Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

O que é decoração estilo industrial?

  • 2 de setembro de 2021
  • Equipe Riva
  • 8 minutos de leitura
O que é decoração estilo industrial? Riva Incorporadora

Entenda o que é a decoração estilo industrial e saiba como aplicar essa tendência em sua casa!

Você já ouviu falar em decoração estilo industrial? Trata-se de um estilo que renasceu neste século e está cada vez mais em alta, sendo possível trazer o seu charme e também a sua conveniência para um apartamento.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir.

Um apartamento estilo industrial conta com características e particularidades específicas, como tubulações à mostra, tijolos aparentes, cimento queimado, artigos de ferro oxidado — ou seja, itens que estão em alta!

Se você tem interesse em decorar o seu apartamento e quer conhecer mais sobre o estilo industrial, continue a leitura deste post porque vamos apresentar os principais detalhes sobre o tema.

O que é estilo industrial?

O estilo industrial surgiu na década de 70 em Nova Iorque, nos Estados Unidos, quando os moradores da cidade passaram a ocupar galpões e antigos prédios industriais que, até então, estavam desocupados, os transformando em lofts.

No entanto, como os galpões contavam com elementos rudimentares e ambientes amplos, o local tinha características específicas, pois os moradores optaram por não repaginar o ambiente e mantiveram a aparência “crua” do espaço.

Assim, os galpões se transformaram em lofts modernos, mas sem perder o seu estilo industrial, com as estruturas expostas e até mesmo simplistas, em contraste com a decoração sofisticada do local.

Hoje em dia, a decoração estilo industrial voltou a ser amplamente utilizada e tem aparecido muito em apartamentos novos e modernos. O seu conceito pode alternar entre o retrô e o contemporâneo.

Como fazer uma decoração estilo industrial?

Apesar de o uso de tijolos expostos e objetos metálicos serem algumas das características marcantes e conhecidas desse estilo, a verdade é que a decoração industrial também conta com diversos outros atributos. A seguir, vamos apresentar quais são.

Tijolos

Não é possível citar a decoração industrial sem falar sobre a presença dos tijolos, afinal, a utilização desse material exposto nas paredes remete aos antigos galpões e fábricas de construção.

Uma parede de tijolos também é capaz de garantir um toque de rusticidade ao ambiente, especialmente quando ela é usada em conjunto com cores quentes e madeira.

Objetos metálicos

Mais uma característica marcante da decoração estilo industrial é a estrutura metálica, já que as fábricas da época tinham a suas tubulações expostas. Para tanto, você pode realizar uma integração em móveis, escadas ou até deixar as vigas de aço expostas.

Colocar objetos metálicos na decoração combina muito bem com a composição industrial, além de ser uma medida simples e prática. É possível, inclusive, apostar em itens com acabamentos que variam do prata ao preto fosco, a depender da paleta de cores escolhida para o ambiente.

Esqueleto da casa exposto

A decoração estilo industrial também dispensa forros, já que deixar as estruturas do apartamento à mostra garante um visual de galpão. Para quem deseja sustentar ainda mais o estilo, uma boa aposta são os tetos de concreto ou de madeira.

Cores sóbrias

No estilo industrial contemporâneo as cores usadas pertencem a uma paleta neutra e sóbria, como cinza, branco e preto. No entanto, elas podem ser combinadas de maneira equilibrada com cores mais vibrantes e quentes para integrar o ambiente, como o amarelo e o laranja.

Cimento queimado e concreto

A aparência do cimento e do concreto transmitem um ar de ambiente não finalizado, ousado e original e, portanto, são pontos fortes do estilo industrial. Uma dica legal é apostar nesse estilo do teto às paredes, passando pelas bancadas e outros móveis da casa.

Ambientes integrados

No estilo industrial, o objetivo é que todo o apartamento seja um grande armazém, assim como ocorria em Nova Iorque, quando o estilo foi criado. Ou seja, em outras palavras, o ideal é que o local não conte com divisórias ou paredes.

Essa estratégia é muito válida para apartamento pequeno, já que quanto mais integrados os ambientes são, melhor aproveitado é o espaço. Para separar os ambientes e proporcionar aconchego a cada cômodo, invista em tapetes e móveis.

Canos à mostra

Deixar canos à mostra garante o visual industrial e, ainda, torna as obras mais baratas e mais rápidas, já que o uso de forros é dispensado. Para tanto, aposte em canos e tubulações de ar condicionado, gás ou água e os deixe à mostra.

Janelas e portas

Nos imóveis que contam com decoração estilo industrial, as portas e janelas, em geral, são de esquadrias de ferro e costumam ser grandes — o que traz a sensação de amplitude ao ambiente.

Iluminação em trilhos

Uma boa aposta para manter o estilo industrial nas luzes é apostar na iluminação de piso com base de madeira ou de aço, além de luminárias com fios pendentes e spots presos a um trilho.

Móveis e objetos rústicos

A maior parte dos móveis no estilo industrial é revestida de aço ou metal, com a presença da madeira. Dessa maneira, uma pessoa que deseja montar um home office estilo industrial, por exemplo, pode investir em objetos e móveis que são rústicos, mas sem abrir mão do aconchego e do charme.

O que combina com o estilo industrial?

Como vimos, a decoração estilo industrial se originou dos grandes galpões industriais e, por isso, a sua essência se baseia em acabamentos rústicos e ambientes integrados, a fim de conceder a sensação de amplitude.

Combinam com esse estilo as portas de correr com estruturas de roldanas expostas, por exemplo. As portas em aço e as de celeiro também são boas opções que ajudam a compor a decoração industrial.

É possível apostar até mesmo em apetrechos feitos em casa para caracterizar o estilo industrial, além de ser possível usar peças de maquinário antigo que combinam com o ambiente, como máquinas de escrever, câmeras fotográficas analógicas etc.

Assim, é possível aplicar o estilo industrial em diferentes ambientes, como quarto, cozinha, varanda, banheiro, sala etc. Inclusive, se você deseja investir nesse estilo sem gastar muito, uma boa alternativa são os papéis de parede ou revestimentos adesivos que imitam tijolos e demais detalhes rudimentares.

Agora que você já conhece o que é a decoração estilo industrial e sabe como transformar o seu apartamento, não deixe de apostar nesse estilo se você deseja ter um lar moderno, funcional e amplo!

Gostou de conhecer mais sobre o estilo industrial? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais!


Próximo post
3 dicas para você garantir uma casa feliz