Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Decoração de Halloween: faça você mesmo!

  • 5 de outubro de 2023
  • Equipe Riva
  • 7 minutos de leitura
Decoração de Halloween: faça você mesmo! Riva Incorporadora

A decoração de Halloween típica inclui vários elementos, como abóboras, fantasmas e teias de aranha. Aprenda a fazer esses e outros enfeites em casa.

No dia 31 de outubro, comemora-se o Halloween, uma das datas mais assustadoras e divertidas do ano! Além de ser uma celebração com fantasias e elementos de terror, também permite trabalhar a criatividade sem gastar muito!

Neste texto, separamos algumas dicas e tutoriais para quem deseja colocar a mão na massa e fazer seus próprios enfeites com facilidade e economia. Continue a leitura e garanta o sucesso da sua decoração de Halloween! 

Como fazer um Halloween em casa?

O Halloween traz a oportunidade de reunir os amigos, preparar comidas divertidas e montar uma decoração de festa assustadora.

Embora tenha surgido nos Estados Unidos, a tradição também se popularizou no Brasil, e muitas pessoas aproveitam a data para dar asas à criatividade na elaboração de fantasias e cenários usando elementos da cultura pop e do terror. 

Além disso, se você estiver de mudança em outubro, vale aproveitar para fazer um chá de casa nova temático de Halloween!

Dicas para fazer a sua própria decoração de Halloween 

Como toda festa temática, no Halloween, a decoração é um dos pontos mais importantes! Para quem deseja celebrar sem gastar muito, basta apostar no Do It Yourself (DIY), ou Faça Você Mesmo, seguindo alguns tutoriais simples. Saiba mais a seguir! 

Aprenda a cortar abóboras de Halloween! 

Nos Estados Unidos, a época de colheita das abóboras coincide com o feriado de 31 de outubro, e elas se tornaram um dos símbolos da decoração de Halloween. Para fazer em casa, você também pode comprar esse legume em um supermercado e, em seguida, cortá-lo por conta própria.

Comece fazendo um círculo no tampo, grande o suficiente para usar as mãos e tirar o recheio vegetal. Deixe a abóbora vazia e limpa e use papel-toalha para retirar as sementes e fiapos presos.

Em seguida, para auxiliar no corte fino, desenhe os traços com caneta permanente. Com uma faca, comece a esculpir em torno deles para criar um rosto assustador.

Para finalizar, algumas pessoas colocam luzes dentro da abóbora e a posicionam em um ambiente com iluminação mais fraca — seja na recepção da festa, na sala de estar ou no espaço gourmet.

decoracao de halloween1

Espalhe velas pela casa 

Outro elemento essencial na decoração de Halloween são as velas, que proporcionam um clima mais aterrorizante e combinam com diferentes estilos de decoração.

Espalhe-as pela casa ou monte um altar temático, por exemplo. Para ter mais segurança e evitar acidentes, considere o uso de velas artificiais!

Balões: aposte no preto, roxo e laranja

Uma festa também precisa ter balões, e você pode aproveitar esse enfeite na sua decoração apostando nas cores típicas do Halloween.

Geralmente, a paleta inclui preto, roxo e laranja em tonalidades mais escuras para combinar com a atmosfera de terror. Por isso, utilize esse item para tornar o ambiente mais festivo, sendo uma alternativa rápida, barata e simples.

Faça suas próprias teias de aranha! 

As teias de aranha ficam perfeitas em qualquer decoração de Halloween, e existem várias maneiras de fazer em casa.

É possível imitar os fios com barbante: corte pedaços do mesmo tamanho e cole os centros (como se você estivesse montando uma pizza). Após fazer a base, passe um novo cordão nas extremidades até atingir o formato de uma teia simples. Para mais solidez, adicione um pouco de cola de papel.

Enquanto isso, outra alternativa é utilizar gaze (muito usada para cobrir machucados). Você pode desfiá-la e passar cola de papel para endurecer. Em seguida, posicione no lugar que preferir, deixando o cômodo ainda mais divertido.

Fantasma com lençol

Os monstros e seres sobrenaturais precisam estar presentes na sua decoração de Halloween, e uma alternativa simples são os fantasmas com lençol.

Separe alguns panos brancos e faça olhinhos neles (corte tecidos mais velhos ou apenas desenhe com caneta preta). Após você pendurá-los, eles vão parecer fantasmas! 

Essa também é uma boa opção de fantasia ou decoração em tamanho real para “assustar” os convidados.

Morcegos de cartolina 

Para combinar com as aranhas e os fantasmas, crie também alguns morcegos de cartolina! Faça um desenho simples para recortar ou use um molde pronto da internet, se preferir. Uma dica é usar cartolina preta e pintar com lápis branco para dar destaque.

Dica extra: comida e docinhos temáticos de Halloween

A sua decoração de Halloween não precisa depender unicamente dos acessórios e itens nos cômodos, podendo estar também nas comidas.

Para entreter os convidados e servir aperitivos que combinam com a temática, vale conferir algumas sugestões de lanches, docinhos e bebidas, como:

  • Brigadeiro com confete laranja e roxo;
  • Ponche e Bloody Mary, bebidas com tons vermelhos;
  • Cachorro-quente “sangrento” (com ketchup);
  • Maçã “envenenada” (caramelizada).

Você pode montar os pratos na bancada da cozinha, em uma mesa na sala ou deixá-los espalhados em pontos estratégicos. Também vale investir em cupcakes decorados e outras receitas para combinar com o restante da festa.

Como o Halloween incentiva o consumo de doces, é uma forma de unir a decoração com alimentos saborosos para os seus convidados!

decoracao de halloween4

Agora só falta escolher a sua fantasia de Halloween!

Após finalizar sua decoração de Halloween, basta escolher uma fantasia e se vestir apropriadamente para comemorar essa festa!

A data permite trabalhar a criatividade de várias maneiras, e existem diversas alternativas para deixar o ambiente assustador e divertido para seus amigos. Tudo isso gastando pouco e criando itens únicos com as suas habilidades.

Para dicas e conteúdos sobre decoração, mercado imobiliário e muito mais, acompanhe as redes sociais da Riva! Estamos no Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn e Twitter.


Post Anterior
Contrato de compra e venda de imóvel: guia completo sobre o tema
Próximo post
Quarto compartilhado por irmãos: vantagens e dicas