Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Entenda a importância e como fazer um planejamento financeiro familiar

  • 26 de setembro de 2022
  • Equipe Riva
  • 7 minutos de leitura
Entenda a importância e como fazer um planejamento financeiro familiar Riva Incorporadora

Muitas pessoas associam o planejamento financeiro familiar apenas aos responsáveis pela casa, mas você sabia que isso deve ser uma meta de toda a família?

Esse tipo de planejamento ajuda a realizar diferentes projetos da vida familiar, como adquirir um eletrodoméstico, fazer uma viagem ou até mesmo na hora de comprar um apartamento.

Por isso, vamos te mostrar neste artigo como fazer um planejamento financeiro familiar adequado com algumas dicas simples. Confira conosco e boa leitura!

Afinal, o que é um planejamento financeiro familiar?

O planejamento financeiro familiar consiste no conjunto de estratégias que todos os membros da casa adotam para alcançar metas comuns. Sempre com base no orçamento disponível.

Em outros termos, se refere à análise dos ganhos e dos gastos de uma família, com práticas que utilizam os recursos de forma inteligente, garantindo assim uma casa mais feliz.

Portanto, não se trata de uma ferramenta que visa beneficiar apenas um membro da família, mas todos os envolvidos.

Planilhas, calculadoras e computador. Imagem ilustrativa para texto planejamento financeiro familiar.

Compreenda a importância de um planejamento financeiro

De modo geral, a importância do planejamento financeiro familiar se refere a:

  • Desenvolver a inteligência financeira de todos os membros da casa;
  • Controlar ações impulsivas relacionadas ao dinheiro;
  • Seguir prioridades na hora de tomar decisões financeiras;
  • Alcançar sonhos e metas familiares, melhorando o bem-estar e a felicidade de todos;
  • Identificar hábitos negativos com relação às despesas, eliminando-os de forma prática;
  • Ter uma saúde financeira e criar um senso de propósito coletivo.

Como fazer um planejamento financeiro familiar 

Como falamos anteriormente, é imprescindível envolver todos os membros na hora de fazer um planejamento financeiro familiar, pois ele visa o benefício coletivo.

Sendo assim, confira a seguir como fazer esse tipo de planejamento e implementá-lo de acordo com a sua realidade financeira.

Conheça todos os seus gastos e renda da família

Em primeiro lugar, se faz necessário fazer uma lista com todos os gastos e como isso impacta na renda da família como um todo.

Para isso, você pode elencar num caderno ou planilha todas as receitas e despesas do mês, enumerando os gastos essenciais (água, luz, feira, aluguel) e os supérfluos.

Logo após, analise se a renda familiar cobre os gastos essenciais e comece a fazer cortes em cima das despesas supérfluas.

Crie metas 

O que seria da nossa vida sem um propósito? Elaborar metas faz com que possamos nos organizar diante de adversidades e atingir alvos bem definidos.

Portanto, elabore metas de curto, médio e longo prazo que façam sentido com a sua realidade financeira.

Por exemplo, se você se cansou de viver de aluguel, estabeleça a meta de longo prazo de comprar uma casa no seu planejamento financeiro familiar.

Faça o controle de gastos de forma centralizada

Centralizar o controle de gastos significa registrá-lo em uma ferramenta. Ela pode ser um caderno, planilhas eletrônicas, um aplicativo no celular, e assim por diante.

É muito importante que o controle dos gastos respeite a independência dos membros da casa. Afinal, todos devem contribuir por entenderem a importância de uma boa educação financeira e não por se sentirem pressionados.

Negocie dívidas e evite criar mais

Um bom planejamento financeiro familiar aponta caminhos para sair do endividamento por meio da renegociação de dívidas.

Nesse sentido, é crucial que você estabeleça uma parte do seu orçamento para as dívidas pendentes e crie estratégias para não criar novas.

Uma saída é fazer apenas compras à vista e com desconto, sem recorrer aos cartões de crédito. Assim, você gasta apenas o dinheiro disponível.

Faça uma reserva de emergência

Pode parecer difícil criar uma reserva de emergência quando o dinheiro é curto, mas isso é possível por meio do corte de gastos supérfluos e mudanças de comportamento.

Você também pode associar essa reserva a uma meta específica, como comprar um móvel ou adquirir um veículo. Desse modo, se cria uma motivação para economizar dinheiro.

Família em jardim reunidos. Imagem ilustrativa para texto planejamento financeiro familiar.

Dicas para manter o planejamento financeiro familiar em dia

Um aspecto relevante do planejamento financeiro familiar é compreender que se trata de um conjunto de práticas rotineiras. Logo, se refere a um processo de mudança de vida.

Contudo, algumas dicas simples podem implementar esses novos hábitos de forma natural. Confira-as a seguir!

Evite compras impulsivas

Um dos principais aspectos da Educação Financeira se concentra no controle das emoções

Muitas vezes, as compras impulsivas têm relação com prazeres temporários ou até mesmo problemas em outras áreas de nossa vida.

Então, antes de comprar algo que você não precisa, pare e reflita se esse gasto não irá comprometer o seu planejamento financeiro familiar.

Invista na inteligência financeira, até com crianças

Muitos pais não incluem as crianças nas estratégias de planejamento financeiro familiar e acabam não ensinando o valor do dinheiro para os seus filhos.

Por isso, é importante mostrar desde cedo a importância de economizar dinheiro para atingir as metas familiares.

Isso não significa privar os pequenos de elementos essenciais para o seu desenvolvimento, mas demonstrar que certas conquistas exigem esforço de todos.

Atente-se ao seu padrão de vida

Por fim, é crucial compreender o padrão de vida que podemos manter. Se as nossas despesas se encontram acima do que ganhamos, há algo de errado.

Assim sendo, deve-se dar um passo atrás e rever práticas para ajustar as finanças, evitando dívidas e garantindo a tranquilidade financeira de todos.

Acompanhe mais dicas de finanças conosco!

Com um bom planejamento financeiro familiar, você pode ter uma vida ainda mais próspera e começar a colocar em prática alguns sonhos que parecem distantes.

Ter um apartamento próprio, por exemplo, pode ser uma dessas conquistas. Para isso, você pode contar com a Riva Incorporadora, uma construtora comprometida em transformar vidas e facilitar o acesso à moradia.

Quer saber mais sobre isso? Então, entre em contato conosco e descubra como alcançar o sonho do apartamento próprio!

Gostou de nossas dicas sobre saúde financeira? Não deixe de acessar o Blog da Riva Incorporadora e conferir todos os nossos conteúdos sobre o assunto!


Post Anterior
Conheça os acessórios para banheiros que tornam o espaço ainda mais completo!
Próximo post
Conheça os principais tipos de sofá e como eles se encaixam em cada ambiente