Icone
whatsapp
Compre seu imóvel
WhatsApp

Vantagens de morar em um condomínio fechado

  • 12 de setembro de 2023
  • Equipe Riva
  • 8 minutos de leitura
Vantagens de morar em um condomínio fechado Riva Incorporadora

Morar em um condomínio fechado traz diversas vantagens, como segurança, privacidade, opções de lazer e muito mais. Confira!

Você já pensou em morar em um condomínio fechado? Esse modelo está se popularizando no mercado imobiliário brasileiro, e cada vez mais pessoas estão optando por esse tipo de moradia. 

No entanto, nem todas conhecem os diversos benefícios que acompanham essa estrutura e podem ter dúvidas sobre adquirir ou não um apartamento em um condomínio.

Nesse caso, o primeiro passo é entender o que é um condomínio fechado e as vantagens que ele oferece para os residentes. Além disso, saber se esse modelo de residência faz sentido para o seu momento atual de vida.

Por isso, tire suas dúvidas sobre um condomínio fechado e entenda mais sobre esse assunto neste post!

O que caracteriza um condomínio fechado?

Um condomínio fechado se caracteriza por ter um conjunto de residências e espaços de uso coletivo com acesso restrito de pessoas e veículos, além de monitoramento interno. Isso significa que oferecem mais segurança e conforto para os moradores em comparação a empreendimentos tradicionais.

Além disso, também costuma apresentar áreas de lazer mais completas. As novas construções costumam trazer, por exemplo, pet place e espaço gourmet para as famílias aproveitarem ao máximo as melhores experiências sem precisar sair das dependências do terreno.

condominio fechado1
Pet Place do Reserva da Praça, empreendimento da Riva Incorporadora em Poá – SP

Por que morar em um condomínio fechado?

Os condomínios fechados se popularizaram nos últimos tempos e existem alguns benefícios interessantes em escolher essa alternativa para morar. Fique por dentro dos principais pontos positivos abaixo!

Segurança e privacidade

O aspecto que mais se destaca em um condomínio fechado é sua segurança e privacidade, uma vez que o acesso é restrito para pessoas e veículos de fora.

Entrada monitorada e apenas com autorização de uma pessoa moradora é uma forma de evitar estranhos em torno das residências.

Além disso, os condomínios da Riva apresentam diferenciais atrativos, como porteiro 24 horas e câmeras de vigilância, que zelam pela proteção de todas as pessoas moradoras.

condominio fechado2
Guarita do Seleto Oásis Residence, empreendimento da Riva em Contagem – MG

Infraestrutura e lazer 

Ainda, vale mencionar que o condomínio fechado se destaca por proporcionar uma infraestrutura mais completa e moderna a quem mora nele, inovando no aspecto de lazer coletivo. 

Ao contrário de construções mais convencionais, os novos espaços apresentam diversas alternativas para as pessoas residentes aproveitarem sem nenhuma taxa ou restrição.

Inicialmente, eles contam com itens comuns em outros tipos de prédios, como piscina e churrasqueira. Embora não sejam áreas presentes em todos os tipos de condomínio, as propostas mais privativas trazem essa possibilidade de lazer.

Contudo, também desenvolveram uma série de outros espaços, como espaço gourmet para reunir familiares e amigos, nichos com brinquedos e até mesmo pet place, onde é possível levar animais de estimação ao ar livre.

Esses diferenciais são possíveis graças à segurança e infraestrutura do condomínio fechado, que regula o uso somente entre as pessoas residentes. 

Inclusive, as áreas de lazer costumam ser completas e igualmente protegidas, com monitoramento de porteiros e câmeras para evitar que pessoas não autorizadas utilizem o espaço privativo.

condominio fechado3
Área de Lazer do Reserva do Alto, empreendimento da Riva Incorporadora em Valinhos – SP

Qualidade de vida

Os diferenciais do condomínio fechado impulsionam a qualidade de vida das pessoas residentes, e esse é um dos principais benefícios para quem planeja se mudar.

Isso porque toda sua infraestrutura foi pensada para tornar a experiência mais completa, reduzindo as preocupações dos moradores.

Por exemplo, não é permitida a livre circulação de pessoas, o que aumenta a privacidade e a proteção interna, além de trazer sistemas completos de gerenciamento 24 horas. Essa tranquilidade aumenta o bem-estar de quem mora no local.

Ainda, os espaços de lazer foram planejados para incentivar a convivência coletiva, além de incrementar as alternativas de divertimento e promover interações com segurança, algo importante para a qualidade de vida humana.

Geralmente, os melhores modelos de condomínio fechado, como os da Riva, também têm localização privilegiada, reduzindo aspectos como tempo de trânsito, por exemplo. Isso significa que a locomoção é facilitada, com estabelecimentos próximos para tornar a experiência ainda mais positiva nas melhores cidades.

condominio fechado4
Rooftop do Do It Faria Lima, empreendimento da Riva Incorporadora em São Paulo – SP

Socialização com os vizinhos

Por falar dos espaços coletivos, outro benefício do condomínio fechado é a socialização com os vizinhos, que pode acontecer com mais facilidade e segurança.

Por ser um espaço restrito, a convivência ocorre, principalmente, com outras pessoas residentes próximas, nos mesmos andares ou blocos.

Nesse caso, as áreas de lazer incentivam a comunicação entre vizinhos, gerando uma boa convivência e construindo uma comunidade mais unida.

Além disso, a infraestrutura do condomínio fechado é pensada para que todos tenham sua privacidade respeitada, mas consigam socializar com outras pessoas moradoras quando necessário. Esse equilíbrio é um benefício que o modelo apresenta.

Valorização do apartamento

Ainda, vale mencionar que um dos principais benefícios de apartamento em condomínio fechado é a valorização do imóvel. Afinal, ele está localizado em uma infraestrutura completa, com inúmeros diferenciais.

Muitas construtoras que trabalham com esse modelo também disponibilizam a oportunidade de adquirir a residência na planta, acompanhando o desenvolvimento do projeto a cada etapa. 

Dessa forma, a pessoa proprietária conseguirá moldar o local e planejá-lo da melhor forma possível — uma alternativa que não está disponível na compra de casas já prontas, por exemplo.

Além disso, os diferenciais de lazer e espaços coletivos aumentam os benefícios para as pessoas residentes e futuras compradoras, sem falar da segurança e privacidade.

Isso porque esse modelo de moradia pode agregar um maior conforto ao seu lar, fazendo com que esse ambiente seja um pacote completo de conforto e qualidade de vida.

condominio fechado5
Playground do Reserva dos Pássaros, empreendimento da Riva Incorporadora em Belo Horizonte – MG

Vale a pena morar em condomínio fechado?

Sim, é fato que vale a pena morar em um condomínio fechado, especialmente nas novas construções, que surgem cada vez mais modernas e aprimoradas para os residentes.

Com diferenciais de lazer, segurança e bem-estar, as pessoas proprietárias poderão desfrutar de maior comodidade, aproveitando não apenas espaços coletivos, mas também a tranquilidade de estarem protegidas 24 horas. Se você se interessa por esse modelo, comece conhecendo alguns dos nossos imóveis e escolha o seu apartamento em um condomínio fechado!


Post Anterior
Como organizar uma mudança de casa? Confira o passo a passo
Próximo post
Estilos de decoração: como escolher para o seu apartamento?