Saiba quais plantas que não precisam de sol podem compor sua decoração
- 14 de novembro de 2022
- Equipe Riva
- 7 minutos de leitura
Se você mora ou está pensando em se mudar para um imóvel que tem cômodos pouco iluminados, ficará feliz em saber que existem diversas opções de plantas que não precisam de sol.
Portanto, você vai conferir neste conteúdo, algumas espécies que, além desse grande diferencial, apresentam vantagens, como cuidados simples. E, é claro, muita beleza para a sua decoração.
Continue a leitura e comece a planejar as suas compras!
Aglaonema
A aglaonema é uma planta herbácea com origem asiática. A principal razão para sua popularidade são as incríveis misturas entre o verde e tons rosados, avermelhados, alaranjados e amarelados em suas folhas.
Também conhecida como café-de-salão, é uma das plantas que não precisam de sol ideias para se cultivar dentro de casa.
Da mesma forma, ela é uma boa opção para escritórios, já que se adapta bem à luz baixa, sombra e rega moderada — de uma a três vezes por semana.
Sendo assim, evite colocá-la exposta ao sol por muito tempo, pois as folhas podem começar a murchar.
Além disso, se você tem curiosidade de saber quais plantas podem ficar no banheiro, a aglaonema é uma boa opção. Já que trata-se de uma planta de pequeno para médio porte e sua altura fica entre os 20 e 150 centímetros.
Orquídeas
Muitas pessoas acreditam que para cultivar uma orquídea bonita, é necessário utilizar diversos produtos químicos, mas isso não é verdade. Os cuidados básicos e certos, quando bem feitos, já garantem um crescimento saudável dessa espécie tão especial.
Por serem plantas que não precisam de sol, muitas orquídeas vivem na natureza apoiadas em árvores que as escondem da luz por meio de galhos e folhas.
Para o cultivo dentro de casa, recomenda-se que você utilize vasos de barro ao invés dos de plástico, pois a composição porosa drena a água de maneira mais adequada.
Por fim, não exagere na quantidade de água. Sendo assim, basta que você verifique o estado do solo com o dedo e mantenha-o úmido, mas não encharcado.
Violetas
As violetas pertencem à família Violaceae e, por serem menores, com cores marcantes e se adaptarem bem aos ambientes internos, são escolhidas por muitas pessoas que moram em apartamentos pequenos.
Além disso, quando mantidas em condições ideais, podem florescer durante todo o ano.
Contudo, embora essa seja uma das plantas que não precisam de sol diretamente, é importante deixá-las em um local com boa presença de luminosidade, como ao redor de janelas.
Então, lembre-se que com a incidência de luz solar direta, as folhas e flores podem se queimar, mas com pouca luz ela não floresce e seus caules acabam ficando longos demais.
Por fim, as raízes finas das violetas as tornam sensíveis ao excesso de água. Logo, o ideal é que se dê, pelo menos, o intervalo de um dia entre as regas.
Zamioculca é uma das plantas que não precisam de sol
Se você está procurando opções de pequeno ou médio porte de plantas que não precisam de sol, a Zamioculca é a escolha ideal. Originária da Tanzânia, na África, ela possui folhas que chamam bastante atenção por seu aspecto brilhoso natural.
A grande vantagem dessa espécie é que ela não precisa de muita luz e nem de muita água para se desenvolver. Ou seja, é muito indicada para quem tem uma rotina corrida e não tem tempo suficiente para cuidar de plantas complicadas.
Sendo assim, a Zamioculca também é interessante para quem tem curiosidade de saber como cultivar plantas em ambientes fechados.
Por ser muito resistente, essa é uma planta que pode ser colocada em praticamente todas as áreas internas da casa. Ela fica muito bonita em salas de estar e quartos, por exemplo.
Areca
A areca é uma palmeira bastante popular nas casas brasileiras, devido à sua folhagem abundante e porte altivo que se destaca em meio à sua decoração.
Ela não é necessariamente uma inimiga da luz solar, mas por gostar da iluminação indireta, é considerada uma das plantas que não precisam de sol.
Inclusive, a exposição excessiva deixa as folhas amareladas. Além disso, para contribuir com um desenvolvimento saudável, dê preferência para um solo enriquecido com matérias orgânicas.
Um ponto importante a se destacar é que a Areca, embora fique muito bem em casas e apartamentos, não gosta de ambientes com ar-condicionado. Por isso, não é a alternativa mais indicada para escritórios.
Outra característica dessa planta é que ela cresce bem rápido e você pode moldá-la como achar melhor. Portanto, sem podas ela apresentará características mais arbustivas.
Por outro lado, se você prefere um porte arbóreo, com menos caules e mais altura, realize podas frequentes nos estipes excedentes da base.
Jiboia
Essa planta com nome de cobra é uma das melhores espécies para se ter em casa ou no apartamento. Ela é bastante fácil de cuidar, se adapta bem aos ambientes e tem características pendentes que vão trazer uma nova cara para a sua decoração.
Além dos belos tons de verde misturados com manchas amareladas, suas folhas apresentam um formato que lembra um coração, cativando a maioria das pessoas que a cultivam pela primeira vez.
A jiboia é mais uma das plantas que não precisam de sol, mas não precisam estar em ambientes totalmente escuros. Por isso, os locais mais indicados são aqueles com luz indireta para que ela não seja danificada.
Para garantir um desenvolvimento saudável, utilize um solo fértil e, de preferência, adicione matéria orgânica, como húmus de minhoca, a cada três meses. Em relação às regas, cuidado com os excessos. Deve-se manter a terra úmida, mas não encharcada.
Decore seu imóvel Riva com muitas plantas!
E aí, gostou de descobrir tantas plantas que não precisam de sol e que também não exigem cuidados complexos?
Se você estiver pensando em comprar um apartamento pode conferir as melhores opções na Riva Incorporadora e já imaginar como algumas dessas espécies ficarão bonitas em cada cômodo.
A Riva oferece imóveis completos e de qualidade, sempre com boas localizações para atender o seu sonho de um lar próprio.
E se você quiser ainda mais dicas sobre decoração e tudo que envolve melhorar a experiência no seu imóvel, continue conferindo os conteúdos do Blog da Riva Incorporadora!