Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

9 ideias de plantas para ter em apartamento

  • 13 de outubro de 2021
  • Equipe Riva
  • 10 minutos de leitura
9 ideias de plantas para ter em apartamento Riva Incorporadora

Leve a natureza para o seu lar! Saiba como ter um apartamento com muito verde, repleto de plantas que vão deixar o ambiente mais bonito, saudável e alegre

Tanta gente reside em grandes centros urbanos e nem imagina que pode ter um jardim dentro de espaços mais fechados. Neste post, vamos apresentar algumas ideias de plantas para ter em casas ou apartamentos que podem transformar o seu lar. Essa tendência está em alta e pode deixar os ambientes mais acolhedores e até com um leve ar campestre, para quem gosta.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir.

Portanto, o fato de morar em apartamento não significa que você não possa usufruir de uma boa jardinagem. É verdade que nem todas as espécies se adaptam a espaços internos, mas algumas parecem ter sido criadas especialmente para isso.

Por que ter plantas em apartamentos?

Razões não faltam, começando pela decoração do ambiente. Além disso, você terá benefícios físicos e mentais com sua presença, afinal, elas são verdadeiros filtros de poluentes em locais fechados e reduzem o estresse. A seguir, entenda quais são os principais motivos para se ter plantas dentro do apartamento ou da sua casa. Em seguida, confira 9 ideias de plantas para ter em apartamento ou outro ambiente interno. Boa leitura!

O ar fica mais puro

O cultivo de plantas para ter dentro de casa está muito além do aspecto decorativo, embora essa seja uma forte tendência. Qualquer tipo de vegetação funciona como um santo remédio para melhorar a saúde das pessoas. E isso acontece principalmente em razão de sua capacidade de filtrar os agentes que poluem o ar.

Algumas espécies até absorvem partículas com mais eficiência que outras, mas, todas melhoram e muito a qualidade do ar dos ambientes internos.

A decoração fica mais alegre

Casas e apartamentos sem plantas são menos alegres. Mas, ao introduzir um vaso de planta ou flores coloridas tudo muda, afinal, as duas combinações deixam a decoração mais completa, com um pouco de natureza dentro de casa.

Aproxima da natureza

Ao cuidar de plantas dentro de casa você estabelece um contato próximo à natureza, mesmo que o seu pequeno jardim se resuma a um ou alguns vasos espalhados pela casa. Na falta de um contato mais amplo em uma grande área com natureza diversificada, o simples fato de ter flores e folhagens por perto já supre essa necessidade de área verde.

Contribui com o bem-estar

A presença de vegetação em qualquer tipo de ambiente sempre contribui com o bem-estar. Plantas ajudam as pessoas a se sentirem mais calmas e otimistas. Elas emanam tranquilidade e melhoram até a qualidade do sono. Algumas espécies são recomendadas para decorarem o interior de quartos, uma vez que liberam oxigênio no período noturno. Alguns exemplos são as margaridas e as gérberas.

Refrescam o ambiente

Ao introduzir plantas dentro de casa, o seu ambiente ficará mais fresco e confortável, já que essa é mais uma característica positiva delas. Isso ocorre devido à liberação de água durante o dia, o que favorece a umidade do ar em conjunto com a liberação de oxigênio.

Podem ser uma distração

Além de todos os benefícios acima citados, você ainda pode fazer do cultivo de plantas um hobbie terapêutico. Ao lidar com a delicadeza das flores e das folhagens e seguir todo o ritual necessário para fazer o plantio, a rega e a poda, você terá a chance de se desconectar das turbulências do dia a dia.

Com isso, além de fazer um contato direto com a natureza, desfrutando de todos os benefícios físicos que ela proporciona, você garante um grande bem-estar emocional e psicológico. Não é à toa que a jardinagem é muito requisitada como passatempo por muitas pessoas. O resultado disso certamente se refletirá em uma decoração memorável.

Quais plantas são ideais para ter em apartamento?

Para começar a cultivar o seu jardim interno, primeiro é necessário saber quais plantas são mais indicadas. Depois, qual é o lugar mais adequado em cada ambiente, quais delas precisam de luz indireta para posicionar próxima à janela ou na sacada, enfim, analisar cada particularidade.

De maneira geral, para o cultivo em apartamento ou dentro de casa, as melhores espécies são as que não exigem tanta luz nem água em abundância. Porém, é claro que você pode ter uma linda samambaia, desde que saiba que ela gosta de luz, mas não tolera vento. A seguir, você conhecerá as melhores plantas para ter em apartamento ou na parte interna de uma casa ou escritório. Confira!

1. Lança de São Jorge

Essa espécie, também conhecida como espada de São Jorge, é uma das mais procuradas para ficar dentro das casas. Ela é fácil de cuidar, pois requer o mínimo de adubação e poucas regas. E, o mais importante nesse caso, é que se desenvolve perfeitamente em locais com baixa luminosidade. Por isso, é ótima para posicionar em um cantinho com pouca luz.

2. Jiboia

Trata-se de uma planta que cresce para baixo. Ela precisa, também, de lugares com temperaturas amenas e sombra. Com essas características, ela fica muito bem em locais mais altos, como a última prateleira de uma estante, para que seus ramos caiam em cascatas. O efeito é lindo, mas a jiboia precisa de regas constantes.

3. Mini cacto

Ao contrário de outras espécies de sua família, esse cacto não exige muito sol nem água. Mas, a terra não pode ficar seca, por isso, procure mantê-la sempre úmida, o que exigirá a rega uma vez por semana, apenas. E, cuidado com seus espinhos, eles não são nada amigáveis.

4. Rosa da pedra

A semelhança dessa suculenta com uma rosa tradicional é o grande atrativo dessa espécie para decoração de interiores. Mas, como qualquer suculenta, ela não exige muitos cuidados, apenas uma rega toda vez que o solo está seco. Quando exposta ao sol, a rosa de pedra se desenvolve melhor, no entanto, meia sombra já é suficiente para ser cultivada.

5. Ivy

Para quem gosta de suavidade no visual, a Ivy é perfeita. Ela cresce no espaço que estiver disponível, podendo ser acomodada em vasos suspensos ou paredes. Além disso, ela gosta de temperaturas médias e luminosidade, o que pode ser resolvido perto de uma janela ou uma sacada.

6. Palmeira leque

Essa planta tem grande potencial para ornamentação. Ela pode ser plantada sozinha ou combinada com outras espécies, como orquídeas e bromélias para compor um jardim dentro de casa. Seu tamanho pode chegar a 3 metros de altura, mas, dificilmente passará disso.

É uma planta boa para apartamento porque não deve ser exposta ao sol, mas precisa de luz indireta. Outra vantagem dessa planta é a necessidade de pouca manutenção, embora não tolere bem o vento.

7. Begônia

A begônia faz parte de um grupo de flores para ter em apartamento. Ela é apropriada para vasos e seu colorido dá muita vida e beleza à decoração. É, também, ótima para ambientes internos porque requer baixa luminosidade. Quanto à rega, precisa de duas a três vezes na semana, dependendo da umidade da terra.

8. Pau d´água

Essa é para quem gosta de um toque de rusticidade. Sua irrigação deve ser feita de duas a três por semana, da mesma forma que a begônia. E se você pulverizar as folhas com água, seu crescimento tende a ser mais saudável.

9. Palmeira ráfia

Essa palmeira é originária da China e apresenta caules longos e finos, semelhantes ao bambu. Seu crescimento é lento e confere uma aparência oriental e tropical à decoração da sua casa ou apartamento. Sua rega deve ser semanal e o cultivo à meia-sombra.

Como foi possível perceber, ideias de plantas para apartamento é o que não faltam. As opções são variadas e você pode usar a sua imaginação para decorar pontos estratégicos e montar um pequeno jardim. Além do aspecto decorativo, vimos que a presença das plantas é terapêutica em vários sentidos. Por isso, use e abuse dessa alternativa para decorar o seu lar, enquanto melhora a sua qualidade de vida.

Para inspirar mais pessoas a adotarem essa prática e colaborarem com uma atmosfera mais pura e saudável, compartilhe com os seus contatos nas redes sociais!

CTA da Riva

Post Anterior
Como criar uma rotina de exercícios físicos para fazer em casa
Próximo post
Como cultivar uma vida equilibrada? 5 hábitos para ter na rotina