Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

12 raças de cachorro pequeno para apartamento

  • 13 de junho de 2023
  • Equipe Riva
  • 9 minutos de leitura
12 raças de cachorro pequeno para apartamento Riva Incorporadora

Se está considerando ter um cachorro pequeno, conheça as curiosidades e cuidados que você deve tomar com algumas das principais raças.

Está à procura de uma raça de cachorro pequeno para amar? Neste post, trazemos algumas sugestões, além de uma dica extra para você encontrar o pet dos sonhos.

Cães pequenos são ideais para espaços restritos, além de não demandarem muitas alterações no local onde vão viver. No entanto, existem diferentes portes e personalidades, que combinam melhor com cada pessoa e ambiente.

Nesse caso, para tirar todas as dúvidas antes de encontrar o seu pet, separamos algumas das principais raças de cachorro pequeno e características que os tornam únicos. Continue a leitura e saiba mais!

12 raças de cachorro pequeno para se apaixonar

Existem diversos tipos de raça de cachorro pequeno, e é importante conhecer as características de algumas delas para entender o seu comportamento.

Na sequência, confira uma lista reconhecida pela Confederação Brasileira de Cinofilia, o principal Kennel Club brasileiro.

1. Shih-tzu

O Shih-tzu é uma raça de cão com uma aparência encantadora. Eles são robustos e têm uma pelagem abundante, mas não exagerada. Sua postura é distinta, com uma cabeça que lembra um crisântemo.

Em seu comportamento, essa raça de cachorro pequeno é inteligente, ativa e alerta. Eles adoram explorar e estar envolvidos nas atividades da família

Além disso, são carinhosos e independentes, o que significa que apreciam momentos de afeto, mas também valorizam seu espaço pessoal.

Shih-tzu no colo do dono, raça de cachorro pequeno

2. Spitz Alemão

Enquanto isso, o Spitz Alemão também é uma raça de cachorro pequeno com uma história impressionante. Basicamente, são descendentes dos cães da Idade da Pedra, e é considerada a raça mais antiga da Europa.

Sua beleza se destaca com pelos longos e sedosos, além da sua juba, na altura do pescoço. Além disso, tem cabeça de raposa, com olhos alerta e pequenas orelhas pontudas próximas uma da outra. O Spitz Alemão Lobo é um cão sempre atento, alegre e extremamente ligado ao seu proprietário. Além disso, é dócil e fácil de ser treinado.

3. Lhasa Apso

O Lhasa Apso é originário do Tibet, uma região com altitudes elevadas e um clima rigoroso, o que exigiu que essa raça se tornasse mais resistente. 

No entanto, seu temperamento não é frio e rígido, sendo uma raça alegre e confiante. Eles estão sempre atentos e demonstram alta estabilidade emocional, o que os torna excelentes companheiros. 

Apesar do seu tamanho, apresentam uma personalidade cativante, pronta para enfrentar desafios. O Lhasa Apso é corajoso e uma excelente companhia de viagem.

Lhasa Apso parado na rua

4. Pug 

O Pug é uma raça de cachorro pequeno e adorável, originária da China, onde era chamado de nariz de trufa arrebitada. 

Quando os comerciantes holandeses chegaram na Índia, se apaixonaram pelo Pug e o transformaram no símbolo real das expedições marítimas. Sua aparência é quadrada e robusta, sendo um cão compacto, ideal como cachorro de apartamento. No entanto, sua forma é bem ajustada para permitir que ele tenha resistência. Além disso, sua personalidade é feliz e bem disposta, com grande inteligência e charme.

5. Maltês 

O Maltês tinha ancestrais navegadores, que viviam nas expedições centrais do Mediterrâneo. Eles eram responsáveis por caçar os ratos dos armazéns e viajar com seus donos.

Logo o Maltês se tornou famoso na Roma Antiga, uma companhia agradável para as donas de casa. Seu tamanho pequeno e alongado era adorável, e tinha um porte elegante.

Também são animados, afetuosos e muito dóceis, aprendendo truques rapidamente.

Maltês na frente do computador

6. Pinscher Miniatura

Outra raça de cachorro pequeno apaixonante é o Pinscher Miniatura, que conquistou a Alemanha em 1925.

Existiam diversas variações de coloração e volume de pelo desses animais, mas sempre foram considerados cachorros com nanismo. São pequenos e atarracados, além de terem um porte quadrado.

No entanto, não deixam a desejar na energia, com personalidade equilibrada e um ótimo cão de família.

7. Poodle

Os primeiros registros do Poodle são de 1743, quando se tornaram companhias populares das madames na Europa.

Seu caráter amável e alegre logo fez com que conquistassem a população, além do pelo fofo e cacheado e do porte altivo.

Trata-se de um animal muito inteligente, ativo e elegante, fiel para companhias e apto para receber treinamentos bem-elaborados.

8. Chihuahua

O Chihuahua é considerado a menor raça de cachorro pequeno do mundo. Seu nome mexicano dá a entender que ele foi domesticado pelos indígenas.

No entanto, não demorou para se popularizar, sendo compacto, com a cabeça em formato de maçã e corpo arqueado.

Contudo, mesmo pequeno, é um cão alerta, inquieto e corajoso, enfrentando os perigos sem se importar com o tamanho deles.

9. Cavalier King Charles Spaniel

A raça Spaniel também se popularizou por sua beleza, com porte gracioso e expressão doce. Inclusive, combina com sua popularidade, sendo muito amigável e pouco agressivo.

Embora se saiba pouco sobre sua origem, é um cachorro ativo, de proporções equilibradas e comportamento dócil, afetuoso com a família e nem um pouco agressivo com estranhos. Dessa forma, pode ser socializado com outras raças e se acostuma rapidamente com crianças.

Cavalier King Charles Spaniel deitado na cama com a tutora

10. Buldogue Francês 

O Buldogue Francês tem vários parentes ao redor da Europa, especialmente na Grã-Bretanha, e migrou para a França em torno de 1880.

Ele tem porte pequeno e atarracado, o que lhe confere uma expressão mais brava e compacta. No entanto, é muito inteligente, sociável e brincalhão.

Além disso, sua musculatura é sólida, o que o torna ideal para atividades ao ar livre. É alegre e ativo, mas possessivo com os donos.

11. Pequinês 

Para quem gosta de animais compactos, o pequinês também é uma raça de cachorro pequeno que se destaca.

Ele tem aparência leonina, nobre com expressão severa, mas personalidade totalmente oposta, sendo leal e amigável

Embora tenham um corpo equilibrado, podem surgir sinais de dificuldade respiratória, aos quais os donos devem ficar atentos. Ele também não deve ser excessivamente peludo.

12. Dachshund (Salsicha)

Amantes de raça de cachorro pequeno conhecem o Dachshund, ou Salsicha, como é popularmente chamado.

Ele existe desde a Idade Média, sendo especialmente bom para a caça, com porte que permite cavar e procurar embaixo da terra. Além disso, são versáteis e grandes protetores, com instinto para cuidar dos seus donos. 

Seu porte traz pernas curtas, compactas e musculosas, e estão sempre atentos. Também são muito ativos e ágeis, amigáveis por natureza, com excelente faro.

Dica extra: Sem Raça Definida (SRD)

Além das raças que mencionamos, você ainda tem a opção de escolher um cãozinho sem raça definida para ser seu companheiro.

Conhecido como vira-lata, eles são a mistura de duas raças não puras e trazem características distintas, com porte pequeno a médio e pelo curto. No entanto, são amigáveis e extremamente dóceis.

Existem milhares de feiras de adoção em todas as cidades do Brasil, permitindo que cães sem lar encontrem um dono e uma casa com amor.

Por que ter uma raça de cachorro pequeno?

Um cachorro pequeno é a escolha ideal para quem deseja um companheiro de quatro patas, mas não tem espaço ou muitos recursos para gastar.

Isso não impede que você encontre um cãozinho para chamar de seu, com a personalidade e o porte que combinem com você e sua família. E se mora em apartamento e quer ter uma raça de cachorro pequeno, vale a pena conhecer o pet place, a nova iniciativa dos condomínios!


Post Anterior
Financiamento para MEI: como adquirir um imóvel? Saiba aqui
Próximo post
Bancada de cozinha: dicas para escolher o material e a cor!