Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

10 cuidados com a casa essenciais que você precisa conhecer agora mesmo

  • 31 de março de 2022
  • Equipe Riva
  • 8 minutos de leitura
10 cuidados com a casa essenciais que você precisa conhecer agora mesmo Riva Incorporadora

O nosso lar é onde passamos boa parte do tempo, descansamos e compartilhamos momentos com a família. Por isso, ele merece ser bem-cuidado. Até porque isso ajuda a preservar a casa, estendendo a vida útil de objetos e acabamentos.

Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir.

Os cuidados essenciais com a casa incluem organização, sustentabilidade e limpeza. Veja só essa lista que preparamos com 10 tarefas que nem sempre são lembradas, mas que fazem toda a diferença para manter sua casa feliz e com a manutenção em dia!

1. Colocar tudo no lugar após usar

A organização da casa é super importante! Afinal, coisas bagunçadas afetam muito mais do que a nossa paciência quando não conseguimos achar algo que precisamos. Um ambiente desorganizado pode até mesmo afetar a produtividade dos moradores. 

Sem contar no risco de passar vergonha ao receber uma visita inesperada, gastar dinheiro sem necessidade por comprar um produto que já tinha, mas estava perdido, e assim por diante. Então, mais do que um hábito para ter na rotina, faça do “usou, guardou” uma regra.

2. Retirar o pó de ventiladores 

Nos dias de calor, os ventiladores são nossos maiores aliados. Porém, eles devem ser higienizados com frequência, sabia? As hélices acumulam pó, e esses resíduos são jogados diretamente para o ar e, consequentemente, para nossos pulmões.

Então, passe um pano umedecido nas hélices a cada quinze dias, aproximadamente. É fácil retirar a tampa de proteção da maioria dos ventiladores para essa tarefa.

3. Limpar maçanetas e interruptores

A sua casa pode estar sempre limpa e arrumada, mas existe um detalhe que faz toda a diferença no aspecto de cuidado do lar: maçanetas e interruptores. Normalmente, esses itens são esquecidos na hora da faxina e ficam com acúmulo de sujeira das mãos. Então, lembre-se de limpá-los cerca de uma vez por mês.

4. Virar o colchão e lavar travesseiros

Uma coisa que pouca gente lembra de fazer é virar o colchão às vezes. Isso é importante para evitar que ele se deforme com o uso. Pelo menos uma vez por mês lembre-se de rotacionar para aumentar a sua vida útil.

Agora, você sabia que os travesseiros precisam ser lavados a cada seis meses? Esse é um cuidado muito importante para evitar a proliferação de ácaros e outros microorganismos. Tenha atenção às orientações de lavagem do fabricante para não danificar o produto.

5. Fazer pinturas de manutenção

Se tem uma coisa que faz a casa parecer malcuidada são paredes sujas. E não tem jeito: com o tempo, é normal que elas fiquem com manchas, pois a sujeira das nossas mãos, ao tocá-las, vai acumulando até ficar visível. Para quem tem crianças em casa, também há o risco de os pequenos encherem a casa de rabiscos.

Então, se a sua parede tem tinta lavável, lembre-se de limpá-las regularmente. Caso contrário, uma pintura de manutenção é bem-vinda de tempos em tempos. Assim, você conseguirá conservar o aspecto de limpeza e cuidado na sua casa. 

6. Higienizar estofados e tapetes

Estofados e tapetes estão entre os objetos mais temidos de pessoas alérgicas. Isso porque eles acumulam muita poeira e micro-organismos. Então, você já sabe: coloque essa tarefa no cronograma de limpeza doméstica.

Use um aspirador de pó semanalmente e, a cada quinze dias, lave capas de almofadas e tapetes. Os sofás também podem ser lavados, mas é preciso ter atenção no tipo de higienização adequada para cada tecido. Alguns só podem ser lavados a seco.

7. Limpar o interior de geladeira e armários

Com a rotina agitada, muitas vezes nós fazemos o básico para manter a casa em ordem e não nos atentamos ao acúmulo de sujeira nos armários e na geladeira. Por isso, é importante adquirir o hábito de limpá-los regularmente. Uma vez a cada quinzena, passe um pano com álcool dentro dos armários e em cima deles.

Quanto à geladeira, vale a pena fazer uma boa lavagem em todas as prateleiras e bandejas cerca de uma vez por mês. Porém, toda semana dê uma olhada nos alimentos refrigerados para evitar que eles estraguem: laticínios e legumes precisam ser consumidos rapidamente.

8. Doar o que não é mais usado

Sabe aquela história de “ano novo, vida nova”? O início de um novo calendário é realmente um excelente momento para fazer uma faxina geral em casa e descartar tudo o que não é mais usado. Porém, esse tipo de limpeza é bem-vinda em qualquer data e ajuda a ter um apartamento minimalista.

Pelo menos uma vez por ano, separe roupas e objetos acumulados e sem uso. Os que estão em boas condições podem ser doados. Os demais, não hesite em jogar fora. Esse cuidado ajudará seu lar a ter mais funcionalidade e leveza. 

9. Ter cuidado com água parada

Evitar a água parada é uma das principais formas de evitar a proliferação de mosquitos, sobretudo o Aedes aegypti, conhecido por transmitir a Dengue. Então, todo cuidado é pouco! Veja abaixo algumas dicas para colocar em prática já:

  • não deixe garrafas ou potes abertos para que não juntem água da chuva;
  • mantenha lixeiras fechadas;
  • para os amantes de plantas em casa, é fundamental preencher os pratos de vasos de planta com areia;
  • se você tem plantas cultivadas em hidrocultura, troque a água a cada dois dias;
  • em banheiros que não são usados com frequência, lembre-se de dar descarga pelo menos uma vez por semana;
  • retire a água que pode acumular na bandeja atrás da geladeira.

10. Ter uma casa mais sustentável

A preocupação em economizar energia e água faz bem para o bolso e para o planeta. Afinal, sabemos que o uso desses recursos gera impactos no meio ambiente. Veja abaixo alguns hábitos para evitar o desperdício:

  • tomar banhos rápidos;
  • escovar os dentes com a torneira fechada;
  • desligar as luzes sempre que sair de um cômodo;
  • retirar aparelhos eletrônicos da tomada antes de dormir;
  • investir em lâmpadas de LED.

Além disso, uma casa sustentável combina com reciclagem! A separação do lixo é um hábito de enorme importância e que não custa nada. E não se preocupe com todas as cores: separar os resíduos orgânicos dos que podem ser reciclados já é um grande passo.

Agora, você já sabe alguns dos cuidados essenciais para preservar a casa. Pode até parecer muita coisa para se lembrar no dia a dia, porém, com um bom cronograma de limpeza e o estabelecimento de bons hábitos, fica fácil manter o seu lar sempre limpo, organizado e mais feliz.

Gostou das dicas? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!


Post Anterior
Como montar um cantinho de estudo no seu apartamento
Próximo post
Como é morar na Barra da Tijuca? Fatos que você não sabia