Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Estilos de decoração: como escolher para o seu apartamento?

  • 14 de setembro de 2023
  • Equipe Riva
  • 8 minutos de leitura
Estilos de decoração: como escolher para o seu apartamento? Riva Incorporadora

De industrial a escandinavo: conheça os principais estilos de decoração para usar no seu apartamento!

Conhecer diferentes estilos de decoração é uma excelente estratégia para quem está planejando decorar o apartamento. Afinal, ao saber mais sobre as opções, é possível se inspirar e encontrar a composição que mais combina com cada ambiente do seu imóvel.

Decorar o apartamento nem sempre é fácil, mas é totalmente possível encontrar referências e ideias para soltar a criatividade. Dessa forma, o imóvel vai refletir um pouco mais de sua personalidade e se tornar ainda mais aconchegante.

Neste artigo, conheça as principais características dos mais diversos estilos de decoração e saiba como escolher o que mais combina com o seu espaço!

O que é estilo de decoração?

Antes de tudo, vale a pena entender melhor o que é um estilo de decoração. Cada conceito reúne um conjunto de características que se combinam entre si, criando uma nova opção de design de interiores. 

Cada conjunto recebe o nome de estilo de decoração, pois é possível reconhecer um padrão de elementos referentes a cada modelo. Com isso, torna-se ainda mais fácil se inspirar para escolher a composição dos cômodos do seu apartamento.

Quais são os principais estilos de decoração do momento?

O conceito de estilo de decoração de interiores vai soar muito mais intuitivo quando você conhecer as ideias que estão em alta no momento. Além disso, pode pegar várias referências para planejar o seu próprio ambiente.

A seguir, confira os principais estilos de decoração de casas e apartamentos que você precisa conhecer!

Estilo industrial

Inspirado nas cores e materiais encontrados em prédios industriais, esse estilo aproveita os elementos de antigas fábricas como decoração. Fios de iluminação visíveis, metais, madeira rústica e a presença marcante da coloração cinza são suas principais características.

A decoração estilo industrial fez sucesso na década de 1960 nos Estados Unidos e ressurgiu recentemente como uma tendência de design de interiores. 

estilos de decoracao1
Cozinha do empreendimento Live UP, da Riva Incorporadora, em Belo Horizonte, MG

Estilo rústico

O estilo rústico, por sua vez, tenta trazer mais elementos da natureza e um ar bastante campestre. Aqui, é interessante investir em cores para apartamento mais claras e neutras. Além disso, produtos naturais, como madeira, palha, couro, linho, cerâmica e pedras fazem parte desse conceito.

Quarto de casal do empreendimento Moob, da Riva Incorporadora, em São Paulo – SP

Estilo moderno 

Com inspiração no movimento Modernista, do século XX, o estilo moderno conta com conceitos abstratos e formas geométricas na decoração. Quadros, móveis funcionais e design simples são traços marcantes dessa linha.

Sala de estar do New Time Residence, da Riva Incorporadora, em Minas Gerais – MG

Estilo boho

O boho se assemelha ao rústico, com exceção de que tenta trazer elementos mais elegantes e com acabamentos sofisticados. Peças artesanais e delicadas, que ainda fazem referência à natureza e a um estilo de vida mais conectado ao meio ambiente, são as favoritas desse estilo.

Estilo vintage

O vintage é uma onda que valoriza o que há de melhor do passado. Móveis antigos, itens de decoração que lembram outras épocas e restauração de peças são as principais características desse estilo, tudo isso com um toque único de requinte e sofisticação. 

Estilo retrô

O retrô tem muito em comum com o vintage. No entanto, escolhe uma época antiga, como a década de 1970 ou 1980, e reaproveita o design dos elementos do passado. Sendo assim, fazem uma releitura do que, antigamente, esteve em alta entre os estilos de decoração de interiores.

Estilo contemporâneo

Já o contemporâneo vai usar elementos que têm a ver com a atualidade para decorar o ambiente. Dispositivos eletrônicos, linhas retas, otimização de espaço e móveis funcionais integram esse conceito e promovem um estilo mais clean.

estilos de decoracao2
Quarto de casal do empreendimento Reserva Botânica, da Riva Incorporadora, em Poá – SP

Estilo clássico

Viajando ainda mais para o passado, o estilo clássico faz referência aos itens de decoração da época da realeza. Algumas características que fazem com que esse modelo seja único são os móveis pesados e de madeira, as curvas, as texturas e estampas da nobreza, além dos tecidos mais robustos.

Decoração clássica

Estilo minimalista

Compartilhando os ideais do estilo de vida minimalista, a decoração de ambientes com esse conceito busca reduzir ao máximo a quantidade de elementos não essenciais em um cômodo. Com isso, é possível trazer mais harmonia e clareza mental.

Para aderir ao estilo minimalista, vale a pena apostar em cores neutras, como o branco e o cinza, móveis funcionais e pouquíssimos objetos decorativos no espaço. A limpeza doméstica e a organização também são elementos que fazem parte desse conceito de decoração.

Quarto de casal do empreendimento Reserva do Parque, da Riva Incorporadora, em Minas Gerais – MG

Estilo escandinavo

Vinda dos países nórdicos, a decoração escandinava usa a luz que vem do ambiente externo para valorizar o espaço. Sendo assim, conta com cores claras, que refletem melhor o sol, e decorações em tons que combinam com esse toque mais naturalista, como o verde.

A madeira também é aproveitada nesse estilo de decoração, principalmente se for mais clara. Com isso, aproveita melhor a iluminação natural e deixa o ambiente com um toque de conforto e simplicidade.

Living do empreendimento Life 360 Residencial Clube, da Riva Incorporadora, em Minas Gerais – MG

Como escolher o estilo ideal para sua casa ou apartamento?

Com tantas opções, fazer uma escolha se torna uma tarefa mais complicada do que parece. Para facilitar a decisão, é possível considerar alguns fatores, como:

  • formato e dimensões do imóvel;
  • espaço disponível;
  • móveis e decorações que você já tem;
  • gosto pessoal;
  • funcionalidade.

Além disso, tenha em mente que é totalmente possível misturar diferentes estilos. Por exemplo, você pode montar um apartamento minimalista e aproveitar a decoração escandinava ou boho nos elementos.

O mesmo vale para a combinação de decoração industrial com a contemporânea. O ideal é encontrar a harmonia entre os elementos e garantir que o ambiente se torne o mais aconchegante possível para você.

Como saber se um estilo de decoração combina com você?

Entrar no seu apartamento e saber que você se identifica com a decoração escolhida faz toda a diferença na rotina. Afinal, pode trazer impactos na sensação de bem-estar, no relaxamento e na satisfação com o seu próprio lar.

Sendo assim, a melhor escolha entre os principais estilos de decoração é aquela que faz com que você se sinta em casa. Esse é o fator mais importante para investir em móveis, reformas, acessórios e demais elementos.

Por esse motivo, conhecer diferentes estilos de decoração para casas e apartamentos é fundamental. Assim, você pode identificar as características que mais gostou de cada um deles e fazer uma combinação criativa para deixar o espaço com um toque da sua personalidade.

Gostou do artigo? Então aproveite e continue vendo mais dicas de decoração. Confira diversas ideias de quarto de casal decorado para se inspirar!


Post Anterior
Vantagens de morar em um condomínio fechado
Próximo post
Checklist para morar sozinho: tudo o que você precisa saber