Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Construtora e incorporadora: quais são as diferenças?

  • 9 de novembro de 2023
  • Equipe Riva
  • 7 minutos de leitura
Construtora e incorporadora: quais são as diferenças? Riva Incorporadora

Pensando em comprar um imóvel, mas não sabe qual empresa procurar? Conheça as diferenças entre construtora e incorporadora, e tire as suas dúvidas!

Construtora e incorporadora são dois termos que geram bastante confusão, principalmente ao procurar um apartamento para comprar. Afinal, o que faz cada uma dessas empresas?

Compreender o papel de uma construtora e de uma incorporadora pode ajudar a tomar uma decisão sobre como comprar o seu imóvel, seja na planta ou pronto. Com isso, é possível buscar os serviços direcionados para o que você deseja.

Neste artigo, saiba qual a diferença entre construtora e incorporadora e entenda o que fazer para escolher uma empresa de confiança!

Construtora, incorporadora e imobiliária: o que faz cada uma?

Quando o assunto é comprar um apartamento na planta ou em construção, é comum que venham 3 tipos de empresas à mente: construtora, incorporadora e imobiliária. Esses são modelos de negócios especializados no mercado de imóveis e, de fato, podem ajudar a encontrar um empreendimento de acordo com o que você procura.

No entanto, a forma de atuação de cada uma delas é totalmente diferente. Por esse motivo, é fundamental tirar todas as suas dúvidas antes de dar início à procura por um imóvel ou comprar um apartamento.

Para contar com toda a ajuda nesse processo, confira o que faz uma construtora, uma incorporadora e uma imobiliária! 

O que é uma construtora?

Uma construtora é a responsável por cuidar de todas as etapas de uma obra. Sendo assim, está relacionada à construção de um projeto imobiliário e garante que o imóvel saia do papel.

Questões físicas relacionadas ao local são de responsabilidade da construtora. Desse modo, defeitos observados na vistoria do imóvel podem ser comunicados a essa empresa, desde instabilidade elétrica até infiltrações ou divergências do projeto.

O que é uma incorporadora?

Uma incorporadora, por sua vez, é quem viabiliza um empreendimento imobiliário. Sendo assim, é a empresa responsável por idealizar, planejar e promover os procedimentos necessários para dar início à construção e os processos após a finalização das obras.

Uma incorporadora tem a atuação regulamentada pela Lei n.º 4.591/64, mais conhecida como Lei de Incorporação e Condomínio. Nessas normas, estão estabelecidos os critérios para considerar uma empresa incorporadora, como a promoção da construção de uma edificação composta de unidades autônomas.

Desse modo, é a incorporadora que realiza a compra de terrenos para a edificação, desenvolve o projeto imobiliário, aprova processos e organiza os procedimentos de construção. 

O que é uma imobiliária?

A imobiliária é a empresa responsável por dar suporte em negociações de imóveis. Essa organização pode ajudar com a realização do contrato de compra e venda, por exemplo, e fazer o intermédio de transações.

Uma imobiliária pode ser contratada por uma incorporadora para tornar os processos mais cômodos. Desse modo, pode ser um canal de comunicação para solucionar questões relacionadas ao imóvel ou ao condomínio.

Quais são as principais diferenças entre imobiliária, construtora e incorporadora? 

As principais diferenças entre imobiliária, incorporadora e construtora são as responsabilidades que cada empresa assume. Além disso, a legislação vigente em cada um dos setores pode variar, uma vez que atuam em especialidades distintas no mercado imobiliário.

No geral, uma incorporadora vai cuidar da maioria dos processos relacionados à existência de um empreendimento. Já a construtora garante que o projeto se torne uma realidade, por meio das obras e da contratação de trabalhadores especializados. A imobiliária, por sua vez, simplifica o contato com o cliente e pode ser contratada para realizar as transações do imóvel.

No geral, se o objetivo é encontrar um apartamento para comprar, o ideal é procurar por uma incorporadora. Desse modo, é possível conhecer os projetos disponíveis, ter acesso a detalhes do empreendimento e escolher o imóvel que mais atenda às suas expectativas.

Como escolher uma incorporadora de confiança?

Mas, afinal, quais são as características que devem ser observadas ao encontrar uma incorporadora de confiança? No geral, são diversos fatores que precisam ser observados para garantir que a escolha do seu imóvel seja estratégica e vantajosa.

Vale a pena destacar que contar com uma incorporadora de confiança ajuda a diminuir problemas relacionados à falta de suporte durante o processo de compra. Além disso, permite realizar investimentos com mais tranquilidade e segurança, uma vez que a empresa conta com processos transparentes e com atenção às necessidades do cliente. 

No geral, algumas dicas importantes que precisam ser observadas na hora de escolher uma incorporadora imobiliária são:

  • pesquise informações sobre a empresa;
  • confira se a incorporadora está regulamentada conforme a Lei n.º 4.591/64;
  • entre em contato e avalie o atendimento;
  • consulte os projetos em andamento e disponíveis para compra;
  • leia a documentação;
  • converse com os profissionais e tire todas as suas dúvidas.

Após avaliar todos esses fatores e sentir um bom relacionamento com a incorporadora, é um sinal de que está na hora de dar o próximo passo e pegar as chaves do seu novo apartamento. Tudo isso com a tranquilidade e a certeza de que encontrou a melhor parceira para os seus investimentos. 

Por que contar com a Riva para encontrar o seu apartamento?

A Riva é a escolha certa para encontrar o apartamento que mais combina com você. Parte do grupo Direcional, que possui mais de 40 anos de experiência, a incorporadora conta com um legado de eficiência, qualidade e atendimento humanizado, sempre focada em garantir maior qualidade de vida. Afinal, a proposta é oferecer todo o suporte necessário para encontrar um imóvel na melhor localização e que ofereça tudo o que você precisa para se estabelecer no seu lar.

Os empreendimentos da Riva são focados em diferenciais que garantem o bem-estar e a qualidade de vida aos moradores. Opções de lazer, segurança, localização privilegiada e muito mais você pode encontrar ao contar com a empresa.

Sendo assim, ao saber a diferença entre construtora e incorporadora, você tem muito mais facilidade para encontrar o imóvel que precisa. Por isso, conte com a Riva e escolha o condomínio que garante conforto e tranquilidade a toda a sua família.

Gostou da ideia? Conheça mais detalhes dos imóveis da Riva Incorporadora!


Post Anterior
Sala de apartamento pequeno: dicas de como otimizar o espaço
Próximo post
O que é um investimento imobiliário? Esclareça suas dúvidas