo pesquisas no seu streaming de áudio preferido para preparar uma sequência bem legal. No fim das contas, os convidados também podem colaborar com as sugestões de cada um.

7. Selecione atividades para fazer

Já falamos do cardápio, que normalmente, é um dos atrativos que podem tomar boa parte do tempo de uma visita em casa. É bem gostoso sentar com amigos para comer, beber e bater papo, não é verdade?

Isso não impede que você tenha outras ideias de atividades para deixar o momento mais divertido. Quer alguns exemplos? Jogos de tabuleiro, cartas, karaokê, videogame ou mesmo assistir séries, filmes e shows musicais. Ter fácil acesso a alguma dessas opções é uma ótima dica!

Enfim, essas sugestões para receber amigos em casa podem contribuir para a ocasião ser feliz e inesquecível. Sua dedicação prévia será importante para preparar o ambiente, mas não deixe que tanta preocupação acabe consumindo você. Aproveite todos os minutos para se divertir com as pessoas queridas e faça com que elas queiram sempre retornar a sua casa!

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe o post nas suas redes sociais e divida as dicas com mais gente. Esse pode ser o ponto de partida para começar a melhorar ainda mais os encontros da sua turma!


Post Anterior
Texturas na decoração: entenda como aplicá-las em seu lar
Próximo post
Buritis BH: conheça um dos bairros mais procurados para morar

Receba nosso contato para saber mais sobre como podemos te ajudar a encontrar o imóvel ideal.

  • Hidden
    Sobrenome do usuário (Campo oculto, preenchido dinamicamente após envio)
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
    Site da Web – Website – URL
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Fique tranquilo(a), você não estará assumindo nenhum compromisso com a Riva.