Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Quarto compartilhado por irmãos: vantagens e dicas

  • 10 de outubro de 2023
  • Equipe Riva
  • 10 minutos de leitura
Quarto compartilhado por irmãos: vantagens e dicas Riva Incorporadora

Não sabe como convencer os seus filhos a dividir o espaço? Conheça algumas vantagens e dicas para montar um quarto compartilhado por irmãos!

Muitas vezes, é mais vantajoso para os pais montar um quarto para ser compartilhado por irmãos. Seja por espaço limitado, seja por praticidade, essa é uma estratégia que pode dar muito certo, principalmente com o planejamento adequado.

Cuidar da privacidade dos filhos é também uma preocupação, especialmente para que cada criança se sinta à vontade no ambiente e tenha o seu próprio espaço. No entanto, pode ser desafiador, em alguns momentos, cumprir essa missão ao compartilhar o quarto.

Para entender melhor o que pode ser feito para ajudar na relação entre os irmãos, confira algumas dicas e vantagens no compartilhamento do quarto!

Quarto compartilhado entre irmãos: quais são as vantagens?

Quando os filhos conseguem entender melhor a decisão dos pais de manter um quarto para ser dividido, é possível ter mais colaboração para criar um ambiente agradável para todos. Uma estratégia para ajudar as crianças a gostarem da ideia é apresentar as vantagens.

A seguir, conheça alguns exemplos de pontos positivos em dividir o quarto com os irmãos!

Aprender a compartilhar

Saber compartilhar coisas e espaços é uma necessidade de todos. Afinal, é uma lição de convivência em sociedade, que pode ser aprendida em casa. Por esse motivo, dividir um ambiente com os irmãos pode ser uma oportunidade incrível para que as crianças aprendam a importância do compartilhamento.

Desse modo, é possível compreender quais são os seus limites e os limites dos outros, a fim de aprender a respeitá-los. Além disso, os filhos podem montar as próprias regras para fazer com que a convivência seja pacífica e confortável para todos.

Proximidade e companheirismo entre os irmãos ou irmãs

A conexão com a família também é um aspecto importante na vida. Dividir o quarto durante uma fase da vida ajuda muito na criação de uma relação mais próxima entre irmãos e irmãs.

Sem mencionar que essa proximidade pode ser uma grande aliada na noção de companheirismo. Saber que existe alguém com quem contar em qualquer momento da vida é valioso e aprender isso desde a infância pode ajudar muito no desenvolvimento dos filhos.

Economia para os pais 

Os pais também podem economizar na escolha do imóvel, na compra de móveis e em diversos outros aspectos ao incentivar o quarto compartilhado por irmãos. Esses gastos poupados podem ser convertidos em investimentos para garantir o conforto de todos no apartamento, por meio de um bom planejamento financeiro familiar.

Como os pais podem se planejar para que os filhos compartilhem o quarto?

Além de apresentar as principais vantagens de compartilhar o quarto, os pais podem montar um bom planejamento para que esse rocesso ocorra da maneira mais saudável possível. Desse modo, é possível ter uma recepção melhor dos filhos sobre a ideia.

No geral, cada família precisa desenvolver as próprias estratégias para fazer um planejamento de quarto compartilhado. No entanto, existem algumas táticas saudáveis que funcionam na maioria dos casos. Confira!

Tenha um diálogo aberto com os filhos

A comunicação é a chave para encontrar um ponto de equilíbrio e concordância com as outras pessoas. Por esse motivo, investir no diálogo com os filhos é um dos primeiros passos para apresentar a ideia.

Nesse momento, é importante também dar abertura para que eles expressem a opinião e os sentimentos sobre essa mudança. Dessa forma, é possível solucionar os problemas que surgirem e contribuir para que todos estejam de acordo com a decisão.

Respeite a individualidade dos filhos

Um ponto relevante no compartilhamento dos quartos é que a individualidade ainda precisa ser preservada. Por isso, é importante que os pais deixem claro que respeitam a privacidade e a personalidade dos filhos.

O ideal é que cada filho saiba que tem o seu próprio cantinho dentro do imóvel e possa se sentir à vontade nesse espaço. Dessa maneira, podem ter abertura e apoio para desenvolver a própria individualidade, fundamental para um crescimento saudável.

Construa um cantinho para cada filho

Para ajudar na privacidade e na identificação com o ambiente, é interessante separar um cantinho para cada filho. Nesse momento, vale a pena investir em decoração, espaço para brincadeiras para as crianças, itens de valor emocional, entre outros elementos que ajudam na personalização do ambiente.

É válido ressaltar que mesmo em um apartamento pequeno é possível criar um cantinho personalizado para cada filho. O importante é montar um planejamento adequado e usar a criatividade.

Crie estratégias para filhos com idades muito diferentes

Quando as crianças têm idades muito diferentes, pode ser mais desafiador atender às necessidades de ambas. No entanto, é totalmente possível, principalmente com ações estratégicas e criativas.

Um quarto compartilhado por um bebê e irmão mais velho, por exemplo, pode contar com uma parede em decoração lúdica e outra mais neutra, mas que conversem entre si. Encontrar pontos em comum entre os filhos também ajuda a construir um ambiente agradável para ambos.

Como montar um quarto para ser compartilhado por irmãos? 

Mas, afinal, como organizar uma mudança dos ambientes e montar um quarto compartilhado por irmãos, na prática? Conheça alguns passos que não podem ficar de fora do planejamento!

Decoração 

A decoração é o que traz mais vida ao ambiente e ajuda no reconhecimento como um espaço seguro e confortável. Por esse motivo, é muito importante para um espaço que será dividido com mais de uma pessoa.

Aqui, é possível optar por um quarto compartilhado por irmãos simples ou por estilos de decoração mais trabalhados, com diversos elementos. A escolha de uma paleta de cores é um ponto importante para alinhar as propostas e garantir um ambiente visualmente harmônico.

No geral, para não errar na escolha do tema da decoração, ouvir a opinião dos filhos e considerar o gosto e a personalidade de cada um deles pode ajudar muito nesse processo. 

Escolha das camas

A escolha das camas é mais um fator relevante, uma vez que exerce impacto direto no espaço disponível. Para isso, é importante medir a área livre para os leitos, a fim de selecionar o modelo ideal.

Se o espaço é pequeno, é possível considerar o uso de uma beliche. No entanto, se há metragem disponível para distribuir duas camas de solteiro, vale a pena escolher deixá-las em extremidades diferentes. Assim, é possível separar o cantinho de cada filho e criar dois ambientes.

Considere também a possibilidade de utilizar móveis planejados, para otimizar o espaço e utilizar uma cama que seja confortável para cada um dos filhos. Com isso, aumentam-se as chances de ambos gostarem do ambiente.

Móveis multifuncionais e organizadores 

Para manter o quarto em ordem, o uso de móveis multifuncionais e de organizadores pode ser uma excelente estratégia, sobretudo quando o espaço disponível é limitado.

O ideal é garantir que o ambiente esteja seguro e adequado para a idade dos filhos. Sendo assim, opte por ideias que ajudem na organização e na disposição dos elementos do quarto.

Distribuição estratégica dos móveis e dos objetos

Além da escolha dos móveis e dos elementos do quarto, é importante também saber como distribuí-los pelo local. Quanto mais espaço disponível sobrar, melhor será para a personalização do ambiente para os filhos.

Por esse motivo, opte por uma disposição estratégica e que aproveite os espaços verticalmente. O uso de um guarda-roupa planejado, por exemplo, e de camas-baús pode ajudar na organização e na otimização do ambiente simultaneamente.

Como se preparar para montar um quarto compartilhado por irmãos?

Como visto, o principal passo para montar um quarto compartilhado entre irmãos é o planejamento. Ao adotar estratégias para construir o espaço ideal para os filhos e ter um bom diálogo em família, é possível conseguir um ambiente aconchegante para ambos.

Sendo assim, considere sempre a opinião e a personalidade dos filhos ao montar um quarto compartilhado por irmãos. Com isso, é possível ter ideias aplicáveis e que ajudem na criação de um ambiente agradável para toda a família.

Gostou da ideia? Então, saiba como aplicar todas essas dicas no seu imóvel próprio. Confira como financiar um apartamento e conquiste o seu espaço!


Post Anterior
Decoração de Halloween: faça você mesmo!
Próximo post
Morar sozinho(a): dicas de como e por onde começar