Como investir em imóveis: saiba por onde começar

  • 10 de junho de 2022
  • Equipe Riva
  • 8 minutos de leitura
Como investir em imóveis: saiba por onde começar Riva Incorporadora

Investir em imóveis é uma das melhores formas de obter bons retornos em investimentos. Mas é preciso seguir algumas boas práticas para conseguir resultados lucrativos.

Para saber como investir em imóveis, é preciso considerar alguns fatores de extrema relevância para que o resultado seja positivo e gere um bom retorno sobre o investimento. Pode ser difícil entender as tendências do mercado imobiliário, já que o investimento tende a contar, na maioria dos casos, com altos valores.

Contudo, existem boas práticas que fazem com que o aporte dos seus recursos seja ainda mais seguro e as chances de sucesso sejam maiores. Para tanto, é preciso conhecer e analisar o mercado, saber os melhores momentos para investir e qual o tipo de estratégia ideal para cada pessoa.

Por mais que possa parecer complicado, existem soluções acessíveis. Uma coisa é certa, os próximos anos tendem a ser vantajosos e esse mercado está cada vez mais aquecido para os novos investidores.

Quer saber mais? Confira este artigo e entenda de uma vez como investir no mercado imobiliário. Vamos lá!

Por que investir em imóveis?

Desde sempre, o mercado imobiliário é visto como um dos melhores investimentos possíveis. Existem muitos motivos para que isso ocorra, como o alto potencial de valorização. Afinal, a busca por moradias sempre existirá e é um fator que impulsiona muito o mercado imobiliário rumo ao constante crescimento.

Esses são alguns dos principais motivos pelos quais esse modelo de investimento sempre atraiu a atenção de pessoas que estão iniciando no segmento. A credibilidade que o mercado imobiliário representa, ao possibilitar a movimentação de grandes recursos com muita segurança, desperta cada vez mais o desejo de se inserir nesse contexto.

Sendo assim, trouxemos algumas das principais vantagens de investir em imóveis. Veja, a baixo.

Segurança

A segurança é, certamente, um dos fatores mais atrativos do mercado imobiliário. Quando comparado a outros investimentos, ele se apresenta extremamente sólido e com níveis baixíssimos de riscos.

Isso ocorre porque, independentemente da localização, a tendência, ao longo dos anos, é que ele fique cada vez mais valorizado. Logo, esse fator gera muita segurança e apresenta chances muito grandes de conquistar lucro com o investimento.

Existem regulamentações sólidas e muito específicas, fazendo com que se tenha uma maior proteção do dinheiro investido. Mesmo para quem acessa esse mercado por meio da bolsa de valores, essas regulamentações garantem maior segurança para o negócio.

Valorização

É muito difícil que um imóvel perca valor de mercado, mesmo depois de anos. Muito pelo contrário, esse é um fator que só tende a aumentar ao longo do tempo. Afinal, a região onde o imóvel está localizado tende a crescer, além de aumentar as opções de comércio e a se desenvolver, fazendo com que o valor do produto também seja maior.

Possibilidade de diversificação

Esse mercado possibilita uma boa diversificação de investimentos. Isso ocorre porque é possível comprar uma residência para revendê-lo, alugar o imóvel ou mesmo investir em um fundo imobiliário. Soma-se a isso o fato de que existem diferentes tipos de imóveis, como residenciais, comerciais, industriais e terrenos.

Obtenção de renda passiva

Essa é uma realidade do mercado imobiliário, permitir que o proprietário de um ou mais imóveis possa receber uma boa renda mensal ao longo dos anos. Além de, na maioria dos casos, esses recursos serem muito mais garantidos do que em outras atividades, conforme a valorização da região, esse rendimento também tende a crescer.

Benefícios fiscais

Um conhecimento que não é muito disseminado é que um imóvel pode oferecer muitos benefícios ao proprietário em relação a deduções fiscais em impostos sobre propriedade, seguro, hipotecas, depreciação e muito mais. É possível observar essas vantagens fiscais na época de fim de ano.

Como investir em imóveis

Agora que você já sabe as vantagens, vale a pena conferir o que deve ser considerado ao iniciar um investimento em imóveis. Anote!

Analise o potencial de crescimento da região do imóvel

Um ponto inicial muito importante é fazer uma pesquisa de mercado completa. É preciso entender o potencial de crescimento da região, bem como avaliar o lucro que cada imóvel pode render para o proprietário.

Por mais que os riscos desse modelo de investimento sejam menores e a segurança seja muito maior, são transações que movimentam baste dinheiro, fazendo com que seja necessário tomar decisões com base em informações relevantes.

Avalie as características do imóvel

Ainda que a localização do imóvel seja favorável, é preciso conferir algumas características que podem gerar a desvalorização. Imóveis mais antigos, por exemplo, tendem a contar com fiação e encanamentos comprometidos e que podem necessitar de reformas.

Imóveis novos costumam conferir um valor de mercado maior do que os imóveis que já foram ocupados ou os que ainda estão na planta. Outros fatores relevantes são os tamanhos dos cômodos, banheiros e as vagas de garagem.

Saiba as modalidades de investimento

Saber as modalidades de investimento no setor imobiliário também é indispensável para tomar boas decisões e obter as melhores taxas de retorno sobre o investimento. Existem diferentes possibilidades que devem ser estudadas. Algumas delas são:

  • Letra de Crédito Imobiliário (LCI);
  • Fundos Imobiliários;
  • Certificado de Recebíveis Imobiliários;
  • Letra Hipotecária;
  • Ações;
  • Compra e Venda.

Cada uma das aplicações e investimentos podem variar entre si, e elas funcionam de maneira distinta da compra de um imóvel físico, que contam com alto valor de capitalização.

Estude sobre a tributação

Quando é realizada uma compra ou venda de imóvel, por exemplo, existem tributações que podem chegar a 5 % do valor do bem. O ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) é um dos custos que se somam aos demais, como as parcelas do financiamento do imóvel, a escritura pública e o registro do imóvel.

Estude o melhor momento para comprar

Existem diferentes fatores que podem aumentar ou baixar o valor de um imóvel. É preciso fazer uma pesquisa minuciosa para que se possa aproveitar o melhor momento para realizar esse importante investimento, por exemplo, quando há alta na oferta de imóveis e baixa na procura.

Contudo, fatores como aquecimento da economia, aumento da renda familiar e liberação de créditos nacionais podem elevar os preços. Portanto, uma boa opção para saber escolher o melhor momento para investir em imóveis é contar com o auxílio de empresas e ferramentas especializadas no assunto.

Saber como investir em imóveis é fundamental para garantir retornos satisfatórios. Por mais que essa seja uma das melhores opções, já que é uma das mais seguras, com maior potencial de valorização, que gera benefícios fiscais e muito mais, é preciso conhecer algumas das boas práticas para que o investimento seja satisfatório e gere resultados positivos para quem investe no setor.

Quer saber mais sobre o mercado imobiliário e acessar conteúdos relevantes sobre o assunto? Então, siga nossas páginas do Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube e Twitter.


Post Anterior
Como manter a casa arrumada todos os dias?
Próximo post
Saiba como garantir uma boa convivência com vizinhos

Receba nosso contato para saber mais sobre como podemos te ajudar a encontrar o imóvel ideal.

  • Hidden
    Sobrenome do usuário (Campo oculto, preenchido dinamicamente após envio)
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
    Site da Web – Website – URL
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Fique tranquilo(a), você não estará assumindo nenhum compromisso com a Riva.