Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Decoração de apartamento: o guia completo para você decorar o seu

  • 20 de setembro de 2021
  • Equipe Riva
  • 23 minutos de leitura
Decoração de apartamento: o guia completo para você decorar o seu Riva Incorporadora

Está pensando em uma decoração de apartamento, mas não sabe qual é a melhor maneira de deixar o seu lar com a sua cara? Neste guia completo apresentamos diversas dicas!

A decoração de apartamento é muito importante, afinal, por meio dela é possível colocar os seus gostos, personalidade e características do seu estilo em seu lar para diferenciá-lo de outros espaços.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir.

Por isso, se você está desejando comprar um apartamento, sair da casa dos pais ou apenas quer dar uma repaginada na decoração do seu imóvel, lembre-se que procurar por ideias e inspirações é relevante para ter novas percepções para o ambiente e para saber por onde começar.

Pensando em ajudar você com essa tarefa, preparamos este guia completo sobre decoração de apartamento para se inspirar e deixar o seu lar ainda mais bonito e aconchegante. Continue a leitura para conferir todos os detalhes!

Quais são os diferentes tipos de decoração que existem?

Hoje em dia, existem diferentes tipos de decoração, e conhecer sobre cada um deles é legal para saber qual é o que melhor combina com a sua personalidade. Inclusive, lembre-se de que é possível até mesmo misturar os estilos em seu apartamento. Já pensou em ter a sala de um jeito e o quarto com outro estilo?! A seguir, vamos apresentar mais detalhes sobre os principais estilos de decoração.

Contemporâneo

A decoração contemporânea tem características que definem esse estilo, como os móveis de linhas retas e sofisticadas, além de, é claro, um visual limpo, afinal, a concepção contemporânea visa garantir a funcionalidade do espaço por meio de uma circulação fluida e que valoriza a amplitude do ambiente.

Materiais como itens metálicos, mármore, madeira e vidro também costumam ser usados nesse estilo. Já a sua paleta de cores costuma usar tons claros e neutros, com a inserção pontual de cores mais fortes.

Em geral, são usados tons como nuances de bege e cinza-claro, por exemplo, que podem ser combinados com outras cores intensas, como o amarelo, em itens como quadros, mantas, almofadas, estantes etc. Já no que diz respeito a estampas, as geométricas estão em alta.

Industrial

O estilo industrial dominou a cidade de Nova Iorque na década de 1960 e, nos dias atuais, uma releitura desse tipo de decoração voltou a ser usada com frequência. Esse estilo realça alguns atributos de antigas fábricas, como tijolos e tubulações aparentes.

Já a iluminação usa itens como lâmpadas com filamentos aparentes e até mesmo conduítes aparentes na decoração. Nos móveis, a mistura de elementos é predominante, como o ferro envelhecido, a madeira rústica e peças de design.

Nesse estilo as paredes com efeito de cimento queimado são muito apreciadas, além de serem feitas com materiais bem mais fáceis de aplicar, como tintas e porcelanatos. Como objetos de decoração diferentes itens vintage podem ser usados, como câmeras fotográficas analógicas e máquinas de escrever, além de itens geométricos, quadros abstratos e peças de metais.

Minimalista

O estilo minimalista surgiu em razão dos movimentos artísticos que ocorreram durante o século XX que utilizam poucos, mas importantes elementos como base de expressão. Na decoração, o conceito é o mesmo.

Nesse estilo, a conhecida frase “menos é mais” faz muito sentido, já que os ambientes que optam pelo minimalismo devem ter apenas o que é essencial para o dia a dia dos moradores da casa.

Ou seja, as peças rebuscadas e os adornos desnecessários devem ser dispensados para que um design limpo conceda leveza ao ambiente. Para completar, a cor branca e os tons claros também ganham destaque no minimalismo.

Muitas vezes, o minimalismo vai além de apenas estética e, inclusive, pode ter relação direta com o propósito de vida dos moradores do apartamento que, por sua vez, apostam na simplicidade e acreditam que a casa deve ser um refúgio de tranquilidade e de paz — justamente um contraponto a bagunça que já há no restante do mundo.

Dessa maneira, podemos dizer que a decoração minimalista se baseia na sobriedade, sem espaço para excesso e extravagância, a fim de construir um local baseado na simplicidade em que cada item, móvel ou objeto contam com uma função e um motivo para estarem presentes no local.

Retrô

O estilo retrô, mais uma inspiração da decoração do século XX, tem como base a utilização de objetos e móveis que são modernos, mas que contam com um design que remete ao passado — diferentemente do vintage que usa na decoração itens que são, de fato, datados de outra época.

Um apartamento pode ser totalmente decorado com as peças inspiradas nos anos de 1960 e 1970 ou apenas trazer objetos pontuais que remetem ao design antigo, como por meio de eletrodomésticos com bordas arredondadas, estampas grandes e coloridas em papéis de parede ou sofá com pé palito.

Já a paleta de cores retrô conta com tons quentes e vibrantes como o laranja, amarelo e vermelho. A cor azul-clara também costuma ser usada nesse estilo, justamente porque muitos carros de época, como Fusca e Kombi, eram fabricados nessa tonalidade.

Escandinavo

O design escandinavo surgiu no norte da Europa, península Escandinava que é composta por nações como Finlândia, Noruega, Dinamarca, Islândia e Suécia. Como esses locais são frios e em muitas épocas do ano contam com poucas horas diárias de luz solar, o estilo tem como objetivo explorar a claridade e a luminosidade dos ambientes.

Para favorecer a propagação da luz natural, o estilo escandinavo aposta no minimalismo, na funcionalidade e na simplicidade, além de usar muitos elementos claros e neutros, como as cores bege, branco e cinza.

A madeira também costuma ser bastante usada no estilo escandinavo, justamente para quebrar a frieza das tonalidades predominantes e proporcionar ao ambiente mais conforto visual, aquecendo o local.

Em geral, podemos dizer que os apartamentos que adotam o estilo escandinavo se tornam locais bastante aconchegantes e convidativos — uma característica visível, porque o povo escandinavo costuma preferir receber amigos em casa em vez de sair para locais públicos, como bares e restaurantes.

São ambientes construídos com um ar despretensioso, mas que são feitos para agradar a todos e com jeito simples de viver. Um item que costuma ser bastante usado nesse estilo para criar uma atmosfera confortável são as velas.

Como as cores devem ser usadas na decoração de apartamento?

Mais uma dúvida recorrente quanto a decoração de apartamento diz respeito às cores que devem ser usadas tanto nas paredes quanto nos móveis e outros objetos.

Se o seu apartamento é pequeno e você deseja transmitir uma sensação de amplitude, o mais indicado é investir em cores claras tanto nos revestimentos de parede quanto nos pisos e móveis. Até mesmo tapetes e cortinas nas tonalidades mais neutras são uma boa aposta.

Saiba que se você deseja utilizar uma cor mais escura ou vibrante na sua decoração, não é proibido. Inclusive, trata-se de uma prática indicada para dar destaque para um local específico.

Procure optar por tonalidades mais fortes em objetos decorativos do ambiente, como almofadas, quadros, mantas, puffs, poltrona ou até mesmo uma única parede que pode ser escolhida para se destacar no local.

Dessa maneira, a sua casa ganha a sensação de amplitude com as cores claras e neutras de maneira predominante da decoração, com toques de cor para tornar o local mais alegre e vibrante.

No entanto, é válido destacar que apesar de as cores claras serem as mais usuais e comuns, quando falamos em decoração, não existem regras. Por isso, se for da sua vontade, é possível realizar uma decoração de apartamento supercolorida ou até mesmo com cores mais escuras, basta saber dosá-las para que o local não se torne sobrecarregado.

Mais uma dica legal relacionada às cores do ambiente e que não pode ficar de fora é a utilização de espelhos. Se você deseja preencher uma parede clara, uma boa opção são os espelhos, pois eles são itens bonitos, práticos e sofisticados que ajudam a tornar a decoração mais moderna.

Além disso, os espelhos contam com uma função muito importante em apartamentos pequenos, já que eles proporcionam profundidade ao espaço. Por isso, não deixe de apostar nesse item em sua casa.

Como escolher os móveis?

O momento da escolha dos móveis do apartamento também é muito importante, afinal, por meio deles é possível transmitir o estilo do ambiente e a sua personalidade, além de serem objetos superimportantes, não é mesmo?

De maneira geral, podemos dizer que os móveis planejados são excelentes para decorar apartamentos, pois eles são projetados de modo a se encaixar perfeitamente no ambiente, o que transmite a sensação de que o espaço é maior e faz com que o local seja mais bem-utilizado.

Além disso, por meio desses móveis é possível ter uma decoração personalizada com as cores e acabamentos que você desejar. Por isso, é relevante apostar nesses móveis tão práticos e funcionais para decoração da varanda, quartos, sala, cozinha e até mesmo banheiro. A seguir, vamos apresentar algumas dicas para você não errar em suas escolhas!

Sala

A sala é um local que costuma ser usado constantemente e apresenta grande circulação, afinal, em geral, passamos a maior parte do tempo nesse cômodo quando estamos em casa com a família e também é o local usado para receber visitas.

Por essa razão, é importante que os móveis da sala sejam pensados de modo a levar o máximo de conforto a esse ambiente, além de apresentar uma decoração bonita e que transmita a personalidade dos moradores do local.

Uma boa dica de móvel para sala de apartamento é investir em um painel de TV para colocar no ambiente, uma vez que esses itens auxiliam na otimização e ampliação do cômodo, já que não ocupam espaço no chão. Também é legal investir em móveis funcionais, como um puff baú, já que ele permite que itens sejam guardados dentro dele e, ainda, é possível usá-lo para acomodar pessoas.

Antes de comprar uma mesa é preciso considerar o espaço disponível e a quantidade de moradores que há na casa, além do número de visitas que a família costuma receber. Para salas pequenas, uma mesa de jantar desmontável pode ser interessante para usar apenas durante as refeições.

Para complementar a decoração da sua sala, um sofá confortável e com almofadas decorativas devem proporcionar acolhimento ao ambiente. Se o seu apartamento é pequeno, uma ideia é comprar apenas um sofá e usar poltronas no ambiente, pois elas vão trazer mais assentos para o cômodo, mas ocupando menos espaço.

Cozinha

A cozinha também é um local muito relevante do apartamento e deve ser mobiliada com cuidado para que todo o espaço disponível seja usado da melhor maneira possível. Para torná-la mais funcional, uma boa dica é optar por móveis planejados ou modulados, pois eles auxiliam na otimização desse ambiente compacto e que conta com diversos itens que devem ser organizados e guardados.

Se você quer deixar a sua cozinha mais descontraída e acolhedora, pode ser interessante investir em uma cozinha americana ou até mesmo em uma cozinha de conceito aberto, pois elas ajudam a melhorar a circulação pelos cômodos e integram os ambientes do apartamento.

Quarto

O nosso quarto é um lugar íntimo que usamos para relaxar e descansar, e, por isso, o cômodo que deve ter a cara de quem o ocupa, ou seja, nesse local a decoração deve imprimir toda a sua personalidade e os seus gostos!

Para tanto, é válido usar diversos objetos pessoais dispostos de maneira criativa — como fotos, quadros e itens personalizados — para o ambiente ficar mais criativo e bem decorado. Para tornar o local mais aconchegante e controlar o excesso de claridade, as cortinas são boas opções e que também ajudam na personalização.

Também é legal investir em móveis que deixam o ambiente mais organizado e que ajudam na decoração — como uma mesa de apoio, um nicho, uma prateleira e, especialmente, um guarda-roupa.

Banheiro

O banheiro é um local que conta com móveis fixos, como vaso sanitário, pia e chuveiro. No entanto, é possível deixá-lo muito mais bonito e aconchegante ao optar por itens modernos e objetos de decoração.

Inclusive, o ideal é que o banheiro transmita um ar relaxante. Para tanto, ele deve ser planejado com um bom projeto de iluminação e revestimentos de qualidade que proporcionam mais beleza ao local.

Também é legal apostar em um armário para manter os seus produtos pessoais e itens de limpeza organizados. Já no que diz respeito à decoração, uma boa alternativa é utilizar vasos de plantas para levar um toque de frescor ao espaço, bem como cestos decorativos para organizar objetos como rolos de papel higiênico e toalhas.

Varanda

Se você tem a sorte de ter um apartamento com varanda, aproveite esse privilégio e invista em uma bela decoração com móveis funcionais para o ambiente! Como esse espaço, em geral, é menor, uma boa alternativa é optar, por exemplo, por uma poltrona confortável para que o local se transforme em um cantinho de relaxamento e leitura.

Já em apartamentos mais espaçosos a varanda pode ser usada para criar um local personalizado, como uma área gourmet para receber a visita de amigos e familiares. Nesse caso, opte por móveis como uma mesa de jantar, churrasqueira e bancada planejada.

Em alguns casos, é possível colocar a mesa de jantar na varanda e, inclusive, integrar a sua decoração com a dos demais ambientes do apartamento, como da sala de estar, para criar um local mais descontraído e com melhor circulação.

Lembre-se de não sobrecarregar o local, pois a área de circulação deve ficar o mais livre possível. Evite colocar uma mesa de centro na varanda, por exemplo. Nesse caso, o mais adequado é apostar em uma mesa lateral que serve de apoio, mas não deve atrapalhar a circulação pelo ambiente.

Qual é a verdadeira importância da iluminação em apartamentos?

A iluminação é um fator de decoração de apartamento que demanda atenção e tempo. Alguns dos erros mais frequentes encontrados em apartamentos são ambientes pouco iluminados ou com excesso de iluminação.

A iluminação é responsável por tornar os ambientes com sensação de que são maiores. Além disso, um bom projeto também é capaz de proporcionar um toque mais acolhedor ao espaço decorado. Para tanto, é possível apostar em abajures, luminárias e lustres.

Mais um ponto que merece atenção com relação ao tema é que a iluminação natural do apartamento sempre deve ser valorizada, afinal, ela ajuda na diminuição do consumo de energia, pois um ambiente bem-iluminado não costuma exigir a utilização de lâmpadas durante o dia.

Dessa maneira, é possível observar que a iluminação na decoração deve ser pensada da forma correta para que ela proporcione conforto e conveniência, sendo que até mesmo a posição dos móveis deve ser levada em consideração durante a concepção de um projeto de iluminação.

Inclusive, o ideal é que os artefatos usados sejam decorativos e ornamentais. Podemos dizer que um projeto de iluminação na decoração deve levar em conta a estética do resultado final sem deixar de lado a praticidade. Nos próximos tópicos, vamos apresentar algumas dicas de iluminação de ambientes internos!

Sala

Geralmente, a iluminação geral de salas costuma ser realizada por meio de apliques, lustres, trilhos ou painéis, enquanto a iluminação local por focos de luz e abajures que, por sua vez, devem ser colocados de maneira que lado não seja mais iluminado demais enquanto outro apresenta falta de luz.

O recomendado é usar luzes amarelas e que proporcionam sensação de aconchego. Se você gosta de tranquilidade, as luzes de conforto em abajures no canto da sala, por exemplo, são convidativas para leitura!

Cozinha

A iluminação da cozinha deve ser capaz de ajudar durante a preparação dos alimentos. Para tanto, o ideal é optar por lâmpadas e lustres que não alteram a reprodução da cor do ambiente.

Quarto

Já nos dormitórios o ideal é que a luz seja uniforme e indireta. Para obter esse efeito você pode usar luminárias com filtro em acrílico, vidro e outros materiais. Já para controlar a intensidade de luz , você pode instalar um “dimmer” — dispositivos utilizados para variar a intensidade de uma corrente elétrica.

Banheiro

Por fim, nos banheiros o ideal é optar por lustres bonitos, mas que são simples e permitem a limpeza facilmente. Também é recomendado evitar a utilização de luzes que emitem muito calor ou luzes refletoras, pois elas geram sombra.

Não se esqueça de instalar um ponto de iluminação em cima da bancada da pia, afinal, ela ajuda em muitos momentos do dia a dia, como ao passar um creme no rosto, se maquiar, arrumar o cabelo etc.

Como escolher pisos e revestimentos?

Os pisos e revestimentos passaram por diferentes mudanças ao longo dos anos e, hoje em dia, é possível encontrar opções disponíveis no mercado de todos os tipos e que agradam a todos os gostos.

Atualmente, por causa do avanço das tecnologias, já existe, por exemplo, até mesmo a possibilidade de imprimir qualquer textura ou imagem de alta resolução em um porcelanato — um piso que conta com boa resistência e durabilidade e é capaz de imitar perfeitamente qualquer tipo de material, sendo uma opção que costuma ser muito relevante.

O porcelanato também costuma ser uma boa alternativa para as pessoas que gostam de pisos de madeira, mas procuram por um material mais resistente. No Brasil, as tonalidades escuras e avermelhadas costumam ser uma das opções mais usadas.

Já que citamos a madeira, é importante dizer que esse material, em geral, é usado na sala e nos quartos por causa do acolhimento e do conforto que ela proporciona. No entanto, justamente por causa do seu preço mais alto, muitas famílias preferem optar por alternativas que são tão bonitas quanto a madeira, mas contam com um melhor custo-benefício, como os laminados e o próprio porcelanato, conforme destacamos.

No caso das cozinhas, por causa do aumento do uso da decoração em estilo industrial nos apartamentos, o cimento queimado é uma grande tendência de mercado e que vem sendo cada vez mais usado, já que ele é capaz de acrescentar um toque moderno ao ambiente.

Contudo, para não ter problemas com o piso de cimento queimado, é relevante atentar para a qualidade do material utilizado e, ainda, analisar se o profissional contratado para realizar o serviço conta com a técnica e a experiência que são necessárias para fazer um bom trabalho.

Já para as pessoas que amam exclusividade e desejam dar um toque ainda mais personalizado para o seu apartamento, os ladrilhos são uma boa aposta, já que eles podem ser desenhados sob medida.

Agora que você já conhece um guia completo sobre decoração de apartamento e teve acesso às nossas dicas, deve ter percebido que o ideal é escolher as opções que combinam com o seu estilo, não é mesmo?! Afinal, dessa forma é possível ter um lar personalizado, que proporciona acolhimento e o deixa mais feliz!

Se você quer ter acesso a mais dicas de decoração, assine a newsletter e receba nossos novos conteúdos diretamente em seu e-mail!


Post Anterior
Como montar um apartamento minimalista?
Próximo post
Como financiar imóvel na planta?