Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Como escolher apartamento: 3 fatores essenciais

  • 8 de outubro de 2021
  • Equipe Riva
  • 5 minutos de leitura
Como escolher apartamento: 3 fatores essenciais Riva Incorporadora

O que você verifica ao comprar um apartamento é o que você deveria priorizar? Confira!

Um apartamento pode ser a aquisição mais cara de sua vida. E diante de tanta responsabilidade, parece óbvio que você deve ter muita cautela e atenção no processo de escolha, certo?

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir.

Quem nunca passou por essa experiência antes ou não tem intimidade com assuntos relacionados ao mercado imobiliário pode se sentir ainda mais preocupado e confuso. Afinal, esse tipo de aquisição envolve muitas burocracias e requer atenção para que o comprador não assuma riscos.

Afinal, como escolher o apartamento ideal? No post de hoje, abordaremos os principais cuidados que você deve tomar antes de assinar o contrato. Acompanhe!

1. Verifique as particularidades da propriedade

Encontrar a moradia ideal pode ser tão gratificante a ponto de você querer fechar logo a compra antes que algum concorrente seja mais rápido. Mas é preciso ter atenção com alguns pontos antes de se precipitar.

Antes de se aventurar em imobiliárias, visitas e longas conversas com corretores, o ideal é definir os elementos que possam filtrar a sua pesquisa — como limite de valor, número de quartos e bairros de preferência. Confira abaixo!

Tamanho

Qual é o tamanho da sua família? Existe a possibilidade de nascer uma criança em breve? Você tem ou pretende ter pets? Quantos quartos e banheiros o local deve ter?

É preciso pensar no futuro, já que a tendência é que você continue a morar no mesmo lugar por muitos anos depois que o negócio for fechado.

Orçamento

Se antes de sair às compras você sempre pensa no valor máximo que pode ser gasto, por que com a aquisição de seu lar seria diferente? O controle financeiro também deve protagonizar essa fase da sua vida — afinal, você está prestes a assumir uma dívida de alto custo, que vai durar por muito tempo.

Tipo

Se você não sabe como escolher um imóvel para comprar, lembre-se que o estilo arquitetônico e a futura decoração podem (e devem) se alinhar a sua personalidade.

Pessoas mais introvertidas, que moram sozinhas ou casal (e pretendem viver assim por muito tempo) podem preferir os modelos mais compactos, como lofts, estúdios e um caráter mais minimalista.

Por outro lado, se você pretende ter uma família grande ou gosta de receber amigos e fazer festas, vale a pena investir em um imóvel gourmet, com espaço de lazer; ou apartamentos duplex.

Com essas definições em mente, será mais difícil fazer escolhas erradas ou se endividar por ter encontrado o “apartamento dos sonhos” por um preço inacessível. Além disso, você economiza tempo e foca somente nas opções que realmente interessam.

2. Atente-se à localização

Além de ter certeza de que a vizinhança oferece serviços para suprir suas necessidades e garantir o seu conforto (como farmácias, padarias, mercados, escolas, salões de beleza e academias), tenha em mente que cada bairro possui um estilo próprio, que pode ou não combinar com o seu.

Existem regiões ecológicas, familiares e tranquilas, enquanto outras são mais sofisticadas, comerciais e agitadas. Como é o caráter do bairro em que você gostaria de morar? As características daquela localização desejada são capazes de atendê-lo?

Além desses detalhes, é muito importante verificar como é a infraestrutura do bairro, a proximidade das vias de acesso principais da cidade e se o imóvel está situado em alguma região próxima ao seu local de trabalho — pois isso pode poupar muitas horas da sua rotina desperdiçadas com o trânsito.

3. Confira os custos do condomínio

O valor de um condomínio é estabelecido, basicamente, pelas necessidades do local. Sendo assim, ele é formado pela soma das suas despesas de conservação, salário de funcionários (porteiro, jardineiro, etc.) e benefícios que oferece.

Ao encontrar algum apartamento que te agrade, verifique quantas vagas de garagem você terá direito e se você terá acesso às áreas de lazer — como salão de festas, quadra de esportes e piscina. Isso tudo conta no valor final.

Agora que você sabe como escolher apartamento para comprar, temos certeza que tudo dará certo. Não se esqueça de consultar seu advogado ou corretor nos momentos de dúvidas.

Gostou do post? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e oriente seus amigos!


Post Anterior
Como pensar positivo pode mudar sua rotina
Próximo post
Como criar uma rotina de exercícios físicos para fazer em casa