Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Como investir em imóveis: saiba por onde começar

  • 23 de fevereiro de 2023
  • Equipe Riva
  • 15 minutos de leitura
Como investir em imóveis: saiba por onde começar Riva Incorporadora

Investir em imóveis é uma das melhores formas de obter bons retornos em investimentos. Mas é preciso seguir algumas práticas para conseguir resultados lucrativos.

Para saber como investir em imóveis, é preciso considerar alguns fatores de extrema relevância para que o resultado seja positivo e gere um bom retorno sobre o investimento. 

Isso porque pode ser difícil entender as tendências do mercado imobiliário, já que o processo tende a contar, na maioria dos casos, com altos valores.

Contudo, existem alternativas que fazem com que o aporte dos seus recursos seja ainda mais seguro e as chances de sucesso sejam maiores. 

Sendo assim, é preciso conhecer e analisar o mercado, saber os melhores momentos para investir e qual o tipo de estratégia ideal para cada pessoa.

Mas por mais que possa parecer complicado, existem soluções acessíveis. E uma coisa é certa: os próximos anos tendem a ser vantajosos e esse mercado está cada vez mais aquecido para os novos investidores.

Quer saber mais? Confira este artigo e entenda quais são as melhores maneiras de investir no mercado imobiliário. Vamos lá!

Vale a pena investir em imóveis?

Investir em imóveis é uma opção que apresenta um risco relativamente moderado, mas com o potencial de rendimento acima de investimentos tradicionais, como poupanças, CDBs e fundos de renda fixa.

Portanto, a estabilidade dos imóveis como bens físicos, torna-os uma escolha atrativa para investidores, pois a desvalorização é rara no Brasil. 

Além disso, as oportunidades de investimento em imóveis apresentam um bom potencial de retorno, sem a necessidade de conhecimentos avançados em investimentos. É diferente de outros ativos de alto potencial, como ações na bolsa de valores.

E investir para alugar?

Sem dúvida, a compra de um imóvel para alugar é uma opção rentável de investimento, oferecendo uma série de benefícios para o investidor. 

Além de se ter um patrimônio material estável, o investidor pode obter lucro tanto com a valorização do bem quanto com a renda do aluguel. Por isso, este é um dos investimentos mais tradicionais e sólidos do mercado imobiliário, com alta rentabilidade. 

Também vale ressaltar que isso pode ser visto como um investimento a longo prazo para gerações futuras da família. Dessa forma, você garante algum tipo de suporte financeiro para seus filhos e netos.

Outra grande vantagem é que o valor do imóvel tende a acompanhar a evolução do mercado, resultando em uma valorização significativa ao longo do tempo. 

Consequentemente, o valor do aluguel também aumenta de forma orgânica, fornecendo uma fonte de renda estável e reajustável ao longo do tempo.

Por que investir em imóveis?

Desde sempre, os imóveis são vistos como um dos melhores investimentos possíveis. E existem muitos motivos para que isso ocorra, como o alto potencial de valorização. 

Afinal, a busca por moradias sempre existirá e é um fator que impulsiona muito o mercado imobiliário rumo ao constante crescimento.

Então, esses são alguns dos principais motivos pelos quais esse modelo de investimento sempre atraiu a atenção de pessoas que estão buscando novas formas de aplicar o dinheiro.

Sendo assim, a credibilidade que o mercado imobiliário representa ao possibilitar a movimentação de grandes recursos com muita segurança, desperta cada vez mais o desejo de se inserir nesse contexto.

Por isso, trouxemos algumas das principais vantagens de investir em imóveis. Veja a seguir!

Segurança

A segurança é, certamente, um dos fatores mais atrativos do mercado imobiliário. Quando comparado a outros investimentos, ele se apresenta extremamente sólido e com níveis baixíssimos de riscos.

Isso ocorre porque, independentemente da localização, a tendência, ao longo dos anos, é que ele fique cada vez mais valorizado. Logo, esse fator gera muita segurança e apresenta chances altas de gerar lucro com o investimento.

Além disso, existem regulamentações sólidas e muito específicas que fazem com que se tenha uma maior proteção do dinheiro investido. 

Mesmo para quem acessa esse mercado por meio da bolsa de valores, essas regulamentações garantem maior segurança para o negócio.

Valorização

Homem segurando miniatura de casa. Imagem ilustrativa para texto investir em imóveis.

É muito difícil que um imóvel perca valor de mercado, mesmo depois de anos. Muito pelo contrário, esse é um fator que só tende a aumentar ao longo do tempo. 

Afinal, a região onde o imóvel está localizado tende a crescer, se desenvolver e aumentar as opções de comércio. Dessa forma, o valor do produto também se torna maior.

Possibilidade de diversificação

Esse setor possibilita uma boa diversificação de investimentos. Isso ocorre porque é possível comprar uma residência para revendê-la, alugá-la ou mesmo investir em um fundo imobiliário. 

Então, soma-se a isso o fato de que existem diferentes tipos de imóveis, como residenciais, comerciais, industriais e terrenos.

Obtenção de renda passiva

Essa é uma realidade do mercado imobiliário: permitir que o proprietário de um ou mais imóveis possa receber uma boa renda mensal ao longo dos anos. 

Além disso, na maioria dos casos, esses recursos são muito mais garantidos do que em outras atividades. E conforme a valorização da região, esse rendimento também tende a crescer.

Benefícios fiscais

Um conhecimento que não é muito disseminado é que um imóvel pode oferecer muitos benefícios ao proprietário em relação a deduções fiscais em impostos sobre propriedade, seguro, hipotecas, depreciação e muito mais.

Sendo assim, é possível observar essas vantagens fiscais principalmente em épocas de fim de ano.

O que considerar na hora de buscar um imóvel para investir

Justamente por ser um mercado bem amplo, é importante considerar alguns fatores para tomar a sua decisão de como investir no setor imobiliário. Portanto, tenha em mente os seguintes pontos:

Seu perfil de investidor

Antes de fazer um investimento, é importante considerar qual é o seu nível de tolerância ao risco, quanto dinheiro você tem disponível e quais são as expectativas de retorno. Em geral, existem três tipos de investidores:

  • Conservador: prefere segurança e previsibilidade ao invés de correr riscos por retornos mais altos. No mercado imobiliário, eles procuram opções de investimento que garantam uma rentabilidade estável, mesmo que menor, ao invés de apostar em valorizações;
  • Moderado: é um perfil que evita radicalismos. Portanto, procura um equilíbrio entre segurança e rentabilidade. Sendo assim, costuma manter uma carteira diversificada e está sempre atento ao mercado para ajustar suas aplicações;
  • Arrojado: trata-se de um perfil mais ousado, disposto a correr riscos maiores em busca de retornos mais significativos. Ele está mais adaptado a cenários incertos e à volatilidade dos mercados.

O tipo de imóvel

O mercado imobiliário é muito versátil, pois conta com diversos tipos de produtos disponíveis. Por isso, antes de investir em imóveis é bom conhecer as opções disponíveis. Confira!

Terreno

Comprar um terreno para investir é uma alternativa que apresenta risco baixo ao comprador. Isso porque menos fatores influenciam a oscilação de preço deste bem.

Além disso, você ganha mais tempo para construir um imóvel e se planejar financeiramente para que tudo saia do seu jeito.

Por fim, caso você tenha um planejamento, mas aconteça algum imprevisto que o faça mudar de ideia, é mais fácil vender um terreno sem construção. Ou seja, a liquidez de um lote bem localizado costuma ser muito alta.

Imóvel na planta

Imagem ilustrativa para investir em imóveis com casa em miniatura e planta ao fundo.


Adquirir imóveis na planta é uma forma comum de investir no mercado imobiliário. Isso porque quando ainda estão na fase de construção os preços são mais acessíveis comparados a imóveis prontos.

Afinal, neste caso há muitos riscos envolvidos, como o fato da construção ser paralisada e a necessidade de espera para o proprietário poder se mudar. 

Além disso, ao investir em um imóvel em construção, você ganha a oportunidade de vendê-lo por um preço superior assim que as obras estiverem finalizadas.

Novo ou usado

A escolha entre um imóvel novo ou usado precisa ser feita com cuidado. Afinal, é importante considerar os prós e contras de cada opção e entender os custos envolvidos. 

Por isso, você deve ter clareza sobre seus objetivos com o investimento. Isso porque pode ser uma decisão baseada em aspectos práticos e financeiros ou emocionais, como a realização do sonho de ter a casa própria. 

Então, por um lado, um imóvel novo oferece projetos modernos, incluindo dimensões internas, áreas de lazer, vagas de garagem e número de tomadas. Além disso, há uma desvalorização mais lenta e maior facilidade em conseguir um financiamento. 

Enquanto isso, você pode comprar um imóvel usado a um preço mais acessível e localizado em bairros de prestígio e tradição na cidade, devido à idade das construções dessas regiões.

Imóvel comercial

Possuir uma sala comercial em uma localização estratégica pode ser uma excelente oportunidade para obter renda, seja através do uso próprio ou alugando o espaço para terceiros. 

No entanto, é importante ter conhecimento sobre a região e a dinâmica comercial da cidade antes de fechar uma compra.

Além disso, como o imóvel é destinado a atividades comerciais, ele pode gerar receitas significativas ao inquilino, o que pode resultar em uma precificação elevada. 

Também vale ressaltar que se o imóvel estiver bem preparado para atender às necessidades de uma empresa, maior poderá ser o valor cobrado de aluguel.

Por fim, as atividades comerciais não costumam gerar grandes níveis de manutenções, pois, como trata-se de um ambiente profissional, ele deve sempre ser mantido com o máximo de limpeza e organização.

Como investir em imóveis

Agora você já conhece as vantagens e o que considerar ao aplicar seu dinheiro neste setor. Sendo assim, veja algumas dicas práticas para investir em imóveis da forma correta e tomar as melhores decisões!

Analise o potencial de crescimento da região do imóvel

Um ponto inicial muito importante é fazer uma pesquisa de mercado completa. Afinal, é preciso entender o potencial de crescimento da região e avaliar o lucro que cada imóvel pode render.

Isso porque, mesmo que os riscos desse modelo de investimento sejam menores e a segurança seja muito maior, são transações que movimentam bastante dinheiro. Dessa forma, deve-se tomar decisões com base em informações relevantes.

Avalie as características do imóvel

Ainda que a localização do imóvel seja favorável, é preciso conferir algumas características que podem gerar a desvalorização. Imóveis mais antigos, por exemplo, tendem a contar com fiação e encanamentos comprometidos e que podem necessitar de reformas.

Além disso, outros fatores relevantes são os tamanhos dos cômodos, banheiros, vagas de garagem, qualidade do acabamento e estrutura do condomínio, como segurança e áreas de lazer.

Saiba as modalidades de investimento

Saber quais são as modalidades de investimento no setor imobiliário também é indispensável para tomar boas decisões e obter as melhores taxas de retorno sobre o investimento. 

Portanto, existem diferentes possibilidades que devem ser estudadas. Algumas delas são:

tabela com modalidades de investimento.

Sendo assim, cada uma das aplicações e investimentos podem variar entre si. Contudo, elas funcionam de maneira distinta da compra de um imóvel físico, que conta com alto valor de capitalização.

Estude sobre tributação

Quando é realizada uma compra ou venda de imóvel, por exemplo, existem tributações que podem chegar a 5% do valor do bem. 

O ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) é um dos custos que se somam aos demais, como as parcelas do financiamento do imóvel, a escritura pública e o registro do imóvel.

Estude o melhor momento para comprar

Existem diferentes fatores que podem aumentar ou baixar o valor de um imóvel. 

Por isso, é necessário fazer uma pesquisa minuciosa para que se possa aproveitar o melhor momento para realizar esse importante investimento. Um exemplo é quando há alta na oferta de unidades e baixa na procura.

Contudo, fatores como aquecimento da economia, crescimento da renda familiar e liberação de créditos nacionais podem elevar os preços de forma geral.

Portanto, uma boa opção para saber escolher o melhor momento para investir em imóveis é contar com o auxílio de empresas e ferramentas especializadas no assunto.

Conheça as oportunidades da Riva Incorporadora!

Saber como investir em imóveis é fundamental para garantir retornos satisfatórios. Afinal, por mais que essa seja uma das opções mais seguras, é preciso conhecer boas estratégias para que o investimento gere resultados positivos.

Além disso, há um detalhe muito importante: não adianta ter noção das melhores maneiras de aplicar o seu dinheiro no setor se você não souber quais são os melhores empreendimentos do mercado.

Por isso, a Riva Incorporadora reúne imóveis de alta qualidade de construção e com localização privilegiada. Dessa forma, você pode comprar um apartamento bom para morar e com muita liquidez, caso esteja buscando lucro com este investimento.

E para ainda mais conteúdos sobre como aplicar o seu dinheiro da melhor forma no setor imobiliário, acompanhe o Blog da Riva Incorporadora!


Post Anterior
Vida verde: o guia para entender o significado de eco friendly
Próximo post
Como declarar imóvel financiado no imposto de renda: confira detalhes