Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Dicas para organizar guarda-roupas: conheça os passos essenciais

  • 21 de setembro de 2022
  • Equipe Riva
  • 7 minutos de leitura
Dicas para organizar guarda-roupas: conheça os passos essenciais Riva Incorporadora

Você costuma ter problemas com a arrumação dos móveis do quarto? Então, é muito importante seguir algumas dicas para organizar guarda-roupas de forma prática e eficiente.

Apesar de ser uma atividade trabalhosa, organizar este móvel facilita a sua rotina, pois você sempre encontrará os seus pertences e não terá problemas com espaço disponível.

Além disso, essa organização ajuda no bem-estar geral do ambiente. Afinal, não há nada mais prazeroso do que entrar no cômodo e não ter que se preocupar com bagunça.

Sendo assim, separamos algumas dicas essenciais para organizar guarda-roupas neste artigo. Confira conosco e boa leitura!

Como organizar guarda-roupas: descartar itens é parte importante

Antes de apresentarmos as nossas dicas para organizar guarda-roupas, é muito importante que você entenda o valor do desapego.

De nada adianta ter acesso a diversas informações, se planejar com antecedência e manter diversos artigos em seu guarda-roupa que não tem nenhuma valia.

Por isso, antes de organizar o seu guarda-roupa, verifique quais itens não tem mais serventia e descarte-as. Caso elas ainda tenham alguma utilidade, direcione-as para pessoas em necessidade.

Não nos referimos a artigos de valor sentimental, como peças de roupa de um bebê ou adereços de uma festa especial. Afinal, esses itens contribuem para a sua felicidade e devem ser guardados.

Mulher dobrando peças de roupas com dicas para organizar guarda-roupas.

Dicas para organizar guarda-roupas: confira 9 conselhos que vão te ajudar 

Em primeiro lugar, tenha em mente que as nossas dicas podem ser utilizadas para você que vai fazer uma simples faxina ou até mesmo se comprou um apartamento, e vai fazer uma grande mudança.

De todo modo, o ideal é implementar essas dicas com frequência suficiente para não acumular muitos objetos em seu guarda-roupa.

A seguir, confira 9 sugestões para organizar guarda-roupas de forma eficiente e prática.

1. Reúna peças por categorias 

Uma das principais dicas para organizar guarda-roupas é separar as peças de acordo com categorias. Isso tem a ver com o que falamos na introdução deste artigo.

Você pode dividir todos os itens de seu guarda-roupa em 3 grandes categorias. A primeira se refere ao que você deve jogar fora e não tem mais utilidade.

A segunda, por sua vez, diz respeito aos itens que você pretende doar. A última engloba todos os artigos que pretende manter e ainda podem ser usados.

2. Faça a disposição das peças pensando na praticidade

Em seguida, é importante considerar a praticidade na hora de guardar as peças. Desse modo, artigos de uso diário devem ficar em lugares de fácil acesso.

Já imaginou ter que procurar a roupa do trabalho no fundo da gaveta? Ou então não saber onde está aquele perfume que você passa toda vez ao sair de casa?

Fazer uma organização estratégica desses itens poupa tempo e ainda ajuda na hora que você decidir arrumar novamente o móvel.

3. Separar peças por estação é útil

Uma das mais importantes dicas para organizar guarda-roupas consiste em separar as peças de acordo com a estação do ano.

O Brasil apresenta um clima quente na maior parte do ano. Assim, as roupas de verão precisam estar nas gavetas e cabideiros mais acessíveis. As roupas para o frio, por sua vez, podem ficar no fundo da gaveta.

4. Pense em padrões que podem ajudar: tamanho, cor e afins

A divisão por padrões é uma relevante dica para organizar guarda-roupa, mas é crucial que ela faça sentido com a sua realidade.

Muitas pessoas fazem a divisão das roupas de acordo com o tipo de peça. Outras, pelas cores dos artigos. Ainda há aqueles que separam conforme o tamanho.

Independentemente da sua escolha, faça a que for mais adequada para você!

5. Proteja peças mais delicadas 

Sabe aquele frasco de perfume que você adora ou aquele creme especial que custou um pouco mais? Então, coloque-os nos espaços mais protegidos do seu guarda-roupa.

Isso também se aplica às peças de valor sentimental, como adereços do quarto de um bebê ou fotografias de uma cerimônia de casamento, por exemplo.

6. Abuse de caixas organizadoras 

Não tem muito espaço no móvel? As caixas organizadoras se apresentam como uma das dicas para organizar guarda-roupas mais práticas e que não custam muito dinheiro.

No comércio, você pode encontrar facilmente pequenas caixas de tecido ou fibra sintética que vão dar um charme especial ao seu quarto. E claro, ainda auxiliam na organização dos seus pertences.

Armário aberto com várias peças e itens organizados. Imagem ilustrativa para texto dicas para organizar guarda-roupas.

7. Cuidado ao dobrar as peças 

Muitas pessoas costumam guardar meias em forma de “bolinhas”. Isso compromete as tramas do tecido e acaba diminuindo a vida útil do artigo.

Por isso, junte os pares de meia cuidadosamente e guarde-as dobrando ao meio. Desse modo, você terá mais peças ao seu dispor por mais tempo.

8. Atenção ao dispor sapatos 

Caso você não tenha uma sapateira em casa, você pode guardar os sapatos no guarda-roupa. Contudo, lembre-se de higienizá-los de forma adequada antes de colocá-los no móvel.

Então, passe uma escovinha na parte externa e interna, retire todas as pequenas sujeiras e guarde-os de preferência nas seções mais baixas do móvel.

9. Mantenha a limpeza em dia

Por fim, a limpeza é um fator essencial para manter o seu guarda-roupa organizado, pois assim você não precisa ter muito trabalho e pode investir seu tempo em outras atividades.

Além disso, você deixa o seu quarto limpo e aconchegante, sem ter dor de cabeça com bagunça e um ambiente desordenado.

Depois de tantas dicas, ficou ainda mais fácil manter um guarda-roupa organizado!

Com as nossas dicas para organizar guarda-roupas, você pode ter um quarto confortável, sem bagunça e, de quebra, se sentir bem no ambiente.

Aliás, a sua felicidade deve ser um aspecto importante ao ficar dentro de casa. Afinal, o nosso lar precisa ser um lugar de descanso e conforto.

A Riva Incorporadora sabe dessa importância, pois se dedica a construir apartamentos acessíveis e seguros para milhares de brasileiros em todo o país.

Você pode entrar em contato com a Riva Incorporadora e ver como o sonho do apartamento próprio está mais perto do que imagina.

Continue navegando no Blog da Riva Incorporadora para ver mais dicas sobre o ambiente doméstico e outros temas relacionados aos cuidados com a casa.

CTA da Riva.

Post Anterior
Eletrodomésticos para cozinha: quais são os essenciais para o seu lar?
Próximo post
Conheça os acessórios para banheiros que tornam o espaço ainda mais completo!