Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Apartamento decorado: dicas para montar o seu novo lar

  • 22 de dezembro de 2023
  • Equipe Riva
  • 10 minutos de leitura
Apartamento decorado: dicas para montar o seu novo lar Riva Incorporadora

Confira dicas para montar o seu novo lar com uma decoração bonita, prática e funcional!

Viver em um apartamento decorado é o sonho de muitas pessoas, especialmente quando o imóvel é novo, como uma tela em branco a ser preenchida. A decoração dos ambientes pode mudar completamente a percepção do espaço e ainda trazer aconchego e praticidade.

Continue conosco neste artigo e confira ótimas dicas de decoração para montar o seu novo lar!

Qual a importância da decoração de ambientes?

Se engana quem pensa que a decoração de ambientes serve apenas para embelezar a casa. É claro que uma decoração harmônica enche os olhos, mas também é fundamental para tornar o lar mais funcional e aproveitar os espaços ao máximo.

Um apartamento pequeno decorado com boas estratégias pode parecer muito maior e mais prático e isso pode ser alcançado com diversos estilos de decoração, desde o rústico e retrô até o moderno e minimalista

Quando o imóvel é novo, como um apartamento comprado na planta, a decoração é ainda mais importante, pois ela pode ditar até mesmo a escolha de alguns acabamentos após a construção e ainda dará o tom de como os espaços serão utilizados no dia a dia pelos moradores.

Embora seja desafiador olhar para uma tela em branco e começar a preenchê-la, com boas dicas de decoração você consegue materializar a sua visão para o apartamento e ainda pode se divertir no processo. Afinal, trata-se de um momento especial de criação do seu novo lar, então vale a pena investir um pouco mais de tempo e cuidado.

Dicas de decoração para cada cômodo do apartamento novo

Embora a harmonia na decoração da casa seja importante, para que os ambientes tenham uma unidade, todos os cômodos merecem uma atenção especial, já que cada um é utilizado em momentos e situações diferentes. Confira dicas fundamentais de decoração para cada local do seu apartamento novo!

Decoração da sala

A sala de um apartamento decorado costuma ser o coração da casa, pois é o cômodo em que se recebe visitas e também é um dos principais pontos de lazer e descanso, onde você pode parar para assistir a um filme, ouvir música ou apenas aproveitar um tempo de qualidade com a família.

Pensando nisso, independentemente do estilo que você escolher, a decoração nesse espaço deve ter como foco o conforto. Começando com a escolha dos móveis, é interessante buscar sofás macios e ergonômicos e racks ou estantes que criem um ponto focal e sejam funcionais para guardar objetos, expor enfeites e ter um melhor aproveitamento do espaço, especialmente se for uma sala de apartamento pequeno.

Inclusive, se a ideia é dar a sensação de um espaço mais amplo, utilizar cores claras na pintura das paredes da sala é a melhor opção. E outro ponto que contribui muito para o estilo e conforto da sala é a iluminação. Utilizando spots de luz centralizados e no entorno da sala, você consegue variar os pontos de luz e criar diversas ambientações, seja mais claro, para receber visitas, ou mais aconchegante e sutil para assistir a um filminho. 

Por fim, pensar em quadros, plantas e outros objetos para enfeitar e trazer vida ao ambiente torna a sala ainda mais especial. Até mesmo almofadas podem contribuir para deixar o ambiente mais bonito quando se destacam no seu sofá. E o melhor é que elas ainda são funcionais e confortáveis.

apartamento decorado: sala de jantar
Sala de jantar do New Time Residence, empreendimento da Riva em Contagem – MG

Decoração dos quartos

Outro espaço que precisa ser confortável é o quarto, além de ter a personalidade de quem o ocupa, pois é um local íntimo e próprio para descanso. Centralizar a cama e ter móveis funcionais, como mesinhas de cabeceira com gavetas, torna o ambiente elegante e prático. Além disso, para dar um toque pessoal, incluir fotos e objetos pessoais, como pequenos porta-joias e outros artefatos, é uma excelente dica. 

Já no quarto das crianças, seja de menino, menina ou compartilhado, uma ótima ideia é ter armários ou caixas organizadoras para os brinquedos, além de uma escrivaninha para os estudos e lazer dos pequenos. Pintar as paredes com cores mais alegres também dá o toque perfeito, mas vale investir em tons não tão fortes, pois as mais suaves contribuem para um bom descanso.

quarto de apartamento decorado
Quarto de solteiro do Sky Raja Residence Riva, empreendimento da Riva em Belo Horizonte – MG

Decoração da cozinha

Já na cozinha, a palavra-chave é praticidade: é importante ter os utensílios à mão para facilitar a rotina das refeições. Mas isso não quer dizer que você precise abrir mão da beleza. E atualmente temos à disposição muitos eletrodomésticos e eletroportáteis úteis para esse espaço, mas pode ser desafiador incluí-los na decoração da cozinha, principalmente se ela não for muito grande.

Nesse caso, a melhor opção é contar com móveis planejados ou modulados, que você consegue customizar para colocar cada um dos aparelhos e objetos que precisa. Investir em penduradores para louças, panelas e utensílios também pode ajudar a acomodar os objetos e ainda dar todo um estilo especial ao espaço.

Aqui também vale a ideia de usar cores claras nas paredes para tornar o espaço mais amplo e passar uma sensação de limpeza. Se tiver a oportunidade, criar uma cozinha americana é excelente para apartamentos menores, integrando sala e cozinha e tornando o espaço maior e mais aconchegante.

apartamento decorado: Cozinha do Be You Barro Preto Residence, empreendimento da Riva em Belo Horizonte - MG
Cozinha do Be You Barro Preto Residence, empreendimento da Riva em Belo Horizonte – MG

Mesmo quando é pequeno, o banheiro merece uma decoração bonita, afinal é uma delícia tomar um banho relaxante em um espaço cheio de aconchego. A dica nesse caso é usar recipientes organizadores para itens de higiene e conjuntos estilosos de saboneteira com outros potes para escovas de dentes, cotonetes e outros.

Escolher um móvel espaçoso com portas e gavetas para acoplar à pia também faz toda a diferença em um banheiro menor. Assim, você consegue guardar vários itens que precisa ter à mão sem que eles fiquem expostos, como toalhas, papel higiênico para reposição, sabonetes, necessaires e o que mais precisar.

banheiro social de apartamento decorado do Reserva dos Pássaros
Banheiro social do Reserva dos Pássaros, empreendimento da Riva em Belo Horizonte – MG

Decoração da varanda

Mesmo quem não tem um apartamento garden, com jardim próprio e espaçoso, merece ter uma varanda bem decorada. Afinal, é um espaço de contemplação e lazer, que fica ainda mais aconchegante com plantas penduradas e cadeiras de descanso. É possível encontrar vários móveis mais compactos, como mesinhas altas e banquinhos para ter um momento de relaxamento sentindo a brisa desse espaço, que é mais aberto.

Varanda do Origem Porto Imperial, empreendimento da Riva no Rio de Janeiro - RJ
Varanda do Origem Porto Imperial, empreendimento da Riva no Rio de Janeiro – RJ

Dica extra: por que visitar um apartamento decorado?

Muitas pessoas pensam que o apartamento decorado na planta é apenas mais uma estratégia de venda, mas, na realidade, a ideia é também mostrar o potencial e as possibilidades de decoração do imóvel. 

Portanto, vale muito a pena visitar os decorados dos imóveis que você está pensando em comprar, prestando muita atenção aos detalhes e anotando as ideias que mais te representam. Assim, você pode mesclar ideias prontas com as suas e tornar o seu apartamento novo exclusivo e com a sua personalidade. 

Embeleze e amplie seu espaço com o apartamento decorado

A decoração tem o poder de deixar o seu apartamento novo mais bonito, mas também pode tornar os espaços mais amplos e funcionais, atendendo as necessidades do dia a dia de sua família.

Buscar harmonia na decoração da casa como um todo é essencial, mas cada cômodo pede atenção a detalhes específicos, por isso vale a pena pensar na sala, quartos, cozinha, banheiro e varanda com foco especial nas demandas de cada espaço.

Por fim, visitar apartamentos decorados na planta pode ser um excelente exercício para conhecer possibilidades de decoração que estão em alta e são funcionais para diversos espaços, então não deixe de aproveitar a oportunidade de fazer visitas. 

E se quiser ficar ainda mais próximo da conquista do seu apartamento novo, leia nosso artigo sobre como funciona o financiamento na planta e tire todas as suas dúvidas!


Post Anterior
Por que morar nas cidades do Distrito Federal? Saiba mais!
Próximo post
Rooftop: o que é, tipos e principais vantagens desse espaço