Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Qual é o apartamento studio ideal para mim?

  • 17 de novembro de 2021
  • Equipe Riva
  • 8 minutos de leitura
Qual é o apartamento studio ideal para mim? Riva Incorporadora

Nem todo Studio é igual! Descubra a melhor estrutura de apartamento studio para combinar com você.

Viemos correndo! Numa rápida pesquisa pela internet se vê que o mercado imobiliário está cada vez mais diverso e capaz de oferecer empreendimentos para toda necessidade. Se você já explorou opções em sites e outros espaços, já deve ter se deparado com o modelo de apartamento studio.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir.

Esse tipo de imóvel faz parte do grupo dos compactos e chama a atenção das pessoas que prezam pela praticidade. Afinal, muitas de suas características facilitam a rotina dos moradores. É claro que, como todo projeto, ele também envolve pontos que podem ser considerados negativos em algumas situações.

Tem curiosidade em saber quais são as vantagens e as desvantagens? Prossiga com a leitura pra aprender mais sobre o assunto e tomar a melhor decisão!

O que é um apartamento tipo studio?

Chamamos de apartamento studio um imóvel pequeno, que contenha, em média, 30m². A planta e seu layout costumam ser simples e envolver cômodos integrados, com exceção do banheiro. Isso significa que os demais espaços, como cozinha, sala e quartos permanecem sempre unidos, por conta da ausência de divisórias.

É mais fácil encontrar esse tipo de unidade em grandes centros ou áreas privilegiadas das cidades. Sua proposta é, realmente, atender à rotina agitada das pessoas que passam pouco tempo em casa ou precisam ter acesso facilitado a uma variedade de lugares — estabelecimentos de serviços e comércios.

O apartamento studio tem semelhanças com outros modelos compactos, mas é importante saber diferenciar para não errar na escolha. Muita gente o compara, por exemplo, aos lofts (pé-direito duplo e metragem igual ou superior a 50m²) e flats (equipados com serviços), mas cada versão conta com detalhes exclusivos.

Como é morar em um apartamento studio?

Consideramos que todo imóvel pode ter seus lados positivos e negativos, de acordo com o ponto de vista ou estilo de vida do morador. Ou seja, o que é atrativo para alguém pode ser visto como desfavorável por uma pessoa que tem um perfil totalmente distinto.

Antes de focar as experiências que ocorrem após a mudança, é importante destacar que o apartamento tipo studio oferece o benefício da economia na compra. Isso porque tem poucos metros quadrados, o que faz com que o preço de venda fique mais baixo.

Quem aluga também tende a desfrutar de custo acessível pela moradia, visto que paga por uma área menor. Se o imóvel estiver dentro de um condomínio, inclusive, é provável que o valor da taxa mensal seja reduzida. Nesse caso, o rateio vai englobar maior quantidade de apartamentos por andar.

Vantagens

Confira, a seguir, outros pontos relevantes para tomar sua decisão.

Praticidade

Um ponto positivo que vale muito! O primeiro atrativo de um apartamento studio é a praticidade. Ela resulta da economia de tempo para exercer as atividades cotidianas, dentro ou fora de casa. Espaços reduzidos são mais fáceis de limpar, não demandam muita manutenção e favorecem o fluxo interno.

O mesmo ocorre quando há necessidade de sair para estudar, trabalhar ou curtir programas de lazer — parques, faculdades, shoppings, restaurantes etc. Leve em conta que o morador estará perto de tudo e poderá realizar suas tarefas rapidamente, sem se deslocar muito pela cidade.

Localização

Essa é uma tendência: morar num lugar pequeno, em meio a uma localização especial. Por isso, a localização privilegiada do imóvel também resulta em menos gastos com transporte. Quem habita esse tipo de unidade costuma fazer muita coisa a pé. Não é à toa que o modelo aparece na lista de preferências de solteiros, casais sem filhos e jovens que estão saindo da casa dos pais.

Integração

Outro ponto interessante dos studios está na integração de ambientes. Como tudo permanece à vista, os encontros com amigos e familiares passam a ser mais dinâmicos. É uma vantagem e tanto para as pessoas que não abrem mão das interações de qualidade, mesmo em um lugar privado.

Vale destacar, ainda, o benefício de harmonizar todos os cômodos com uma estética única. Sem paredes para separar áreas, o morador acaba usando a criatividade para delimitar o espaço com o que tem em casa. Essa divisão pode ocorrer com móveis altos, contraste de cores nas paredes e até tapetes.

Valorização

Por fim, pense que todas as vantagens citadas são decisivas em um processo de comparativos para compra. Hoje, os imóveis compactos e localizados em bairros valorizados são mais fáceis de vender. Ou seja, se você investir nesse tipo de unidade, não terá dificuldade em repassá-la, se sentir necessidade.

Desvantagens

É importante entender que nem todas as características desse tipo de imóvel atendem às necessidades de todas as pessoas.

Espaço pequeno para três ou mais pessoas

O apartamento studio não comporta muitas pessoas, por isso, pode ser inadequado para famílias com três ou mais integrantes. Mesmo com adaptações no dormitório — usando soluções como beliches — para receber mais pessoas, por exemplo, a experiência tende a ficar desconfortável no longo prazo.

É bom lembrar ainda que se você tem muita coisa para guardar, talvez esse tipo de apartamento não seja a melhor opção. Com o tempo, a falta de espaço vai exigir que alguém se desfaça de alguns produtos/objetos para preservar o conforto.

Privacidade

Por conta da falta de paredes limitando os cômodos, esse tipo de imóvel também não é indicado pra quem valoriza a privacidade. Afinal, mesmo que bloqueie a visão entre as áreas com cortinas ou itens da mobília, sempre poderá ouvir ruídos de conversas, animais domésticos ou aparelhos eletrônicos.

Desconforto acústico

Outro aspecto a considerar é o barulho externo produzido nas ruas da cidade. Como os studios, em geral, estão situados perto de regiões centrais e bem movimentadas, é normal que recebam os sons de trânsito e tráfego constante de pessoas.

Agora, ficou fácil pesar os prós e contras para definir o que vale a pena, concorda? Se possível, reflita sobre cada ponto com bastante paciência, enquanto pensa na sua realidade atual. Também inclua, na análise, seus objetivos futuros para garantir que a moradia seja uma aliada nesse processo de crescimento.

Importante deixar claro que alguns prédios de apartamento studio são amparados por serviços de condomínio. Isso significa que dá para ter muito mais comodidade e conforto a poucos passos de casa, por meio de espaços variados para descansar e se divertir.

A partir daqui é com você! Compartilhe nas redes sociais para que outras pessoas aproveitem o conteúdo!


Post Anterior
Aproveite a Black Friday para realizar o sonho da casa própria
Próximo post
Apartamentos compactos: por que vêm se tornando tendência?