Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

É possível ter cachorro em apartamento? Saiba tudo a respeito

  • 19 de dezembro de 2022
  • Equipe Riva
  • 14 minutos de leitura
É possível ter cachorro em apartamento? Saiba tudo a respeito Riva Incorporadora

Você tem dúvidas se é possível ou não ter cachorro em apartamento? Apresentamos o que a legislação diz sobre o tema!

Muitas pessoas desejam ter cachorro em apartamento, mas não sabem se é algo permitido por lei ou ainda têm dúvidas sobre como cuidar de um pet em um espaço como este.

Inclusive, no processo de comprar um apartamento, é comum ter esse tipo de dúvida, especialmente para quem já tem animais.

A boa notícia é que você pode ter sem problemas, visto que a legislação garante que moradores tenham animais de estimação em apartamentos, desde que se respeitem certas regras.

Se você tem interesse pelo assunto e quer saber se é possível ou não ter um cachorro morando em apartamento, continue a leitura do post da Riva.

Aqui, vamos apresentar detalhes sobre o tema e, de quebra, vamos dar algumas dicas para você criar o seu bichinho com todos os cuidados devidos. Confira!

Afinal, é possível criar um cachorro em um apartamento? 

Até pouco tempo atrás, era normal acreditar que o melhor local para criar um animal seria em um espaço grande e, de preferência, em áreas externas — como em amplos quintais de casa. 

Mas foi-se o tempo em que o tutor deveria escolher entre casa ou apartamento para poder ter um pet no seu lar. Afinal, já sabemos que é possível criar um cachorro em um apartamento sem interferir em sua qualidade de vida.

No entanto, é importante ter em mente que o morador deve seguir algumas normas para ter o seu cachorro sem criar problemas com a vizinhança.

mulher feliz ao entender mais sobre cachorro em apartamento com seu filhote no colo.

O que diz a lei: conheça seus direitos e deveres

Antes de tudo, vamos entender o que a legislação brasileira determina sobre o assunto.

O inciso XXII do art. 5 e o inciso II do art. 170 da Constituição Federal estabelecem o direito à propriedade privada dos cidadãos, o que inclui animais.

Portanto, a legislação permite que qualquer pessoa tenha cachorro em apartamento, contanto que o animal não demonstre ser perigoso para o sossego, saúde e segurança dos vizinhos.

No entanto, para não ter problemas, é importante conhecer e seguir as regras do seu condomínio para evitar constrangimentos e prezar pela boa convivência com os vizinhos.

Vale ressaltar que a circulação de cachorros e outros pets nas áreas comuns também é proibida pela lei, visto que isso impede o direito de ir e vir de cidadãos.

Contudo, cachorros que apresentam comportamento agressivo devem circular com focinheira nas áreas comuns. Além disso, o tutor deve ser responsável pela limpeza dos seus dejetos.

Da mesma forma, para quem mora de aluguel, o proprietário do imóvel também pode proibir a presença de pets no apartamento. No entanto, essa proibição deve estar no contrato de aluguel.

Por isso, o ideal é observar bem o contrato antes de assinar para evitar surpresas e problemas.

Como ter cachorro em apartamento: conheça alguns cuidados necessários

O cachorro é um animal fiel e que é capaz de dar e receber amor. Então, não se esqueça que o mais importante é oferecer muito amor ao seu cachorro

Se você não tem nenhum tempo livre para se dedicar ao animal, o melhor é esperar para ter um pet em outro momento da sua vida. Afinal, cães são muito carentes e exigem alguns cuidados especiais.

Além disso, é muito importante que o tutor se prepare para ter um bichinho que viverá com ele durante muitos anos. Portanto, se trata de uma responsabilidade muito grande.

Por outro lado, ter um cachorro no apartamento pode ser uma excelente companhia, além de ser um contínuo aprendizado em como lidar com outro ser.

Para facilitar esse processo, vamos apresentar algumas dicas para você ter cachorro no seu apartamento sem causar problemas para os vizinhos. Continue lendo para saber mais!

Conheça as regras do seu condomínio

Como falamos na introdução, o condomínio não pode proibir que moradores possuam animais de estimação, assim como não deve exigir que tutores carreguem seus pets no colo.

Para que os animais tenham um lugar seguro para passear, muitos condomínios já implementaram o espaço pet — um local com brinquedos para que os animais se distraiam.

Contudo, vários prédios antigos não contam com esses espaços. A solução é implementar um regimento interno a fim de garantir a convivência pacífica dos moradores.

Assim, tenha em mente que buscar o meio-termo é a melhor forma de garantir bons relacionamentos com os seus vizinhos.

Por exemplo, se você vai esperar o elevador com o seu pet e se deparar com uma vizinha que tem medo de cachorros, evite que ela tenha que lidar com o seu bichinho.

Esse tipo de gentileza não está previsto em nenhuma norma, mas garante que você tenha um bom relacionamento e não precise ter dores de cabeça com outros moradores.

Separe um cantinho só para o animal 

Todo mundo precisa de espaço e seu pet não é exceção. Então, disponibilize um cantinho especial para o seu bichinho de estimação.

Independente de seu apartamento ter 2 ou 3 quartos, é crucial que o seu cachorro tenha um lugar próprio para um descanso adequado.

Inclusive, alguns tutores acham que é suficiente colocar um tapete ou pano no chão para o cachorro dormir. 

Pense um pouco: você gostaria de dormir no frio com apenas um cobertor para se aquecer? Animais também precisam de conforto para evitar doenças e crescerem saudáveis.

Portanto, monte um ambiente com uma cama confortável ou diversos cobertores adequados para o seu pet. Dessa forma, você garante a saúde do seu cão e ainda oferece um espaço aconchegante para ele!

cachorro em apartamento deitado em sofá.

Ensine o pet a usar tapete higiênico

Um dos aspectos que podem causar muitos problemas de convivência em apartamento é a questão da higiene do animal.

Aliás, acúmulo de dejetos que ocasiona mal estar a outros moradores está passível de multa pelo condomínio, ainda que essa sujeira se encontre nas áreas privativas do lar.

Portanto, para evitar esse tipo de problema, uma solução simples consiste em fazer com que o cachorro aprenda a utilizar o tapete higiênico, que absorve a urina e evita o mau cheiro.

Com isso, o animal entende que há um lugar específico para fazer suas necessidades no apartamento, sem sujar o piso do banheiro ou de outros cômodos.

Caso você prefira os tapetes tradicionais, lembre-se de trocá-los com frequência, pois o acúmulo de sujeira os tornam inutilizáveis depois de certo tempo.

Não se esqueça de passeios 

Cuidar de pets em apartamento requer o mesmo cuidado que em outros ambientes, sendo importante, por exemplo, levá-lo para sair de forma regular para que ele se exercite e se divirta.

Para tal, considere a espécie do animal, visto que alguns cães necessitam de exercícios com mais frequência, enquanto outros precisam de passeios com tempos mais curtos.

Isso é importante porque alguns pets se cansam rapidamente e têm pouca energia, enquanto outros são bastante agitados e precisam de exercícios de alta intensidade.

Contudo, tenha em mente que essa é uma parte essencial do desenvolvimento e socialização dos cachorros, especialmente para aqueles que moram em apartamento.

Afinal, ao sair para passear, o seu pet entra em contato com pessoas e outros animais, tornando-se mais amigável e menos propenso a ser um cão bravo.

Deixe o ambiente enriquecido com brinquedos

Na hora de comprar brinquedos, dê preferência a diversos tipos que estimulem instintos diferentes do animal.

Assim, adquira bolinhas para o seu pet, mas também aposte em mordedores ou até mesmo alguns quebra-cabeças simples que estimulam a cognição do animal.

Você também pode evitar colocar a ração direto no pote e, em vez disso, utilizar um brinquedo recheável. Desse modo, o cachorro utiliza o olfato por todo o apartamento até achar a comida.

Esse brinquedo ajuda o cão a ter uma maior noção espacial, desenvolver o seu olfato, além de gastar energia durante a busca pela comida.

Apenas tenha cuidado na hora de brincar com o seu pet, pois alguns cães se animam e acabam latindo demais. Lembre-se que você não pode desrespeitar a Lei do Silêncio no seu condomínio!

Garanta a proteção do animal em varandas e janelas

Uma das maiores preocupações de quem deseja criar cachorro em apartamento é sobre a segurança do pet. Afinal, não há nada mais aterrorizante do que a ideia de um acidente envolvendo altura.

Por isso, é essencial que você garanta a proteção do seu bichinho por meio de telas nas janelas e cercas nos cômodos, como varandas e terraços.

A regra para se certificar de que seu ambiente está seguro é verificar se uma criança pequena ficaria protegida nele. Caso a resposta seja sim, então o espaço está ideal para um pet.

Também tenha cuidado com objetos de decoração em lugares altos. Caso o seu animal seja muito curioso, ele pode derrubar o item e causar acidentes.

O adestramento pode ajudar 

Infelizmente, existem alguns cachorros que têm problemas na hora de se adaptar à vida em um condomínio. Uma ótima solução para isso é contar com o adestramento.

Existem alguns comandos simples que você pode ensinar para o seu animal de estimação sem problemas. Aliás, há diversos vídeos na internet que você pode assistir para começar a colocar em prática.

No entanto, o ideal é contar com o apoio de um profissional especializado na área de adestramento para entender o melhor processo para o seu cachorro e adaptá-lo bem ao seu apartamento.

Inclusive, vale lembrar que esse é um processo que exige compromisso do tutor. Então, coloque em prática os exercícios e verifique de perto a evolução do seu pet.

Com pouco tempo, você conseguirá ver os resultados do treinamento e será capaz de circular com o seu cachorro pelo condomínio sem problemas!

Homem feliz com seu cachorro em apartamento.

Conte com a tecnologia na hora de mantê-lo sozinho

Hoje em dia, é impossível ignorar a tecnologia. Portanto, nada melhor do que utilizá-la ao seu favor na hora de deixar o seu cachorro sozinho no apartamento.

Com uma casa inteligente, é possível automatizar os ambientes com câmeras e aplicativos diversos. Desse modo, você tem controle do que acontece no seu apartamento quando estiver fora dele.

Isso serve bastante para animais ansiosos e agitados. Você pode até utilizar as câmeras para falar com o seu cão e acalmá-lo, evitando assim latidos desconfortáveis para os vizinhos.

Inclusive, você pode usar esses elementos para aprimorar o treinamento do seu pet, adestrando-o nos momentos em que estiver fora de casa.

Apenas tenha em mente que nenhuma tecnologia substitui o contato físico com o seu animal de estimação, então use como um simples complemento para a sua rotina!

Siga nossas dicas e garanta seu conforto e do seu pet! 

Com as nossas dicas, você poderá criar seu cachorro em um apartamento sem problemas. Contudo, é importante ter um imóvel adequado para isso.

Para a sua sorte, você pode contar com os empreendimentos da Riva Incorporadora. Modernos e funcionais, nossos imóveis se localizam em regiões privilegiadas das maiores cidades do Brasil.

Além disso, nossos condomínios são amplos e arejados. Assim, você não precisa deixar o seu cãozinho confinado dentro de casa, tendo o espaço pet para passear com ele.

Para ter um imóvel da Riva, entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores para saber como conquistar o sonho do apartamento próprio de forma fácil e rápida!

Gostou de saber que é possível ter cachorro em apartamento? Então compartilhe agora mesmo este post em suas redes sociais para que seus amigos também entendam sobre o assunto!

E não esqueça de conferir o Blog da Riva para ter acesso exclusivo a outras dicas sobre convivência em apartamentos e condomínios. Até a próxima!


Post Anterior
Como funcionam as taxas de condomínio? Tire suas dúvidas sobre o assunto
Próximo post
Dicas para decorar uma varanda gourmet e deixá-la encantadora