Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Como criar uma rotina de exercícios físicos para fazer em casa

  • 11 de outubro de 2021
  • Equipe Riva
  • 5 minutos de leitura
Como criar uma rotina de exercícios físicos para fazer em casa Riva Incorporadora

Sua casa também pode ser o seu centro de bem-estar! Confira as dicas!

O isolamento social forçou as pessoas a mudarem suas rotinas radicalmente e isso também passou a valer para academias. Porém, ficar muito tempo em isolamento e levando uma vida sedentária não faz bem para o corpo nem para a mente. Mas nada que uma bateria de exercícios físicos para fazer em casa não resolva.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir.

Neste post, separamos algumas dicas que podem, tranquilamente, suprir a falta da academia, pelo menos, enquanto não for possível reunir mais pessoas em espaços fechados. Quer saber mais? Dá uma conferida!

Comece sem medo

Para começar, saiba que os aparelhos robustos das academias não são essenciais para uma rotina de exercícios completa. Algumas sequências usam o peso do próprio corpo como meio para forçar a musculatura e produzir resultados muito semelhantes aos dos equipamentos. Exercícios de pilates de solo são um bom exemplo.

E, para complementar sua aula caseira, procure se vestir com as mesmas roupas e tênis confortáveis que você costumava usar nas aulas convencionais. É importante observar esse detalhe, principalmente se você optar por exercícios de impacto, como pular corda.

Escolha, também, um lugar que garanta a execução de movimentos mais amplos e que não ofereça risco de você bater em algum móvel ou se machucar. Se não tiver um espaço livre para essa finalidade, afaste os móveis e abra caminho para se movimentar sem medo.

Procure um profissional

Ainda que você esteja improvisando em casa, é fundamental fazer os movimentos adequadamente e obedecer determinadas etapas, dependendo da modalidade escolhida. O ideal é sempre começar com aquecimentos e alongamentos, com atenção especial à respiração.

A internet oferece uma infinidade de cursos e aulas online sobre exercícios para praticar em casa. Portanto, mesmo que à distância, um profissional da área pode ser de grande ajuda para dar as devidas orientações sobre postura e outras questões.

Deixe os treinos mais divertidos

Tudo o que é feito com entusiasmo é bem melhor e você não vê a hora de aproveitar, não? Dessa forma, para manter uma frequência ideal de práticas de exercícios em casa, o segredo é tornar esse momento divertido. Não adianta se comprometer a fazer algo que já exige certo empenho, de maneira forçada. Isso acaba gerando ainda mais estresse e frustração.

Por isso, faça uma ambientação com música e outros elementos para criar um clima fitness propício. E escolha algo prazeroso, não importa o que seja. E, de preferência, uma atividade que não coloque a sua saúde em risco — já que, ao se exercitar em casa, mesmo com um profissional orientando à distância, ele não estará ali, presente, para verificar todos os detalhes.

E se você enjoa facilmente da repetição diária, procure por exercícios variados e intercale os dias da semana. Por exemplo: segundas e quartas-feiras com alongamento, terças e quintas-feiras com fit dance e sextas-feiras com mat pilates.

Convide alguém para participar

Exercícios para fazer em casa tendem a exigir ainda mais criatividade e variedade, uma vez que você não desfrutará dos momentos extras na academia, na companhia de amigos. Sendo assim, que tal convidar alguém para treinar com você? Chame uma pessoa de casa, ou por meio de algum aplicativo online para participar e interagir. Isso pode incentivá-lo e tornar os exercícios para praticar em casa mais atrativos.

Experimente alguns aplicativos

E por falar em aplicativos, eles são uma mão na roda para ajudar a controlar o tempo que você se exercitou, quantas calorias perdeu naquele dia e quais atividades contribuíram mais para isso. Comece com aqueles que oferecem treinos para praticantes iniciantes. Entre eles, você pode optar por: Workout Trainer, Nike Training Club, Track Yoga, BTFIT e muitos outros. Com o tempo, você pega o jeito e descobre um universo infinito de alternativas de exercícios físicos para fazer em casa e, talvez, nem sinta mais falta das academias.

Aprovou a ideia? Então, aproveite esse momento de redescoberta e compartilhe este post com os seus amigos nas redes sociais. Eles podem gostar também!

CTA da Riva

Post Anterior
Como escolher apartamento: 3 fatores essenciais
Próximo post
9 ideias de plantas para ter em apartamento