Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Casa inteligente: aprenda como automatizar cada ambiente e deixar seu lar muito mais moderno

  • 14 de outubro de 2022
  • Equipe Riva
  • 13 minutos de leitura
Casa inteligente: aprenda como automatizar cada ambiente e deixar seu lar muito mais moderno Riva Incorporadora

No mundo cada vez mais conectado, ter uma casa inteligente é uma tendência que proporciona maior comodidade aos moradores. Veja como montar a sua!

Atualmente, ter uma casa inteligente não é mais coisa de filme! Com o avanço das tecnologias, diversas ferramentas vêm se tornando cada vez mais populares e acessíveis.

Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir.

Dessa forma, um lar automatizado é uma das grandes tendências do mercado imobiliário. Hoje em dia, é possível até mesmo comprar um apartamento que já tenha essa tecnologia integrada.

Na prática, utensílios smart permitem que você consiga controlar iluminação, som e outros aparelhos por voz ou por meio dos smartphones. 

Portanto, com um comando simples é possível apagar as luzes de todo o imóvel ou deixar o ar-condicionado na temperatura desejada.

Já pensou em ter essa baita comodidade em seu lar? Então, aproveite a leitura para descobrir como montar uma casa inteligente. Confira as dicas agora mesmo!

O que é uma casa inteligente?

A casa inteligente, também chamada de casa conectada ou smart home, se refere àquela que contém soluções tecnológicas conectadas com o intuito de automatizar processos cotidianos.

Nesse sentido, pode-se utilizar diversos dispositivos a fim de automatizar as funções de cortinas, luzes, câmeras, portas, eletrodomésticos, entre outros.

Com controle à distância ou por meio de um comando de voz, o morador passa a ter praticidade, e suas atividades se tornam ainda mais simples e eficientes.

Além disso, uma casa inteligente proporciona uma gama de benefícios, que vamos aprofundar a seguir.

Pessoa usando um tablet com soluções para casa inteligente.

Vantagens de ter uma casa inteligente?

Em primeiro lugar, não é necessário gastar muito dinheiro para ter uma smart home. Aliás, se tratam de investimentos que oferecem um custo-benefício bastante atraente.

Confira outras vantagens de ter uma casa inteligente:

  • Acessibilidade: os comandos de voz possibilitam uma maior acessibilidade, incluindo as pessoas com deficiência. De modo geral, isso gera mais independência para os moradores;
  • Conforto: a conveniência de ter diversos elementos conectados também se mostra como uma vantagem, visto que o usuário não precisa se deslocar com frequência;
  • Eficiência de energia: com comandos específicos, você pode restringir o uso de energia elétrica nos espaços vazios, gerando assim um maior economia;
  • Segurança: muitos sistemas de segurança podem ser controlados por meio de assistentes virtuais, inclusive de uso remoto.

Como funciona uma casa inteligente?

Para entender como a casa inteligente funciona, é necessário compreender o conceito de Internet das Coisas, que engloba a conexão dos objetos ligados à internet.

Nesse sentido, objetos diversos coletam e transmitem informações, executando tarefas por meio de comandos de voz. Isso pode ocorrer em aplicativos ou rotinas pré-programadas.

Em outros termos, é possível controlar desde máquinas industriais até lâmpadas e cortinas por meio de uma simples conexão de internet.

Então, a Internet das Coisas possibilita que uma pessoa ligue o ar-condicionado antes mesmo de chegar em casa ou que as luzes se desliguem assim que uma pessoa saia do cômodo.

Contudo, em uma casa inteligente, você precisará de assistentes virtuais que façam esses comandos. A seguir, vamos falar um pouco sobre elas.

Conte com assistentes virtuais

Os assistentes virtuais são o primeiro passo para quem deseja entender como montar uma casa inteligente. Atualmente, os mais conhecidos são a Google Assistente e a Alexa, e sua principal função é integrar diversos aparelhos.

Com o auxílio dessas ferramentas, você consegue programar o ar-condicionado, escolher uma playlist, abrir seu canal de streaming preferido e até mesmo ligar para alguém. 

Além disso, se os eletrodomésticos tiverem a compatibilidade necessária, você pode realizar a integração entre eles para que executem comandos por voz e à distância.

A seguir, vamos falar um pouco mais sobre esses 2 assistentes virtuais.

Alexa

Criada em 2014, Alexa é uma assistente virtual que a Amazon desenvolveu a partir de inteligência artificial. Ela funciona de forma integrada aos alto falantes Echo.

Ela chegou no Brasil em 2019 e trouxe como diferencial a sua capacidade de funcionamento com diversos sistemas operacionais, como Android, Windows e Apple.

A sua palavra de ativação é “Alexa”, mas isso pode ser alterado para “Echo” ou “Amazon”. Assim, basta falar o termo para ativar a assistente, que fica na cor azul quando está ativa.

Vale salientar que todas as interações com Alexa são criptografadas, com o intuito de preservar a segurança dos usuários.

Como se trata de uma assistente virtual bastante avançada, é possível gerir diversos processos na sua casa. Para isso, no entanto, é necessário que os aparelhos tenham tecnologia de assistente virtual ou estejam ligados em tomadas inteligentes.

Google Assistente

O Google Assistente, por sua vez, foi criado em 2016 e se trata do assistente virtual da Google, também desenvolvido a partir de inteligência artificial.

De igual modo, o Google Assistente pode ter ligação com dispositivos que possuam a tecnologia de assistente virtual ou que se conectem às tomadas inteligentes.

Com o comando “Ok, Google”, o morador pode fazer diversas solicitações em smartphones, smart TVs, lâmpadas inteligentes, cortinas, câmeras de segurança, e assim por diante.

O Google Assistente possui compatibilidade nativa com Android, mas é possível baixar a versão para iOS na Apple Store.

Invista em lâmpadas inteligentes

As smart lâmpadas são simples e baratas, se apresentando como uma ótima maneira de começar sua jornada pela automação doméstica.

Por serem de LED, oferecem mais economia que as comuns e ainda contam com intensidades e cores diferentes. Ah, também não podemos deixar de mencionar que ficam lindas na decoração de apartamento.

Desse modo, na sua casa inteligente, você pode ligar, desligar e selecionar os tons que achar melhor por meio de um aplicativo para celular ou controle remoto.

Hoje em dia, existem várias opções de lâmpadas inteligentes no mercado. Por isso, preste atenção na hora de escolher a sua: observe a conectividade e qual o tipo de controle remoto é compatível com a residência. 

Certifique-se de ter uma boa conexão com a internet

Obviamente, não adianta ter diversos aparelhos com tecnologia inteligente se eles não forem integrados entre si. 

Para isso, a fim de descobrir como montar uma casa inteligente com sucesso, vale investir em uma boa conexão de internet e instalar uma rede que permita a conexão entre todos os equipamentos.

Assim, é necessário configurar seu roteador e usar repetidores de sinal em casas maiores para que o sinal fique ótimo em todos os cômodos. 

Outro ótimo recurso consiste na rede de malha, já que ela consegue unir uma rede Wi-Fi com diversos dispositivos em uma mesma casa. Dessa forma, reduz-se o ruído entre os dispositivos e ainda minimiza as chances de queda.

Aparelho com inteligência artificial.

Tenha dispositivos que possibilitem a integração

Como falamos acima, a casa inteligente possibilita a integração eficaz entre os aparelhos. Por isso, não basta apenas comprar utensílios com tecnologia smart, deve ser possível criar fluidez entre eles. 

Nesse contexto, sensores de movimento, interruptores inteligentes, tomadas e câmeras são dispositivos que não podem ser deixados de fora do seu projeto.

O controle infravermelho ou universal é um gadget quase que indispensável em qualquer projeto de automação. Afinal, ele se conecta aos eletrodomésticos que não têm suporte para os assistentes virtuais através de ondas infravermelhas.

Dessa maneira, você consegue direcionar os comandos por meio dos assistentes virtuais, e esses, por sua vez, acionam o controle universal para realizar as ações desejadas.

Para que todos os recursos funcionem de forma cadenciada e sem interrupções, é importante que a ideia já seja apresentada desde a concepção do projeto.

Sendo assim, todos os elementos, como fiação, rede elétrica e de internet, serão inseridos de modo a funcionar em conjunto e permitir uma maior funcionalidade.

Mulher controlando casa inteligente com seu tablet e recursos digitais.

Invista em dispositivos de segurança

Além da comodidade proporcionada por uma casa inteligente, essa também é uma forma de deixar seu imóvel mais seguro, tendo em vista que essa é uma preocupação recorrente nos dias atuais.

Usar a inteligência artificial permite um monitoramento do imóvel mesmo a distância e possibilita ainda que se entre em contato com a autoridade policial, mesmo que não haja ninguém em casa. 

Uma tremenda tranquilidade, não é mesmo? Então, continue lendo e veja algumas das melhores opções para proteger seu imóvel!

Fechaduras eletrônicas

As smart locks são dispositivos muito parecidos com aqueles que você encontra em hotéis. Sua principal função é acabar com o uso de chaves e garantir que apenas os moradores do imóvel tenham acesso ao local.

Então, pode-se destrancá-las por meio de biometria, a partir do uso de senhas ou cartões de acesso, e assim por diante. 

Outro benefício é que você pode gerenciar a fechadura eletrônica via aplicativo de celular. A câmera de segurança mostra quem está na porta e você consegue liberar ou não a entrada.

Além dessas vantagens, muitas dessas fechaduras possuem alarme de segurança integrado e conectado diretamente a empresas especializadas. Ou seja, se houver tentativa de invasão, imediatamente alguém será notificado.

Câmeras de segurança e sensores de movimento

Em conjunto com as trancas eletrônicas, podemos citar as câmeras e os sensores de movimento como itens indispensáveis para quem deseja investir em sistemas de segurança para uma casa inteligente.

Logo, integram-se câmeras aos sensores, de modo que, se forem captados movimentos estranhos dentro do imóvel, elas são direcionadas diretamente para eles. Dessa forma, você pode acompanhar no seu smartphone se algo estiver errado.

Ao utilizar essas tecnologias, é possível ver o que está acontecendo no ambiente, disparar alarmes e chamar ajuda mesmo que não tenha ninguém em casa, por meio dos assistentes virtuais.

Além disso, esses sistemas evitam invasões e são ótimos também para monitorar seus animais de estimação, crianças pequenas com cuidadores, e adolescentes que ficam sozinhos em casa, por exemplo.

Agora é possível ter uma casa moderna e funcional!

Depois de ler esse conteúdo, já é possível entender como montar uma casa inteligente e por que é importante apontar esse desejo desde a concepção do projeto. 

É claro que você consegue adaptar muita coisa em uma reforma. Contudo, quanto mais preparado o imóvel estiver para receber os dispositivos smart, melhor será sua integração no futuro.

Por isso, confie na Riva Incorporadora para comprar um apartamento moderno e funcional, com um preço acessível que cabe no seu bolso.

Está esperando o que para conquistar um lar moderno e inovador? Siga nosso perfil no Instagram, no LinkedIn e no Facebook para obter mais dicas como essas e deixar sua casa ainda mais confortável e segura!

Gostou deste artigo? Também não esqueça de acessar o Blog da Riva Incorporadora para ler outros conteúdos como este.

CTA da Riva

Post Anterior
Atrações para o Dia das Crianças na Barra da Tijuca e na Barra Olímpica
Próximo post
Conheça as opções de cortina de vidro para varanda e os benefícios que ela oferece