Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Como montar um apartamento minimalista?

  • 16 de setembro de 2021
  • Equipe Riva
  • 7 minutos de leitura
Como montar um apartamento minimalista? Riva Incorporadora

Pensar na decoração do lar faz você quebrar a cabeça? Pois saiba que não está sozinho nessa! Afinal, a decoração não serve só para expressar a sua personalidade, mas também para organizar o imóvel e influenciar o estilo de vida que você levará no local. Não é à toa que ter um apartamento minimalista tem se tornado a preferência de muita gente.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir.

Mas calma, você ainda não sabe como é essa vertente e quais os diferenciais dela? Então, acompanhe o nosso post com atenção, pois vamos contar sobre como o estilo minimalista surgiu, os benefícios que ele traz para a sua realidade e como aplicar a tendência no seu apartamento!

Como surgiu e qual o conceito do estilo minimalista?

O minimalismo ganhou forma na década de 1960, período que ficou marcado na história pelas diversas manifestações culturais e sociais. Naquele período, ele não se tratava diretamente de um formato de decoração, mas sim de uma postura crítica das pessoas que buscavam frear o consumismo excessivo e ensinar que “menos é mais“.

Essa expressão ficou bastante famosa quando o minimalismo acabou se tornando uma vertente da arquitetura, pois os projetos desenvolvidos por profissionais da área passaram a mostrar que mesmo com pouco é possível tornar uma residência bonita e confortável.

Para completar, arquitetos e designers de interiores reforçaram que ser minimalista ainda beneficiava a relação das pessoas com a própria moradia, pois os imóveis se tornavam mais funcionais, acessíveis e fáceis de ficar em ordem quando se tirava todos os excessos.

Como ter um apartamento minimalista?

Agora que você já conhece o conceito por trás da decoração minimalista, que tal conferir como incorporá-la no seu apartamento? Para isso, reunimos as principais dicas que você deve seguir para acertar na mão e deixar o seu lar com um visual renovado. Confira!

Tenha poucos móveis (porém, sempre multifuncionais)

A primeira dica para um apartamento minimalista é ter apenas o essencial quando se trata de móveis. Isso porque o excesso deles toma mais espaço do que é recomendado e, com isso, deixa os ambientes menos ventilados, mais complicados de limpar e organizar, com má iluminação e o pior: com pouca área para os moradores poderem circular sem esbarrar em algo.

Ou seja, justamente os aspectos que o minimalismo quer evitar. No entanto, não se engane: ter poucas peças em cada cômodo não significa ter menos cantos para guardar os seus objetos pessoais. Isso porque você deve optar por aquela mobília que é multifuncional.

Por exemplo, um armário com mesa de jantar embutida que, após a família se alimentar, pode ser dobrada e guardada — o que já libera mais espaço. Outra opção é uma cama com armário interno para guardar desde calçados até roupas de cama — o que dispensa a necessidade de cômodas e sapateiras.

Preste atenção na quantidade de itens decorativos

Além dos móveis, é necessário que você tenha cuidado com a quantidade de itens decorativos nos cômodos, como quadros, vasos, esculturas, tapetes, luminárias etc.

Isso porque quando você pesa a mão na escolha deles ou começa a acumulá-los, esses itens reproduzem o mesmo problema dos móveis, deixando os ambientes poluídos visualmente.

Portanto, faça um levantamento das peças de cada ambiente e reavalie se elas devem ou não permanecer ali, considerando o equilíbrio do local. Para isso, você pode utilizar a regra básica do minimalismo: “menos é mais”.

Utilize uma paleta de cores neutras

Um apartamento minimalista deve ter uma paleta de cores neutras e frias, como o branco, o cinza-claro, o bege, o rosa areia, o azul desbotado etc. Lembrando que ela pode ser usada não só nas paredes e nos revestimentos, mas também nos móveis.

O motivo disso é que esse estilo de décor privilegia tons que influenciam positivamente o nosso estado emocional, nos deixando mais serenos, relaxados e com bom humor. Algo que não é possível com tonalidades quentes e chamativas que fazem justamente o oposto.

Caso queira, você pode apostar em combinações monocromáticas ou ir além, deixando estofados e itens decorativos como os pontos de cores mais vivas nos recintos — criando, dessa forma, um contraste de tons equilibrado e sutil nos espaços.

Substitua a iluminação artificial pela natural

A quarta dica é deixar de lado a iluminação artificial e valorizar mais a natural para aumentar o aconchego dos ambientes e valorizar a paleta de cores deles. Para isso, não obstrua a área das janelas ou varandas com móveis ou itens decorativos que impeçam a passagem da luz. As cortinas, por sua vez, devem sempre ter um tecido leve e transparente.

De quebra, fazer essa troca ainda tem outros benefícios, viu? É que ela contribui para reduzir as despesas com o consumo de energia elétrica e também para controlar a umidade dentro do apartamento, evitando, assim, o desenvolvimento de mofo.

Invista em eletrodomésticos com o mesmo padrão

Por fim, invista em eletrodomésticos com o mesmo padrão. Ou seja, mesmo material, cor e visual. Isso é importante porque a decoração minimalista preza pela criação e a manutenção da unidade. Ao criar uma sensação de harmonia e equilíbrio nos cômodos. Portanto, tenha atenção aos detalhes para caprichar no seu lar.

No entanto, caso você tenha eletrodomésticos de formatos diferentes, principalmente na cozinha, não se preocupe. Você não precisa comprar itens novos, ok? Dá para optar por outras possibilidades para criar um padrão entre eles. É o caso da pintura, da adesivagem ou do envelopamento.

Como você leu ao longo do post, o grande diferencial dessa vertente é que ela não só influencia o visual dos ambientes — deixando-os mais agradáveis e menos poluídos —, como também a forma como você utiliza e aproveita cada canto do seu lar — tornando-os mais práticos e funcionais. Portanto, se você se interessou em ter um apartamento minimalista, já sabe: comece agora mesmo a adotar as nossas dicas!

Aproveite e compartilhe este texto nas suas redes sociais. Assim, os seus amigos e familiares também podem se inspirar nesse estilo de décor. O que acha da ideia?


Post Anterior
Quais os melhores bairros de Contagem?
Próximo post
Decoração de apartamento: o guia completo para você decorar o seu