Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Como escolher o tapete ideal para a sua sala? Saiba dicas para acertar!

  • 5 de agosto de 2022
  • Equipe Riva
  • 5 minutos de leitura
Como escolher o tapete ideal para a sua sala? Saiba dicas para acertar! Riva Incorporadora

Saiba qual o tapete ideal para combinar com os móveis, além de entender qual formato, cor e estilo se adequa ao seu apartamento!

Você está pensando na decoração do seu apartamento, mas não sabe ainda como escolher o tapete da sala? Essa dúvida é mais comum do que parece, tendo em vista que esse cômodo é um ambiente chave para os momentos de lazer.

Uma peça como o tapete é de alta relevância para compor o espaço, pois traz consigo a sensação de aconchego, colore o lugar, além de demarcar um ambiente e conseguir até ampliar o local visualmente.

Pensando em tantos pontos interessantes, falamos mais a fundo sobre tamanho, tipos de materiais, cores e estilos para combinar com os móveis e deixar tudo ao seu agrado. Fique por aqui com a gente e descubra mais sobre o assunto!

Qual o tamanho ideal para a sala?

Na hora de escolher o tapete, o primeiro passo é medir o tamanho da sua sala. É de extrema importância que as dimensões do tapete alcancem os locais abaixo dos móveis, ultrapassando ao menos 20 cm, atingindo quase a área total.

Quando o tapete é colocado apenas no centro da sala, a impressão que causa é de que aquele cômodo é menor do que ele realmente é, fora a possibilidade de moradores e convidados tropeçarem ao circularem nessa área.

Por isso, escolher o tamanho ideal do seu tapete faz parte dos cuidados essenciais com a casa, para que os moradores e convidados sintam-se mais confortáveis.

Como escolher o tapete que combine com os móveis?

Nesse momento de saber como escolher o tapete da sala, é necessário avaliar toda a proposta do ambiente. O tapete é uma peça em evidência, então precisa estar bem conectada com a decoração.

Sendo assim, pense nos móveis, objetos e demais acessórios que irão compor o local. Quais cores já estão nos móveis e objetos ao redor? Leve isso em consideração para que o tapete não destoe completamente do restante.

Como definir o formato, a cor e o estilo?

A seleção da cor influencia na forma em que a sala de estar vai ser vista. Cores claras geralmente tendem a ampliar o ambiente; já as tonalidades mais escuras costumam dar o efeito de espaço mais curto.

Além disso, toda a composição, como o projeto de iluminação para sala de estar, também acompanha na escolha do tapete mais adequado. A iluminação do ambiente, vale observar, destaca as cores de todos os objetos.

Porém, é necessário compreender qual é o estilo que os proprietários querem levar para essa sala. Pretende-se ter um ambiente mais aconchegante? Mais clean? Mais chamativo? E a partir dessa proposta, definir o estilo e o formato que o tapete vai levar.

Quais os materiais que trazem mais praticidade no dia a dia?

Vale pesquisar os materiais e analisar seus prós e contras: isso traz elementos importantes para a tomada de decisão sobre qual tapete selecionar para integrar o cômodo.

Os tapetes de material mais natural, como lã e algodão, promovem aquele toque de aconchego e mantêm a temperatura durante todo o ano. Porém, podem ao longo do tempo soltar as fibras naturais, o que é algo ruim para pessoas que são alérgicas.

Já os tapetes sintéticos, como nylon, o polipropileno e o poliéster, mantêm uma temperatura fresca e são mais fáceis de limpar, além de normalmente terem preços mais acessíveis. Entretanto, oferecem um toque mais seco e simples ao cômodo.

Sendo assim, na hora de pensar em como escolher o tapete ideal para a sua sala, torna-se fundamental pensar em toda a composição do espaço, até as escolhas dos moradores e das necessidades, para que a peça componha da melhor forma o cenário.

Após essa leitura, ficou com vontade de correr para as compras? Compartilhe o texto nas suas redes sociais e chame os amigos para decorar a sala com você!


Post Anterior
Cozinha e lavanderia integrada: 5 dicas para um projeto incrível!
Próximo post
Comprovante de renda de autônomo: quais são os documentos?