Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Aprenda como fazer um jardim vertical no seu apartamento

  • 25 de fevereiro de 2022
  • Equipe Riva
  • 7 minutos de leitura
Aprenda como fazer um jardim vertical no seu apartamento Riva Incorporadora

O universo da decoração é cheio de tendências e elas podem render boas ideias para quem está montando o seu lar ou quer renovar os ambientes. Um exemplo disso é fazer um jardim vertical em apartamentos, que normalmente não têm tanto espaço disponível para áreas verdes como uma casa com quintal.

Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir.

Você já considerou essa possibilidade? Será que o seu apartamento não está precisando de um pouco de verde? Como colocar essa ideia em prática? Descubra isso e muito mais com a leitura a seguir!

O que precisa para fazer um jardim vertical?

O mais importante antes de começar a montar o seu jardim vertical é encontrar uma parede disponível, de preferência que fique em um local estratégico.

O que isso quer dizer? Um espaço que não esteja muito “escondido”, ou seja, que tenha visibilidade para o jardim ter um efeito legal na decoração do apartamento. A luminosidade também é um fator muito importante se você vai optar por plantas naturais.

Aliás, esse detalhe não pode passar despercebido. Existem jardins verticais com plantas artificiais e naturais. Os dois podem oferecer um resultado interessante, mas é claro que as plantas de verdade surpreendem e, ao mesmo tempo, exigem muito mais cuidado. Pense bem nessa decisão antes de qualquer coisa.

Depois de encontrar o lugar ideal, é preciso dimensionar qual é a área disponível antes de partir para a compra dos materiais. Essa é uma informação importante para o seu projeto, evitando que você compre mais ou menos coisas do que o necessário.

A principal dica para conquistar um efeito bonito é buscar referências, principalmente se você não vai contar com a ajuda de profissionais especializados como arquitetos, paisagistas ou design de interiores. Pesquise na internet e selecione as imagens dos jardins que mais gostar para buscar soluções de como colocar as ideias em prática.

As possibilidades são muito variadas, como fixar uma estrutura metálica para pendurar vasos, colocar um fundo de vegetação artificial antes de adicionar plantas reais, instalar acessórios de plástico específicos para jardim suspenso etc.

A tarefa final é escolher os tipos de plantas que o seu jardim vai ter. Há quem goste apenas de folhagens, enquanto outras pessoas preferem misturar folhas e flores. As plantas pendentes (tipo samambaia e jiboia) produzem um visual bem bonito e ajudam a “encher” a parede. Mesmo assim, não há regras e o ideal é colocar as plantas que você mais gosta e que são propícias para o ambiente.

Como fazer a irrigação de um jardim vertical?

A irrigação depende muito de como vai ser o seu jardim. Se a parede for grande e cheia de plantas, é melhor ter um ponto de água próximo para facilitar. Se for menor e com poucos vasos, por exemplo, dá para irrigar com um regador simples ou pulverizador.

Existem sistemas automatizados para manter as plantas sempre molhadas, o que é recomendado para paredes fechadas com vegetação. Essa é uma solução que oferece autonomia e tranquilidade, não é mesmo? Mas não é necessária se o seu jardim ocupa uma área pequena do seu apartamento.

Os vasos autoirrigáveis também ajudam na praticidade do dia a dia. O mais importante é ficar sempre de olho nas plantinhas e perceber que cada espécie pode ter um segredo de manutenção. Além de água, de vez em quando é preciso colocar nutrientes, pois um jardim vertical só fica bonito quando está bem cuidado!

Como impermeabilizar a parede do jardim vertical?

Em alguns casos, é necessário incluir essa etapa antes de começar a montar o jardim. O impermeabilizante é um tipo de tinta que vai prevenir infiltrações e outros prejuízos. Como as plantas naturais precisam ser irrigadas, o contato direto com a água pode desgastar a parede.

A impermeabilização é feita com um produto conhecido como tinta asfáltica. O material é fácil de ser encontrado e, geralmente, duas ou três demãos são suficientes para criar essa barreira.

Você pode passar qualquer cor de tinta por cima para dar o efeito que quiser. Algumas pessoas optam por um tom escuro (como o preto) para realçar ainda mais o verde das folhagens.

Onde criar um jardim vertical no apartamento?

Um jardim natural precisa ser feito em um local bem iluminado. Escolher uma parede de um cômodo que não bate sol em nenhum momento do dia é um erro! Por mais que algumas plantas sejam adaptadas à sombra, é bom ter claridade e boa ventilação. Bater muito sol direto também pode ser um risco, sabia?

Outro ponto importante é a parede do apartamento onde será montado o jardim. É melhor evitar paredes com estrutura elétrica ou hidráulica, sem contar que o jardim tende a ser um “peso” a mais. Então, considere a carga que a parede suporta e tome cuidado com gesso ou drywall.

Quanto custa um jardim vertical?

Por fim, a questão financeira é uma dúvida bastante comum e que pode ser decisiva para algumas pessoas que querem saber como fazer um jardim vertical barato.

A realidade é que existem muitas maneiras de montar um jardim no seu apartamento e cada uma delas têm um preço, o que significa que pode variar entre valores muito caros a opções mais em conta.

Por exemplo, se você montar uma parede inteira natural com plantas mais caras, iluminação especial, sistema de irrigação e acessórios decorativos, o projeto não vai sair barato. Porém, é possível ter o seu jardim vertical com vasinhos de suculentas ou hortaliças, utilizando peças reaproveitadas (como pallets e garrafa pet) e sem fazer grandes investimentos.

Outro motivo pelo qual fica difícil definir um valor geral é porque existe a variação de preço dos materiais dependendo de onde são comprados. Nesse sentido, nossa dica é fazer uma pesquisa prévia para ter uma noção de quanto vai sair o seu projeto. Outra possibilidade é ir complementando aos poucos até ficar do jeito que você sonhou!

Ter um jardim vertical no seu apartamento pode ser um toque especial para deixar o lar ainda mais alegre e bonito. E tem coisa melhor do que morar em um lugar agradável? Aproveite para começar a busca de ideias inspiradoras!

Se você gostou das sugestões e conhece pessoas que também gostam desse tipo de dica, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude os amigos na decoração!

CTA da Riva

Post Anterior
Entenda o que é incorporadora imobiliária
Próximo post
Como separar lixo reciclável no seu apartamento?