Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Festa em apartamento: dicas para se divertir sem incomodar os vizinhos

  • 8 de fevereiro de 2024
  • Equipe Riva
  • 9 minutos de leitura
Festa em apartamento: dicas para se divertir sem incomodar os vizinhos Riva Incorporadora

Festas em casa são ótimas ocasiões para reunir familiares e amigos, mas há regras envolvidas. Saiba o que pode e o que deve ser evitado neste artigo.

Dar uma festa no apartamento é uma excelente ocasião para reunir familiares, amigos, colegas de trabalho ou até mesmo para conhecer gente nova. A possibilidade de celebrar alguma data ou uma conquista pessoal em casa não é apenas conveniente, sendo também uma forma de demonstrar proximidade e confiança para com pessoas queridas.

Contudo, é preciso tomar alguns cuidados para não incomodar os vizinhos ou acabar desrespeitando alguma regra de convivência. Por isso, elaboramos este artigo para mostrar o que é permitido ao dar festas em casa, quais são as regras envolvidas, além de apresentar dicas de como fazer uma comemoração memorável para os convidados, mas sem criar problemas com os vizinhos.

Continue a leitura e prepare-se para celebrar!

É permitido fazer festa no apartamento?

A resposta é: sim, é permitido dar festas no apartamento. No entanto, é necessário ter atenção a alguns pontos importantes. O primeiro diz respeito às leis, nacionais e locais, relativas a barulhos e ruídos máximos. 

A Lei n. 3.688/1941, por exemplo, ou Lei das Contravenções Penais, determina que é proibido perturbar pessoas ou o trabalho e o sossego alheios, mencionando barulhos e ruídos relacionados a gritarias e algazarras, além dos causados por instrumentos sonoros e sinais acústicos diversos. A pena prevista envolve reclusão de 15 dias a três meses, ou multa.

Existem, ainda, as leis de silêncio estaduais e municipais. A título de exemplo, na cidade de São Paulo, em áreas residenciais, o limite de ruído é de 50 decibéis, das 7h às 22h, caindo para 45 decibéis de 22h até 7h. Portanto, antes de planejar a festa, vale verificar a legislação da sua região.

Por fim, é preciso atentar para o regimento interno do edifício, que traz as regras estabelecidas pelo próprio condomínio. Elas podem ser ainda mais restritivas que as das leis municipais, estendendo os períodos de silêncio, por exemplo, até as 8h da manhã.

Quais são as regras para dar uma festa no apartamento?

Como dito, há regras e leis que devem ser observadas para dar uma festa sem atrapalhar a vizinhança. No que se refere às regras gerais de condomínios, os regimentos internos costumam mencionar:

  • limites de horário para iniciar e acabar a festa;
  • necessidade de informar os nomes dos convidados à portaria e de avisar quando saírem;
  • restrições a equipamentos de som específicos, eventos com música ao vivo, bem como ao tipo de música tocado;
  • circulação ou não dos convidados nas áreas comuns do condomínio, incluindo avisos de possíveis multas por mau uso desses espaços;
  • cumprimento de normas de segurança;
  • uso adequado de garagens e estacionamentos;
  • se animais de estimação são permitidos ou não, entre outros aspectos.

Como organizar uma festa sem incomodar os vizinhos? 

Na hora de organizar sua festa em casa, algumas dicas podem ser valiosas para otimizar o espaço e para evitar conflitos. Confira as principais a seguir.

Tenha poucos convidados

A fim de garantir que tudo esteja sob controle e a festa não incomode a vizinhança, uma dica fundamental é ter uma lista mais enxuta de convidados. Com menos pessoas circulando pelo apartamento, fica mais fácil controlar algazarras ou gritarias assim que elas derem sinais de acontecer. 

Um número menor de convidados também proporciona mais conforto e aconchego, além de evitar que o som das conversas vaze para os apartamentos do lado ou de baixo.

Informe o síndico sobre o evento

É pouco provável que o regimento imponha tal obrigação, mas, ao comunicar o síndico sobre sua confraternização, você demonstra ter respeito pelas regras de convívio, minimizando reclamações.

Outra dica é repassar a lista de convidados ao encarregado, informando sobre possíveis entregas de presentes, algo bastante comum em festa infantil ou chá de casa nova, por exemplo. Afinal, pode ser que alguns convidados não consigam comparecer presencialmente, optando por enviar presentes ao seu endereço. Ao avisar sobre essa possibilidade, você evita que a portaria recuse entregas. 

Facilite a circulação pelo apartamento

Dependendo do número de convidados e do tamanho do apartamento, talvez seja interessante repensar a distribuição de móveis provisoriamente, favorecendo a circulação e a interação. 

Você pode afastar móveis mais robustos em direção às paredes e redistribuir opções diversas de assentos pelo local, como cadeiras e pufes, deixando o centro do cômodo livre. Se possível, deixe as comidas, os pratos e os talheres em canto reservado, a fim de evitar acidentes.

Respeite os horários de silêncio

Como já mencionado, há regras e leis que dispõem sobre os horários e os níveis de barulho permitidos. Aqui vale o exercício de se colocar no lugar do outro. 

Imagine-se chegando em casa após um dia intenso de trabalho, sabendo que o dia seguinte será tão agitado quanto e desejando uma noite revigorante de sono. Você se prepara para dormir, mas não consegue, pois o vizinho está com o som nas alturas, mesmo depois do horário permitido. Certamente você vai querer fazer uma reclamação à administração do condomínio, certo? 

Portanto, a regra é bastante simples: se o regimento estipula que o som deve ser desligado às 22h, é necessário respeitá-lo.

Evite dar festas infantis no apartamento

Está pensando em fazer a festa de aniversário de seu filho ou filha no apartamento? Talvez seja melhor repensar. Isso porque os pequenos não têm noção do barulho que fazem e, obviamente, vão querer se divertir tal qual crianças — e elas dificilmente ficam paradas por muito tempo. 

Sendo assim, para que possam brincar, dançar, correr e se divertir, fazendo valer cada minuto da festa, sem incomodar os vizinhos, prefira um outro local. Uma opção pode estar dentro do próprio edifício, e é sobre ele que falaremos a seguir. 

Reserve o salão de festas

Para festas mais agitadas, como as infantis ou com muitos convidados, sem dúvidas o mais indicado é se valer da área de lazer do condomínio e reservar o salão de festas. Afinal, trata-se de um espaço pensado justamente para essas ocasiões, costumando ser mais afastado das unidades residenciais, garantindo que você não incomode a vizinhança, além de oferecer conforto e mais liberdade aos visitantes. 

festas Amazon Boulevard Riva
Salão de festas do Amazon Boulevard Classic, empreendimento da Riva em Manaus, AM

Mas, atenção: é importante seguir as orientações da administração do condomínio para fazer a reserva, se informar sobre horários de uso, taxa de limpeza, termo de responsabilidade e cuidar para que uma possível desistência não prejudique outras pessoas que queiram utilizar o espaço. Planejando tudo com antecedência, você promove um convívio harmonioso e respeitoso.

SALAO DE FESTAS RESERVA JARDIM RIVA INCORPORADORA
Salão de festas do Reserva Jardim, empreendimento da Riva em Contagem, MG

Celebrar com respeito é pura diversão!

Agora você já sabe que é possível fazer festa no apartamento para celebrar diversas ocasiões ao lado de pessoas queridas e com muita diversão, tudo isso sem incomodar os vizinhos ou desrespeitar as regras de convivência do condomínio. Lembre-se, no entanto, de considerar o salão de festas de seu prédio como uma opção, caso queira festejar com mais liberdade e mais convidados. 

Falando em salão de festas, saiba que todos os empreendimentos da Riva Incorporadora contam com esse espaço em áreas de lazer, além de piscinas, academias, quadras esportivas, churrasqueiras e muito mais, tudo pronto para receber familiares e amigos com muito conforto e conveniência.

salao de festas Beon Riva
Salão de festas do BeOn Porto Residencial, empreendimento da Riva no Rio de Janeiro, RJ

Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as nossas publicações. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn e Twitter.


Post Anterior
Por que morar na Barra Olímpica, no Rio de Janeiro?
Próximo post
Bairro da Paz, em Manaus (AM): como é morar na região?