Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Comprovante de renda de autônomo: quais são os documentos?

  • 8 de agosto de 2022
  • Equipe Riva
  • 7 minutos de leitura
Comprovante de renda de autônomo: quais são os documentos? Riva Incorporadora

O comprovante de renda de autônomo é um item importante para quem deseja comprar um imóvel, mas não possui um emprego com carteira assinada. Muita gente tem dúvidas de como comprovar essa renda para conseguir dar prosseguimento no processo de financiamento.

Se você é uma trabalhadora ou trabalhador autônomo e deseja financiar uma residência, é necessário compreender todos os detalhes.

Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir.

Para que entenda como utilizar o comprovante de renda de autônomo, confira este artigo exclusivo da Riva Incorporadora. Nele, você terá todas as informações necessárias sobre o tema. Acompanhe e boa leitura!

Afinal, o que é um comprovante de renda?

O comprovante de renda é um documento informativo sobre o valor mensal que um trabalhador dispõe a partir do serviço que fornece. Em resumo, ele pode apresentar o salário total ou ainda os valores líquidos, que correspondem aos que já tiveram a dedução dos impostos realizada.

Sua importância está no fato de que, ao compreender a renda mensal de uma pessoa, entende-se também sua capacidade de pagamento. Dessa forma, o comprovante de renda se torna essencial para quem pretender comprar um imóvel ou financiar um carro, por exemplo.

Qual a definição de autônomo profissional

Define-se como trabalhador autônomo o profissional que não possui vínculo empregatício no exercício da sua atividade. Ou seja, trabalha por conta própria ou presta serviços de forma eventual e não recorrente.

Um ponto importante nessa definição é que existem diferentes categorias profissionais para trabalhadores autônomos. Por exemplo, o Microempreendedor Individual (MEI), ou ainda aqueles que realizam o pagamento da contribuição de forma individual

No entanto, existem também profissionais autônomos que não possuem Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), porém, utilizam a declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).

De acordo com o artigo 3º da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), eles são “todas as pessoas físicas que prestam serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário”.

Por essa razão, é normal muitas pessoas possuírem dúvidas sobre o comprovante de renda de autônomo. Principalmente quando necessitam de uma aprovação de crédito para realizar um financiamento um imóvel.

 comprovante de renda de autônomo

Principais formas de um autônomo comprovar a renda

O comprovante de renda de autônomo deve ser feito de acordo com o formato que você utiliza para exercer suas atividades profissionais. 

Se você for um autônomo que atua como Pessoa Física, deve entregar todos os comprovantes das suas atividades. 

Entretanto, se você for um autônomo que exerça atividade profissional com a utilização de CNPJ, ou seja, como Pessoa Jurídica, é essencial você entender que os comprovantes devem ser entregues para o banco. 

Dessa maneira, para você apresentar seu comprovante de renda de autônomo de forma eficiente, separamos algumas informações cruciais abaixo. Continue sua leitura e confira!

Autônomos que exercem a profissão como Pessoa Física

  • Extrato bancário: É necessário apresentar o extrato referente aos últimos 6 meses que você prestou serviço;
  • Extrato mensal do Carnê-Leão: Esse documento é para recolher tributos das atividades profissionais que pessoas físicas realizam;
  • Declaração anual do Imposto de Renda: É importante apresentar mesmo se o seu caso for de isenção;

Autônomos que são Pessoas Jurídicas

  • Declaração anual do Imposto de Renda: Você deve apresentar o IR da Pessoa Física para comprovar a renda que recebeu durante o ano anterior;
  • Contrato social da empresa: É o documento para comprovar a abertura da empresa;
  • Extrato bancário da Pessoa Jurídica e da Pessoa Física: Normalmente é o comprovante dos últimos 3 meses. Esse extrato serve para apresentar quanto você ganha mensalmente como profissional autônomo;
  • Faturamento anual da empresa: Esse documento vai servir para comprovar quanto o seu negócio autônomo movimenta anualmente.
comprovante de renda de autônomo

Como um MEI pode comprovar renda para financiar um imóvel?

Um profissional autônomo que tenha cadastro do negócio via MEI possui uma série de facilidades para comprovar sua renda. Se você decidir financiar um imóvel na planta ou pronto, por exemplo, precisará do documento.

Além disso, com essa medida você terá outros fatores positivos, como direito a benefícios do INSS, isenção de impostos federais e aposentadoria, dentre outras vantagens. 

E se você apresentar um comprovante de renda de autônomo que se adeque ao financiamento do imóvel que deseja, você também poderá ter facilidades em financiamentos da Caixa Econômica Federal. 

Se por acaso você for Microempreendedor Individual, é importante saber que a documentação necessária são estas abaixo:

  • Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física;
  • Extrato bancário da Pessoa Física e Pessoa Jurídica do MEI;
  • Declaração de faturamento: Seu contador deve assinar;
  • Contrato Social da empresa.

Como mencionamos anteriormente, o trabalhador autônomo presta atividades profissionais sem vínculo empregatício. No entanto, mesmo que você tenha clientes fixos, é preciso um planejamento antes de realizar o financiamento do seu imóvel.

Aprendeu sobre o comprovante de renda de autônomo? Que tal adquirir seu apê na Riva Incorporadora?

Agora que você compreendeu melhor sobre o comprovante de renda de autônomo e como obtê-lo, você precisa conhecer a Riva Incorporadora. Isso porque oferecemos o melhor custo-benefício para você, trabalhador autônomo, comprar o seu apartamento.

Você garantirá um porto seguro para a sua família por um preço que pode pagar, vivendo do seu jeito, com conforto e segurança. Além disso, a aquisição de imóveis é um excelente investimento, com alta rentabilidade e liquidez.

Conheça a Riva Incorporadora e confira as facilidades de uma empresa do Grupo Direcional, que atua há mais de 40 anos no mercado imobiliário oferecendo qualidade e eficiência para quem quer comprar seu imóvel.

Para outros conteúdos, continue com a gente no Blog da Riva Incorporadora.


Post Anterior
Como escolher o tapete ideal para a sua sala? Saiba dicas para acertar!
Próximo post
Apartamento garden: um espaço extra e diferenciado para o seu apê