Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

5 ideias de brincadeiras para crianças em apartamento

  • 22 de dezembro de 2021
  • Equipe Riva
  • 4 minutos de leitura
5 ideias de brincadeiras para crianças em apartamento Riva Incorporadora

Está sem ideia de brincadeiras para crianças em apartamento? Então, você veio ao post certo! Existem diversas atividades que podem ser feitas para entreter os pequenos, independentemente do espaço disponível.

Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir.

Garantir a diversão em família é importante não apenas para criar vínculos como também para preservar a saúde mental das crianças. Ter momentos de lazer é fundamental durante a infância e faz toda a diferença para ter uma vida equilibrada no futuro, já que ajuda no desenvolvimento emocional e cognitivo de um indivíduo.

Para quem mora em apartamento, apostar em condomínios com área de lazer é uma excelente alternativa. No entanto, também é possível brincar dentro de casa, sem precisar descer para os espaços de convivência. A seguir, confira algumas opções de atividades divertidas para fazer com as crianças! 

1. Caça ao tesouro

Que tal incentivar a curiosidade e o instinto investigativo dos seus filhos? Brincadeiras de caça ao tesouro são ótimas para isso. Além de estimularem o raciocínio lógico e a resolução de problemas, esses jogos deixam as crianças envolvidas por um longo tempo, ajudando a gastar energia de maneira divertida.

Para montar uma caça ao tesouro, pense em um prêmio que pode motivar as crianças. Em seguida, esconda-o bem e crie pistas para que os pequenos possam encontrá-lo. Para o público mais jovem, é possível criar enigmas mais complexos e que levam mais tempo para resolver. 

2. Jogos de tabuleiro

Sabe o que combina bem com uma tarde chuvosa e os filhos em casa? Uma sessão de jogos de tabuleiro. E o melhor de tudo é que existem diversas opções para os mais variados gostos. Essa alternativa pode não ser tão interessante para menores de 7 anos. No entanto, é possível substituí-la por brincadeiras educativas, como jogos da memória e quebra-cabeça.

3. Pintura, desenho e modelagem

Ter a oportunidade de desenvolver as habilidades artísticas dentro de casa também é ótimo durante a infância. Sendo assim, vale a pena também deixar algumas folhas, tintas, lápis de cor, giz de cera e massas de modelar para que as crianças possam se expressar livremente.

Nesse caso, o ideal é reservar um espaço da casa para isso e forrar o chão ou a parede, para que os pequenos não os manchem por acidente. Utilizar roupas velhas também é interessante para atividades que envolvem tintas não laváveis.

4. Gincanas

Quer fazer uma brincadeira de apartamento mais trabalhada? Então, aposte nas gincanas. Aqui, é possível deixar a criatividade fluir ainda mais para definir as atividades, partindo de ideias, como:

  • corrida de saco no corredor;
  • brincadeira da linha na agulha;
  • dança da cadeira;
  • cabo de guerra;
  • mímica.

As gincanas são ótimas para fazer com a casa cheia. Assim, dá para dividir em grupos para competir entre si, incentivando também o instinto colaborativo das crianças no trabalho em equipe.

5. Contação de histórias

Já tentou contar uma história envolvente para uma criança? Essa atividade é capaz de divertir tanto a ela quanto a você. Vale ressaltar também que ouvir narrativas desde a infância ajuda a desenvolver a criatividade e várias outras habilidades cognitivas.

Gostou dessas sugestões de brincadeiras para crianças em apartamento? É sempre possível investir em formas de promover a diversão em família dentro de casa, gerando ótimas lembranças afetivas.

Este post inspirou você a brincar mais com as crianças? Então, compartilhe-o nas redes sociais para ajudar os seus amigos a pensarem também em atividades para fazer com os pequenos!

CTA da Riva

Post Anterior
Espaço coworking é uma tendência dos condomínios residenciais?
Próximo post
Como encontrar o melhor lugar para você construir a sua vida?