Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Como calcular o décimo terceiro? Passo a passo simples!

  • 7 de dezembro de 2023
  • Equipe Riva
  • 8 minutos de leitura
Como calcular o décimo terceiro? Passo a passo simples! Riva Incorporadora

Não sabe como calcular o décimo terceiro? Confira os principais passos para saber quanto você vai receber e melhorar o planejamento financeiro!

Como calcular o décimo terceiro e saber quanto vai receber no fim do ano? Essa é uma dúvida comum que muitos profissionais apresentam, principalmente para fechar o mês de dezembro com um bom planejamento financeiro.

O décimo terceiro salário é um direito trabalhista, conhecido também como gratificação natalina. Profissionais com a carteira assinada por, no mínimo, 15 dias, aposentados e pensionistas podem receber esse pagamento, conforme a Lei 4.090/1962.

Mas, afinal, como calcular o décimo terceiro proporcional ao salário? A conta é simples e você pode fazer em casa. Acompanhe este artigo e saiba como se organizar financeiramente!

O que é o décimo terceiro salário?

O décimo terceiro salário é um pagamento que costuma ser realizado todo mês de dezembro a um trabalhador. O empregador, no entanto, pode escolher dividi-lo em duas parcelas e adiantá-lo nos meses anteriores.

O valor total do décimo terceiro é proporcional ao salário mensal. Desse modo, a cada mês que uma pessoa trabalha com a carteira assinada, acumula 1/12 de valor do 13°. Portanto, para receber o valor integral da gratificação, é necessário trabalhar por um ano inteiro de vínculo empregatício com a empresa.

Vale a pena destacar, também, que o pagamento deve ser realizado até o dia 30 de dezembro. Além disso, caso seja dividido em diferentes meses, a primeira parcela da remuneração, obrigatoriamente, precisa ser paga entre os dias 01 de fevereiro e 30 de novembro.

Essa gratificação salarial faz parte de uma lei criada no ano de 1962, após a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O 13° salário surgiu como uma forma de agradecer aos profissionais pelo trabalho desempenhado ao longo do ano e, atualmente, auxilia diversas pessoas com as despesas de fim de ano. 

Quem tem direito ao 13º salário?

Todas as pessoas que trabalharam com carteira assinada por pelo menos 15 dias têm direito a receber o décimo terceiro salário, assim como os servidores públicos. No entanto, só receberão o valor integral os profissionais que completaram, no mínimo, um ano de vínculo empregatício com a mesma organização. Por isso, é preciso ficar de olho na data de contratação para garantir um bom planejamento das finanças pessoais.

Vale a pena destacar, também, que aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm direito ao 13° salário. Os profissionais que estão afastados por conta de acidente de trabalho ou licença maternidade recebem a gratificação natalina assim como os demais trabalhadores, porém, de forma proporcional aos meses trabalhados, o que é um ponto positivo para o planejamento e o controle da renda familiar.

Além disso, quem saiu de férias remuneradas durante o mês de dezembro também deve receber o 13° salário. Porém, a primeira parcela deve ser paga antes do início do recesso. Até mesmo quem teve rescisão do trabalho sem justa causa deve receber a gratificação, com base nos meses trabalhados. Desse modo, pode juntar esse valor ao seu FGTS para dar entrada em um imóvel ou em demais investimentos.

Ao todo, são cerca de R$87,7 milhões de brasileiros que poderão receber a gratificação de Natal, conforme estima o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Os estudos do órgão também falam sobre a movimentação de aproximadamente R$291 bilhões na economia brasileira apenas com o pagamento do décimo terceiro salário.

Com isso, é possível fazer uma boa organização das finanças pessoais ao saber o quanto pode receber do 13° salário. A partir de um bom planejamento, você pode investir em viagens, reformas e pagamento de despesas de final de ano, por exemplo.

Como calcular o décimo terceiro?

Para calcular o décimo terceiro, é preciso ter em mente que o benefício é equivalente ao salário líquido. No entanto, é proporcional ao tempo trabalhado no ano em uma organização.

Outro ponto de destaque para se planejar financeiramente e ter mais independência financeira com relação ao seu 13° é o fato de que as empresas costumam optar por pagá-lo em 2 parcelas iguais. Sendo assim, é fundamental ficar de olho na data limite de pagamento da primeira parte da gratificação, que não pode ultrapassar o dia 30 de novembro.

Vale a pena mencionar, também, que a segunda parcela do décimo terceiro salário pode ser depositada com os descontos de contribuição previdenciária e de imposto de renda. No entanto, o valor bruto ainda é igual ao do primeiro pagamento da gratificação.

Para saber o quanto você vai receber de décimo terceiro neste ano, basta seguir o passo a passo:

  1. descubra o valor líquido do seu salário — normalmente, a informação está indicada na folha de pagamento, no holerite ou no recibo;
  2. divida o salário líquido por 12 (quantidade de meses do ano);
  3. calcule quantos meses foram trabalhados com carteira assinada desde o mês de janeiro;
  4. multiplique o valor encontrado no passo 2 pela quantidade de meses do passo 3;
  5. caso a empresa em que você trabalha opte por pagar o décimo terceiro em duas parcelas, divida o valor obtido no passo 4 por 2;
  6. subtraia do valor da parcela, descoberto no passo 5, os descontos mensais do seu salário — essa informação também deve estar na folha de pagamento ou documento que comprove o recebimento da remuneração mensal.

Como aproveitar o cálculo do 13° no planejamento financeiro?

Com esse cálculo, você tem em mente quanto receberá em cada parcela do décimo terceiro salário. Normalmente, as pessoas aproveitam o 13° para fazer as compras de final de ano, principalmente para as festividades como o Natal e Ano Novo.

Além disso, você pode se preparar financeiramente para arcar com as despesas de mudança de ano, como IPTU, IPVA, material escolar, entre outros. Outra opção é aproveitar o dinheiro extra para fazer um investimento em um bem, como dar entrada em um imóvel ou pagar a primeira parcela de um financiamento imobiliário.

No geral, saber como calcular o décimo terceiro é de grande ajuda para se organizar financeiramente no final do ano e planejar como aproveitar a gratificação de Natal da melhor maneira. Desse modo, você tem uma oportunidade extra de aplicar o seu dinheiro para realizar os seus principais objetivos.
Se a ideia é aproveitar o décimo terceiro para tirar do papel os planos de ter o imóvel próprio, saiba como funciona a análise de crédito em financiamento imobiliário e confira como se preparar da melhor maneira para solicitar o serviço!


Post Anterior
Mesa de natal: como decorar e o que não pode faltar na ceia?
Próximo post
Riva é destaque no prêmio Ademi-RJ vencendo na categoria Criatividade Imobiliária