Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

O que traz felicidade? 6 atitudes que podem deixar você mais feliz

  • 11 de julho de 2022
  • Equipe Riva
  • 8 minutos de leitura
O que traz felicidade? 6 atitudes que podem deixar você mais feliz Riva Incorporadora

Entenda um pouco mais sobre o conceito de felicidade e conheça sugestões do que pode ajudar a trazer essa sensação para sua vida.

Quem vive no modo automático talvez nunca tenha parado para pensar sobre o que traz felicidade. Porém, essa é uma reflexão importante e que pode ajudar a desenvolver uma rotina que favoreça uma vida mais prazerosa.

Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir.

Você tem o hábito de ser feliz? Sabe exatamente o que é capaz de deixar sua vida assim? Aproveite a leitura, a seguir, para ficar por dentro de um assunto que pode transformar a sua rotina.

O que é felicidade?

A felicidade é um conceito subjetivo, que pode ter vários sentidos e interpretações diferentes. Mesmo assim, podemos entender o estado de felicidade como uma sensação de plenitude, bem-estar e satisfação.

Um dos tópicos mais discutidos sobre esse assunto é o caráter temporário da felicidade. Ser feliz costuma ser algo transitório, já que vivemos momentos felizes, mas também passamos por outras emoções, como frustrações, tristezas, angústias etc. Como dizem, a vida é feita de altos e baixos, sendo os pontos altos representados pela felicidade.

Por mais que cada um tenha uma percepção sobre esse sentimento e as causas de se sentir feliz possam variar, o fato é que a felicidade é sempre ligada a uma ideia positiva. Ela mexe com o nosso humor, e ter essa sensação dá sentido à vida, já que ninguém tem o desejo de viver infeliz, não é mesmo?

Ainda que algumas situações desagradáveis aconteçam, a felicidade é um objetivo comum e que afeta a nossa saúde mental e física. A liberdade de ser feliz é uma das maiores graças da vida!

Afinal, o que traz felicidade?

Sabemos que os fatores podem variar, pois as pessoas se sentem felizes por motivos distintos. Comer um belo prato de camarão pode trazer imensa satisfação para alguém, e nem passar perto dos desejos de outra pessoa, assim como comprar um item de luxo, ter um filho ou variar as cores do seu apartamento.

Identificar o que traz felicidade é um processo de autoconhecimento, mas criamos uma lista de atitudes que, normalmente, são associadas com essa sensação. Confira!

1. Conquistar algo que você queria muito

Ter objetivos na vida e conquistá-los, com certeza, é uma das principais causas de felicidade, até porque essas metas acabam se tornando a nossa motivação para acordar todos os dias e enfrentar os desafios da vida. Essas conquistas podem estar relacionadas a diferentes aspectos.

Pode ser alcançar uma posição muito desejada no trabalho, comprar uma casa ou apartamento, adquirir um automóvel, formar uma família, entre outros. Nem sempre elas precisam ser tão relevantes ou grandiosas, já que as pequenas conquistas também fazem a diferença, como terminar uma tarefa complexa, dar conta de todos os afazeres em um dia corrido, receber um elogio ou um carinho do seu cachorro.

O que importa é se dedicar a cada um dos objetivos que você tem em mente e não se esquecer de comemorar as vitórias. Viver a vida no automático, muitas vezes, faz com que a gente deixe de notar as pequenas felicidades do dia a dia, mas isso é essencial para nos dar energia e promover o nosso bem-estar.

2. Exercitar a gratidão

Ser grato também é fonte de felicidade, principalmente, quando enxergamos a gratidão como um sentimento que influencia o nosso estado de espírito positivamente. Inclusive, existe um estudo de Harvard que confirma a importância de agradecer pelas coisas boas que acontecem para se sentir mais feliz.

É preciso adquirir esse hábito como um exercício diário, porque muitas vezes, esquecemos de olhar tudo o que já temos e focamos apenas o que falta. Quer uma dica? Reserve um tempo todos os dias para isso, anotando pelo menos um motivo para ser grato ou fazendo esse exercício mentalmente.

3. Praticar o bem

Talvez você já tenha ouvido falar que fazer o bem para os outros gera um retorno ainda maior para a própria pessoa, ou pode ser que já tenha vivido isso, na prática. A verdade é que ser útil e poder ajudar alguém acaba influenciando a nossa felicidade.

Cada um encontra uma maneira de concretizar isso, seja oferecendo ajuda financeira, seja dedicando parte do seu tempo ou qualquer outra ideia. Ver os outros felizes também é motivo de felicidade, ainda mais quando você se sente parte disso!

4. Viajar para um destino que você goste

Para milhares de pessoas, viajar é uma atividade que faz parte de uma vida feliz. Não importa o destino, o valor gasto ou o tempo da viagem. Férias prolongadas em outro país ou um simples passeio para a cidade ao lado podem causar essa sensação prazerosa.

O ponto é que viajar costuma estar ligado a sair da rotina, viver uma experiência diferente, conhecer outras pessoas ou até passar um momento consigo mesmo. Viajar é ter uma oportunidade de criar boas memórias!

5. Manter relações com pessoas especiais

Sem dúvidas, outra razão de muita felicidade é conhecer e criar vínculos com pessoas queridas. Nós, humanos, somos seres sociais e as relações interpessoais alimentam a nossa existência.

Nesse aspecto, todos os tipos de relacionamentos importam: amorosos, profissionais, familiares, amistosos etc. Manter conexões é muito importante para ter uma vida feliz.

6. Estar em contato com a natureza

Para finalizar nossa lista, não podemos deixar a natureza de fora. Dizem que quem vive em contato com ela tende a ser mais feliz. Embora essa também seja uma percepção bastante individual, há estudos que mostram a importância dessa relação no cotidiano das pessoas.

Para algumas delas, o prazer está em entrar no mar. Para outras, pode ser que esteja no contato com plantas e animais. O sol é outro fator frequentemente apontado como fundamental para a nossa saúde e bem-estar, pois a vitamina D contribui para a produção de neurotransmissores, como serotonina e dopamina (conhecidas como os hormônios da felicidade).

Há inúmeros relatos de gente que se muda dos grandes centros para locais que permitem ter essa maior proximidade da natureza. Independentemente do seu estilo de vida, vale a pena fazer esse teste e começar a se conectar mais com o meio ambiente para observar como isso pode fazer a diferença.

Agora que você já tem algumas dicas sobre o que traz felicidade, é hora de começar a reforçar as atitudes que podem deixar a sua vida mais feliz. Lembre-se de que nem tudo está sob o seu controle, mas tente trabalhar a positividade sempre!

Se você gostou deste conteúdo, aproveite para complementar a leitura e descobrir como pensar positivo pode mudar sua rotina. Nosso blog está cheio de dicas imperdíveis!

CTA da Riva

Post Anterior
Fique por dentro de como funciona o processo de entrega das chaves de um apartamento!
Próximo post
O que é patrimônio de afetação? Entenda o conceito e para que serve